this post was submitted on 20 Sep 2023
6 points (100.0% liked)

Na ponta da língua

44 readers
1 users here now

Comunidade destinada a ajuda a relembrar ou localizar informações que estão na ponta da sua língua, mas você não lembra o nome. Qual é mesmo o nome daquele livro, filme, jogo, ou o autor daquela frase? Crie um tópico e conte com a ajuda de nossa comunidade.

Esta comunidade segue todas as regras do Lemmy.eco.br, todas as regras do Lemmy em geral.

founded 1 year ago
MODERATORS
 

Eu ouvi essa definição na faculdade há anos atrás e não me lembro quem é o(a) autor(a). Já procurei muito no Google, Bing, em português, inglês, até outras línguas com ajuda do tradutor automático, mas não acho. Até o ChatGPT não sabe quem disse, apesar dele concordar com a ideia que ela oferece.

Até hoje acho que é a melhor definição sobre os dois campos políticos. De que a esquerda acha que o melhor está por vir, e precisamos de mais mudanças para chegar lá; mas a direita acha que o melhor já passou, e precisamos reverter as mudanças para voltar a esse passado supostamente glorioso.

(Edit) OBS.: É bem provável que a frase não é exatamente desse jeito que eu escrevi, por isso não acho o autor, mas é mais a ideia de relacionar a esquerda com o futuro e a direita com o passado mesmo. Especialmente em relação à palavra "idealizar", quase certeza que não é essa palavra que é usada, eu que tentei recriar a partir da minha memória, e mesmo assim, o professor estava citando de cabeça também, então a frase original deve ser totalmente diferente.

you are viewing a single comment's thread
view the rest of the comments
[–] crab 3 points 1 year ago (1 children)

Não acho que essa seja a melhor forma de definir os campos políticos. A esquerda defende ações sociais para combater ativamente a desigualdade social pois considera a sociedade injusta, enquanto que a direita defende que a desigualdade deve ser aceita e que boa parte da responsabilidade da pobreza é dos próprios pobres. A direita não necessariamente idealiza o passado. Essa é uma das ferramentas da extrema-direita fascista. Mas não é algo que por si só define a extrema-direita, muito menos o campo político da direita como um todo. Dizer que a esquerda idealiza o futuro parece uma forma de dizer que as pautas esquerdistas são utópicas, ou que esquerdistas são extremamente otimistas. Nada disso procede, pode existir esquerdista otimista ou pessimista, e as pautas podem ser bastante factíveis. De forma geral, não acho que a palavra "idealização" seja boa para quem procura resolver problemas da sociedade atual.

[–] oicasado 3 points 1 year ago

Oi. Muito obrigado pela resposta. É legal ouvir contrapontos. Se vc quiser levar essa discussão pra comunidade de politica, fique a vontade, mas acho que aqui não é o local adequado pra eu ficar debatendo isso senão foge muito da proposta doçessa comunidade. Não sei ainda sw tem crosspost, mas fica aí a sugestão para algo do tipo ;)