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Média de quadros

Link do vídeo mencionado na notícia: https://www.youtube.com/watch?v=CJXp3UYj50Q

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submitted 1 week ago* (last edited 1 week ago) by abobla@lemm.ee to c/linux
 
 

Tradução feita pelo DeepSeek


Então isso foi atrasado por algumas horas devido a um relatório de bug de última hora, resultando em um novo recurso sendo desativado no último momento, mas a versão 6.15 está disponível agora.

Além dessa correria final, as coisas pareceram bem normais na semana passada. Várias pequenas correções aleatórias por toda parte, com os drivers, como de costume, representando a maior parte. Mas também temos algumas correções para o bcachefs, algo no núcleo da rede e algumas correções no mm. Nada parece particularmente assustador.

E isso obviamente significa que a janela de merge abre amanhã, como de costume, e vejo as pessoas habituais sendo proativas e já me enviando seus pull requests. Amanhã é o Memorial Day aqui nos EUA, mas, assim como o USPS (Serviço Postal dos EUA), "nem neve, nem chuva, nem calor, nem escuridão da noite" — nem o Memorial Day — impedem a janela de merge.

[ Na verdade, pensando na tempestade de gelo do último inverno, às vezes a neve realmente impede a janela de merge. Mas apenas temporariamente. ]

De qualquer forma, por favor, continuem testando,

        Linus

Alexander Gordeev (1): kasan: evitar alocação de página dormível em contexto atômico

Andre Przywara (2): clk: sunxi-ng: corrigir ordem dos argumentos na macro de clock clk: sunxi-ng: d1: Adicionar divisor faltante para clocks mod MMC

André Draszik (1): clk: s2mps11: inicializar clk_hw_onecell_data::num antes de acessar ::hws[] na probe()

Arnd Bergmann (1): ASoC: mediatek: mt8188-mt6359: selecionar CONFIG_SND_SOC_MT6359_ACCDET

Axel Forsman (3): can: kvaser_pciefd: forçar borda de IRQ em caso de IRQ aninhado can: kvaser_pciefd: corrigir corrida em echo_skb can: kvaser_pciefd: continuar análise do buffer DMA após RX descartado

Bogdan-Gabriel Roman (1): spi: spi-fsl-dspi: parar o módulo após nova transferência de mensagem

Breno Leitao (1): memcg: sempre chamar cond_resched() após fn()

Caleb Sander Mateos (1): io_uring/cmd: remover declaração duplicada de io_uring_cmd_import_fixed_vec()

Carlos Sanchez (1): can: slcan: permitir recebimento de mensagens curtas de erro

Chris Chiu (1): ALSA: hda/realtek - Adicionar novo laptop HP ZBook com correção de LED micmute

Christoph Hellwig (1): loop: não exigir ->write_iter para arquivos graváveis em loop_configure

Cong Wang (2): sch_hfsc: corrigir bug de contagem qlen ao usar peek em hfsc_enqueue() selftests/tc-testing: adicionar teste de contagem qlen HFSC

Dan Carpenter (1): pmdomain: core: corrigir verificação de erro em genpd_dev_pm_attach_by_id()

Dave Ertman (1): ice: corrigir bonds LACP sem ambiente SRIOV

David Wang (1): module: liberar seção codetag quando falha ao carregar módulo

Davidlohr Bueso (4): fs/buffer: usar lookup dormível em __getblk_slowpath() fs/buffer: evitar lookup redundante em getblk slowpath fs/buffer: remover declarações supérfluas fs/buffer: otimizar discard_buffer()

Dmitry Baryshkov (2): gpiolib: não travar ao habilitar pinos GPIO HOG pinctrl: qcom: mudar para devm_register_sys_off_handler()

Dmitry Torokhov (1): Input: synaptics-rmi - corrigir crash com versões não suportadas do F34

Dominik Grzegorzek (1): padata: não vazar refcount em reorder_work

Ed Burcher (1): ALSA: hda/realtek: Adicionar quirk para Lenovo Yoga Pro 7 14ASP10

En-Wei Wu (1): Bluetooth: btusb: usar skb_pull para evitar acesso inseguro no manuseio de dump QCA

Eric Dumazet (1): idpf: corrigir idpf_vport_splitq_napi_poll()

Fabio Estevam (1): arm64: defconfig: garantir que CRYPTO_CHACHA20_NEON está selecionado

Florent Revest (1): mm: corrigir VM_UFFD_MINOR == VM_SHADOW_STACK em USERFAULTFD=y && ARM64_GCS=y

Gabor Juhos (1): arm64: dts: marvell: uDPU: definir estado pinctrl para LEDs de alarme

Ge Yang (1): mm/hugetlb: corrigir dereferência de ponteiro NULL ao substituir folios hugetlb livres

Geert Uytterhoeven (1): pmdomain: renesas: rcar: remover verificações de nulificação obsoletas

Geetha sowjanya (1): octeontx2-af: corrigir mapeamento de entrada APR baseado em APR_LMT_CFG

Greg Kroah-Hartman (1): spi: usar container_of_cont() para to_spi_device()

Heiko Stuebner (1): clk: rockchip: rk3576: definir clk_otp_phy_g

Ido Schimmel (1): bridge: netfilter: corrigir encaminhamento de pacotes fragmentados

Ignacio Moreno Gonzalez (1): mm: mmap: mapear MAP_STACK para VM_NOHUGEPAGE apenas se THP estiver habilitado

Ilia Gavrilov (1): llc: corrigir perda de dados ao ler de um socket em llc_ui_recvmsg()

Ivan Pravdin (1): crypto: algif_hash - corrigir double free em hash_accept

Ivaylo Ivanov (1): soc: samsung: usi: evitar inversão incorreta de bits durante desconfiguração

Jacob Keller (1): ice: corrigir contagem vf->num_mac com port representors

Jakob Unterwurzacher (1): net: dsa: microchip: linearizar skb para switches com tail-tagging

Jarkko Sakkinen (1): mailmap: adicionar email corporativo do Jarkko

Jens Axboe (1): io_uring/net: apenas repetir pacote recv para transferência completa

Jernej Skrabec (1): Revert "arm64: dts: allwinner: h6: usar RSB para conexão PMIC AXP805"

Jijie Shao (2): net: hibmcge: corrigir problema de atualização incorreta de estatísticas net: hibmcge: corrigir ndo.open() incorreto após falha de reset.

Judith Mendez (1): mmc: sdhci_am654: adicionar SDHCI_QUIRK2_SUPPRESS_V1P8_ENA quirk ao compatível am62

Kai Vehmanen (1): ASoc: SOF: topology: conectar DAI a um único link DAI

Kailang Yang (1): ALSA: hda/realtek - restaurar modo auto-mudo para plataforma Dell Chrome

Kees Cook (2): mm: vmalloc: usar efetivamente a região vrealloc in-place mm: vmalloc: zerar apenas em shrink vrealloc

Kent Overstreet (6): bcachefs: corrigir bch2_btree_path_traverse_cached() quando paths são realocados bcachefs: corrigir extent_has_stripe_ptr() bcachefs: mkwrite() agora suja apenas uma página bcachefs: corrigir opt casefold via interface xattr bcachefs: corrigir bch2_dirent_create_snapshot() para casefolding bcachefs: verificar dirents casefolded em dirs não casefolded

Lance Yang (1): MAINTAINERS: adicionar seção de detector de hung-task

Larisa Grigore (2): spi: spi-fsl-dspi: restringir intervalo de registros para acesso regmap spi: spi-fsl-dspi: resetar flags SR antes de enviar nova mensagem

Linus Torvalds (2): Desabilitar FOP_DONTCACHE por enquanto devido a bugs Linux 6.15

Lorenzo Bianconi (1): net: airoha: corrigir reciclagem de página em airoha_qdma_rx_process()

Lorenzo Stoakes (4): MAINTAINERS: atualizar seção de alocador de páginas MAINTAINERS: adicionar seção mm reclaim MAINTAINERS: adicionar seção mm ksm MAINTAINERS: adicionar seção mm memory policy

Luiz Augusto von Dentz (1): Bluetooth: L2CAP: corrigir não verificar nível de segurança l2cap_chan

Mario Limonciello (1): Revert "drm/amd: Manter display desligado ao entrar em S4"

Mark Pearson (2): platform/x86: thinkpad_acpi: ignorar notificação de evento de mudança de limite de bateria platform/x86: think-lmi: corrigir uso de nome de atributo para itens não conformes

Matt Atwood (1): drm/xe/ptl: atualizar tabela de IDs PCI PTL

Matthew Wilcox (Oracle) (1): highmem: adicionar folio_test_partial_kmap()

Matti Lehtimäki (1): remoteproc: qcom_wcnss: corrigir em plataformas sem reguladores fallback

Michael Chan (1): bnxt_en: corrigir bloqueio de netdev em funções IRQ ULP

Mike Marshall (1): orangefs: ajustar código de contagem para recuperação de 665575cf

Mike Rapoport (Microsoft) (1): mm/cma: tornar detecção de highmem_start mais robusta

Namjae Jeon (3): ksmbd: corrigir falha em stream write ksmbd: corrigir falha em rename ksmbd: usar list_first_entry_or_null para opinfo_get_list()

Nicolas Frattaroli (1): mmc: sdhci-of-dwcmshc: adicionar workaround PD em RK3576

Nilay Shroff (1): nvme: evitar criar grupo sysfs multipath sob dispositivos de caminho de namespace

Nishanth Menon (1): net: ethernet: ti: am65-cpsw: reduzir impressão de erro de endereço MAC aleatório para info

Nícolas F. R. A. Prado (1): ASoC: mediatek: mt8188-mt6359: depender de MT6359_ACCDET definido ou desabilitado

Oliver Hartkopp (2): can: bcm: adicionar bloqueio para atualizações runtime bcm_op can: bcm: adicionar proteção RCU faltante para conteúdo procfs

Paolo Abeni (1): mr: consolidar verificações ipmr_can_free_table().

Paul Barker (1): MAINTAINERS: rebaixar-me para revisor do driver ravb

Paul Chaignon (1): xfrm: sanitizar marks antes de inserir

Paul Kocialkowski (1): net: dwmac-sun8i: usar endereço PHY interno analisado em vez de 1

Pavan Kumar Linga (1): idpf: corrigir null-ptr-deref em idpf_features_check

Pavel Begunkov (1): io_uring: corrigir reordenação de overflow resched cqe

Peter Ujfalusi (3): ASoC: SOF: ipc4-control: usar SOF_CTRL_CMD_BINARY como numid para bytes_ext ASoC: SOF: ipc4-pcm: atraso de report é suportado apenas para direção playback ASoC: SOF: Intel: hda-bus: usar modo PIO em plataformas ACE2+

Ricardo Cañuelo Navarro (1): mm: corrigir tratamento de erros em copy_vma() para mapeamentos hugetlb

Rob Herring (Arm) (1): dt-bindings: can: microchip,mcp2510: corrigir caminho $id

Ronak Doshi (1): vmxnet3: atualizar MTU após quiesce de dispositivo

Sabrina Dubroca (3): espintcp: corrigir vazamentos de skb espintcp: remover cache de socket encap para evitar vazamento de referência xfrm: ipcomp: corrigir cálculo de truesize no recebimento

Sagi Maimon (1): ptp: ocp: limitar contagens de sinal/freq em funções de saída de resumo

Samiullah Khawaja (1): xsk: trazer de volta suporte a busy polling em XDP_COPY

Shuicheng Lin (1): drm/xe: usar xe_mmio_read32() para ler registro mtcfg

Stanislav Fomichev (1): team: travar team lock durante team_change_rx_flags

Stefan Binding (1): ALSA: hda/realtek: adicionar suporte para HP Agusta usando CS35L41 HDA

Subbaraya Sundeep (1): octeontx2-af: definir bit LMT_ENA para entradas da tabela APR

Suman Ghosh (1): octeontx2-pf: evitar adicionar dcbnl_ops para LBK e SDP vf

Suren Baghdasaryan (1): alloc_tag: alocar contadores percpu para tags de módulo dinamicamente

Takashi Iwai (1): ALSA: pcm: corrigir corrida de acesso a buffer na camada PCM OSS

Tavian Barnes (1): ASoC: SOF: Intel: hda: corrigir UAF ao recarregar módulo

Tejas Upadhyay (1): drm/xe/mocs: verificar se todos os domínios estão acordados

Thangaraj Samynathan (1): net: lan743x: restaurar registro SGMII CTRL no resume

Tianyang Zhang (1): mm/page_alloc.c: evitar retries infinitas causadas por corrida de cpuset

Tobias Brunner (1): xfrm: corrigir manuseio de UDP GRO para alguns casos extremos

Todd Brandt (1): platform/x86/intel/pmc: corrigir ID PCI Arrow Lake U/H NPU

Tudor Ambarus (1): firmware: exynos-acpm: verificar RX salvo antes de abortar em fila RX vazia

Tushar Dave (1): iommu: pular validação PASID para dispositivos sem capacidade PASID

Uladzislau Rezki (Sony) (1): MAINTAINERS: adicionar-me como co-maintainer de vmalloc

Valtteri Koskivuori (1): platform/x86: fujitsu-laptop: adicionar suporte a hotkeys Lifebook S2110

Vicki Pfau (1): Input: xpad - adicionar mais controladores

Vladimir Moskovkin (1): platform/x86: dell-wmi-sysman: evitar buffer overflow em current_password_store()

Wang Liang (1): net/tipc: corrigir read slab-use-after-free em tipc_aead_encrypt_done

Wang Yaxin (1): taskstats: corrigir struct taskstats quebrando compatibilidade desde versão 15

Wang Zhaolong (2): smb: client: corrigir use-after-free em cifs_fill_dirent smb: client: resetar todos os ponteiros de buffer de busca ao liberar buffer

Zhang Rui (1): thermal: intel: x86_pkg_temp_thermal: corrigir temperatura de viagem falsa

Zhang Yi (1): mm/truncate: corrigir out-of-bounds ao fazer split alinhado à direita

feijuan.li (1): drm/edid: corrigir bug em que metadados HDR não eram resetados

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Este é apenas um repost, aqui está o link da entrevista original: https://lemmy.world/post/29459679

Tradução feita pelo DeepSeek


Há algum tempo, tive a sorte de organizar uma entrevista de tamanho considerável com um dos membros da equipe por trás do Lutris.

O Lutris é uma plataforma de jogos aberta para Linux (obviamente, incluindo o Steam Deck!). Ele ajuda você a instalar e jogar videogames de todas as eras e da maioria dos sistemas. Ao aproveitar e combinar emuladores existentes, reimplementações de engines e camadas de compatibilidade, ele oferece uma interface central para lançar todos os seus jogos. O cliente pode se conectar a serviços como Humble Bundle, GOG e Steam para disponibilizar suas bibliotecas de jogos facilmente. Downloads e instalações são automatizados e podem ser modificados por scripts criados por usuários.

Você pode encontrar mais informações sobre o Lutris antes (ou depois) de ler esta pequena entrevista visitando estes links:

Uma última observação antes de postar: esta entrevista foi feita há alguns meses, quando eu ainda era um usuário assíduo do Reddit e contribuía muito para a cena do Steam Deck/Linux por lá.

Nada aqui está desatualizado, e ainda é uma ótima entrevista (se me permitem dizer!), mas quis compartilhá-la aqui no Lemmy.

Espero que gostem :)

Esta entrevista é com Mathieu Comandon.


Introdução e Contexto:


Você pode falar um pouco sobre você, o Lutris e como tudo começou? Vi que você inicialmente criou o Oblivion Launcher, então claramente isso é uma paixão antiga. O que te motivou a migrar dele para o Lutris?

Mathieu Comandon: "Eu havia migrado recentemente para o Linux como meu sistema principal, depois de usá-lo em máquinas secundárias por um tempo. Ainda queria jogar meus jogos, mas na época isso significava ler tutoriais que ficavam desatualizados rapidamente ou só funcionavam em uma distro específica. Fazer jogos rodarem no Linux podia ser uma experiência frustrante, mas parecia que isso poderia ser melhorado."

De forma mais ampla, qual foi a inspiração por trás da criação do Lutris?

"Na época, eu usava o Cedega, um fork proprietário do Wine com uma interface gráfica bacana. Queria algo similar, mas open source, sem me limitar apenas a jogos Wine como o Cedega ou PlayOnLinux faziam. Queria suporte para todos os jogos que rodassem no Linux, incluindo nativos e emuladores."

Você pode dar uma visão geral da formação da sua equipe e como se uniram para desenvolvê-lo?

"Hoje, a equipe é basicamente Daniel Johnson, que faz um trabalho enorme de suporte no GitHub, e GloriousEggroll, que fornece builds do Proton-GE. Também tem o projeto Open Wine Components, que engloba outros projetos de jogos, e contribuidores regulares no GitHub.

Não há uma estrutura fixa de equipe—qualquer um pode entrar e sair, fazer sua parte."

Como o Lutris evoluiu desde seu lançamento inicial?

"Há 15 anos, jogar no Linux era algo experimental. Com a evolução dos últimos anos, hoje é algo integrado em nossas vidas. Jogos rodando no Linux virou a norma. Então, em vez de ficar ajustando coisas, podemos focar em garantir que os jogos continuem funcionando no futuro, especialmente os que não são mais vendidos."

Fale sobre o logo do Lutris!

"O logo inicial (com o joystick do Atari) foi desenhado por um amigo meu na época e depois recebeu ajustes para ficar mais legível em tamanhos pequenos. A inspiração veio dos logos da Mozilla. Muitos projetos têm um animal como logo: PHP, Postgres, Firefox... então eu queria um mascote animal. Escolhi a lontra porque é um animal que gosta de brincar!"


Recursos e Funcionalidades:


Quais são os principais recursos que diferenciam o Lutris de outros launchers? Hoje há vários com capacidades similares—o que torna o Lutris único?

"O Lutris é o único launcher no Linux que suporta uma variedade tão grande de jogos de todas as plataformas. A maioria foca no Wine, mas o Wine é só um dos 54 runners que suportamos hoje. A ideia é permitir que você monte uma coleção de todos os jogos que já jogou na vida, acessíveis e jogáveis facilmente."

Como o Lutris se integra com o Steam, especialmente no Steam Deck?

"A integração com o Steam hoje é bem mais básica do que era antes, quando rodávamos o Steam via Wine. Executar jogos do Steam pelo Lutris apenas chama o Steam com o ID correto—as opções do Lutris não se aplicam ao jogo do Steam. No Steam Deck, é o contrário: rodar jogos do Lutris via Steam. Temos um recurso para criar atalhos de jogos do Lutris na interface do Steam. Na próxima versão, teremos também melhor suporte para rodar jogos com umu no Steam Deck (o que permite usar Proton em vez do Wine)."

Você poderia explicar como o Lutris gerencia e otimiza jogos não-nativos?

"Chamamos de 'runner' qualquer programa que pode executar jogos—só os jogos nativos não precisam de um. Fornecemos binários para esses runners, que são atualizados com maior ou menor frequência. O importante não é usar a versão mais recente, mas ter uma versão que rode os jogos muito bem. Por exemplo, distribuímos o DOSBox Staging para uma melhor experiência com jogos DOS. Wine/Proton é o único runner que recebe algumas personalizações."

Quais recursos você acha que são os mais subestimados pelos usuários?

"Certamente o gerenciamento de coleções e os aspectos além do Wine. Muitas vezes vejo pessoas com menos de 10 jogos no Lutris, a maioria via Wine. Já eu tenho mais de 1300 jogos instalados de várias plataformas. Infelizmente, a migração de HDDs para SSDs não ajuda a construir grandes coleções de jogos."


Desenvolvimento e Comunidade:


Como vocês priorizam e gerenciam solicitações de recursos e relatos de bugs da comunidade? Vejo que têm uma comunidade tão grande (o que fala muito sobre suas habilidades como programador)—como decidem o que priorizar?

"Se algo quebrado impacta significativamente o uso do Lutris, isso tem a maior prioridade. Depois vêm os pull requests de contribuidores. Bugs que não conseguimos reproduzir ou funcionalidades que interessariam apenas a poucos usuários têm a menor prioridade."

Pode compartilhar alguma história interessante ou desafio que enfrentaram durante o desenvolvimento do Lutris?

"Entre 2011 e 2012, o desenvolvimento do Lutris quase parou por causa de um jogo: Minecraft.

Em vários momentos, manter o projeto parecia muito sobrecarregante, e era difícil lidar com isso. Muitas vezes recorri a medidas mais ou menos desajeitadas, mas que me davam algum fôlego (por alguns meses, por exemplo, só permitia relatar issues para contribuidores anteriores). Hoje em dia, gerenciar o projeto é muito mais fácil. Me cobro menos para microgerenciar tudo e recebo uma ajuda preciosa da comunidade no GitHub."

O quão importante foi o feedback da comunidade para moldar o Lutris? Pode dar um exemplo de recurso sugerido por usuários que foi implementado?

"A comunidade tende a pressionar pela adoção de tecnologias mais novas, enquanto eu tendo a segurar um pouco antes de adotar algo novo. Algumas pessoas usam o Lutris em sistemas bem antigos, e tentamos não quebrar nada até que uma distribuição fique realmente obsoleta. Encontrar o equilíbrio certo é uma arte, e a comunidade ajuda a entender o que é necessário e quais sistemas podem ser abandonados.

Além disso, alguns dos nossos runners foram totalmente escritos por membros da comunidade. As traduções são outro aspecto muito impulsionado pela comunidade."

Como vocês cultivam uma comunidade positiva e engajada em torno do Lutris? Seu Discord em particular é muito positivo—como incentivam os usuários a participar e contribuir?

"Não tenho muito tempo para o Discord, mas temos uma equipe de moderação incrível. Problemas são resolvidos rapidamente, o que mantém o clima positivo. Pessoalmente, engajo mais com a comunidade no GitHub e no Mastodon."


Aspectos Técnicos:


Quais tecnologias e linguagens de programação foram usadas para construir o Lutris?

"O cliente desktop usa GTK 3, o site usa Django. Ambos são escritos em Python. Também temos um painel de moderação em VueJS."

Quais os desafios e soluções para garantir compatibilidade entre várias distribuições Linux?

"Temos empacotado um conjunto de bibliotecas com o Lutris para melhorar a compatibilidade entre distros. Não é perfeito, mas funciona na maioria dos casos. Essa era a abordagem que o Steam usava. Agora, assim como o Steam, estamos migrando para uma abordagem baseada em containers, seja com pressure-vessel (umu) ou Flatpak."

Como vocês abordam a otimização de desempenho para diferentes configurações de hardware, especialmente no Steam Deck?

"Não temos nada específico para dispositivos particulares. Mas fornecemos muitas opções para que os usuários encontrem as melhores configurações para seus jogos."

Como lidam com as mudanças rápidas e atualizações—as atualizações do Steam Deck afetam o trabalho de vocês?

"Ocasionalmente há algumas quebras, mas até agora o Steam Deck com seu sistema imutável tem sido bem estável. Ainda estamos trabalhando para melhorar o suporte ao Proton no modo Game do Deck, mas em breve estará pronto."


Planos Futuros:


Quais são seus objetivos de curto e longo prazo para o Lutris?

"A curto prazo, o lançamento da versão 0.5.18. Ela trará correções e melhorias dos últimos meses, mas nada revolucionário. A longo prazo, vamos começar a trabalhar em um 'Modo Big Picture' (integração com OpenGamepadUI) e sincronização de saves na nuvem."

Há alguma funcionalidade ou melhoria futura que te deixa particularmente animado?

"As duas que mencionei—saves na nuvem e interface em tela cheia—são muito importantes. Também precisamos de um sistema de avaliação melhor e mais suporte ao Flatpak (tornando o Flatpak do Lutris bem leve e usando outros Flatpaks para rodar jogos)."

Como vocês veem o Lutris evoluindo com os avanços em tecnologia e hardware de jogos?

"Isso depende muito de projetos upstream como Gamescope, VKD3D, Mesa e Plasma. Antes faltavam muitos recursos de hardware novo, como HDR ou ray tracing. Agora temos praticamente tudo: DLSS, FSR3, HDR etc. Só falta mesmo suporte a anti-cheat."

Qual sua visão para o futuro dos jogos no Linux?

"Projetos como o Steam Deck e o Playtron vão ajudar a levar os jogos no Linux para além da comunidade Linux, alcançando um público mais amplo. Talvez finalmente vejamos consoles para TV usando Linux. A moda dos portáteis é legal, mas não é a melhor forma de aproveitar jogos com gráficos no máximo."


Comunidade e Suporte:


Quais as melhores formas de os usuários se envolverem com a comunidade do Lutris?

"A forma mais fácil é entrar no servidor do Discord. É onde acontece a maior parte das coisas não relacionadas a desenvolvimento. Talvez criemos uma sala no Matrix com bridge no futuro."

Como os usuários podem contribuir para o desenvolvimento ou suporte do Lutris?

"Para desenvolvimento, temos uma lista de tickets abertos no GitHub. Se alguém quiser implementar algo novo, recomendo criar um ticket se não existir. Às vezes recebemos patches que não se encaixam no projeto e não são mesclados—queremos evitar isso, especialmente para mudanças grandes.

Apoiar o projeto financeiramente é muito apreciado. Temos contas no Patreon, PayPal e Liberapay para doações. Não aceitamos criptomoedas."

Que recursos vocês oferecem para novos usuários começarem com o Lutris?

"O objetivo do Lutris é não exigir recursos para começar—se algo estiver faltando ou não claro, considere um bug a ser reportado."

Como vocês lidam com o suporte ao usuário e garantem que problemas sejam resolvidos eficientemente?

"Muito do suporte ao Lutris envolve resolver problemas genéricos do Linux. Por isso temos canais separados para 'Suporte ao Lutris' e 'Suporte ao Linux' no Discord. Quando algo quebra no Lutris, geralmente recebemos vários relatos rapidamente e priorizamos esses problemas."


Considerações Finais:


Que conselho você daria para desenvolvedores que querem criar seus próprios launchers ou ferramentas similares?

"Comece com um projeto pequeno que resolva um problema real e específico que você tenha. Se resolver seu problema, pode evoluir para algo maior."

Há mais algo que gostaria de compartilhar com nossos leitores sobre o Lutris ou sua equipe?

"Quando comecei a trabalhar no Lutris, não imaginava que chegaria a esse tamanho. Achava que seria adotado pela comunidade e eu focaria em outros projetos. Mas então o gaming no Linux explodiu (Vulkan aconteceu), o Lutris cresceu junto e ficou claro que ninguém assumiria o projeto. O Lutris se tornou um projeto open source reconhecido, e fui convidado para eventos como WineConf e Ubuntu Summit. Depois de muita perseverança, valeu a pena!"

Qual foi o aspecto mais gratificante de desenvolver o Lutris para você pessoalmente?

"Foi uma excelente experiência de aprendizado em várias áreas. E certamente me ajudou a conseguir empregos mais facilmente. Mas a melhor recompensa é o próprio Lutris—poder gerenciar uma grande biblioteca de jogos que abrange décadas e múltiplos sistemas."


Espero que tenham gostado! Em breve (assim que preparar as perguntas) teremos entrevistas com:

  • AA do Decky Loader
  • Eben do Junk Store
  • Gardiner Bryant do YouTube

...e mais alguns que não vou revelar ainda! Obrigado novamente por me darem um espaço para compartilhar isso :)

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Resumo feito pelo DeepSeek (traduzir o texto por completo se mostrou um pouco trabalhoso, ele tem muitas formatações)


1. Introdução

  • O ambiente Deepin Desktop (DDE) foi removido do openSUSE devido a violações de políticas de segurança.
  • Um pacote (deepin-feature-enable) contornou revisões de segurança instalando componentes restritos via um "acordo de licença".

2. Violação de Políticas

  • O pacote deepin-feature-enable instalou arquivos D-Bus/Polkit sem revisão, ignorando mecanismos RPM.
  • Um diálogo enganoso permitia aos usuários ativar componentes inseguros com um simples "y".

3. Histórico de Revisões Problemáticas

  • 2017-2024: Diversos componentes do Deepin apresentaram falhas graves:
    • deepin-api: Execução arbitrária de comandos como root.
    • deepin-file-manager: Serviço D-Bus sem autenticação, permitindo manipulação de arquivos e grupos.
    • deepin-app-services: Vulnerabilidades de injeção de caminhos.
    • Comunicação difícil com a equipe upstream e correções insuficientes.

4. Conclusões e Decisão

  • Falta de cultura de segurança no projeto Deepin.
  • Remoção do DDE do openSUSE Tumbleweed e Leap 16.0.
  • Sugestão de uma reavaliação futura com novos responsáveis.

5. Como Continuar Usando o Deepin (Não Recomendado)

  • Adicionar repositórios de desenvolvimento manualmente:
    zypper ar https://download.opensuse.org/repositories/X11:/Deepin:/Factory/openSUSE_Tumbleweed deepin-factory
    zypper ref
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Queria limitar o acesso SSH progressivamente a 3 ligações por minuto, 12 por hora e 24 por dia.

Tenho isto no nftables, mas não parece estar a funcionar:

tcp dport 22 ct state new limit rate over 24/day drop comment "24+ num dia"
tcp dport 22 ct state new limit rate over 12/hour drop comment "12+ numa hora"
tcp dport 22 ct state new limit rate over 3/minute drop comment "3+ num minuto"
tcp dport 22 ct state new limit rate 3/minute accept comment "Bom SSH"

Ainda estou com debian 10.13, kernel 4.19.316-1 (2024-06-25) e nftables v0.9.0 (Fearless Fosdick).

Os sets ainda não estão disponíveis nesta versão, tanto quanto sei.

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cross-posted from: https://lemm.ee/post/63221521

Para quem não conhece a KDE: https://kde.org/pt-br/

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WPA3 no Debian Trixie (GNOME 48)
@linux

Quando seleciono WPA3 nas configurações de segurança de uma rede WiFi no GNOME 48 do Debian Trixie, ela imediatamente quebra e fecha.

Só essa janela, não o sistema inteiro. Basta selecionar WPA3, não dá tempo nem salvar.

Alguém mais com esse problema?

#GNOME #WiFi #Debian

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Há algumas semanas eu tava usando o Zorin OS e senti que sempre que o computador sobrecarregava (muita coisa aberta ao mesmo tempo), alguma coisa travava e a imagem ficava toda quebrada, como se tivesse em negativo. A partir daí, o computador não respondia mais e eu era forçado a reiniciar de maneira brusca.

Tentando ver se era algum problema da versão do kernel usada no Zorin OS, instalei o Linux Mint e, de ontem pra hoje, ele já deu esse problema duas vezes. A única diferença do comportamento é que o Mint consegue reiniciar o sistema de maneira automática, sem precisar de ordens minhas, mas isso me faz perder tudo que eu tinha aberto de qualquer maneira.

Consegui achar o software de relatórios do sistema do Mint e vi que existem 4 relatórios de erros lá, mas não consigo entender nada daquilo, não sei pra onde olhar e o que fazer com aquelas informações. Alguém consegue me ajudar a entender o que tem de errado com o computador? Se de fato é alguma coisa do hardware que tá falhando?

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Então :msnSunglasses: (i.cdn.bolha.one)
submitted 2 months ago* (last edited 2 months ago) by pBaesse@bolha.one to c/linux
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3
submitted 3 months ago* (last edited 3 months ago) by guilhermegnzaga to c/linux
 
 

Se sim, diz aí qual a coleção (cowsay, fortunes, etc) que vocês mais curtem.

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Tradução


Se há uma coisa em que você sempre pode contar no mundo do Linux, é que o empacotamento pode ser um pesadelo. A equipe do OBS Studio não está satisfeita com o pessoal do Fedora devido a problemas com o Flatpak e ameaçou tomar medidas legais.

Assim como acontece com os pacotes tradicionais de distribuição (RPM, DEB, etc.), as distribuições também podem executar seus próprios repositórios Flatpak, em vez de usar o Flathub. Isso é o que o Fedora faz por padrão; eles têm seus próprios Flatpaks do Fedora, onde frequentemente reempacotam vários softwares. Vale notar: o OBS Studio no Flathub é um pacote oficial do OBS.

Há algumas semanas, Joel Bethke, da equipe do OBS Studio, abriu uma issue no GitLab dos Flatpaks do Fedora intitulado "Pacote Flatpak do OBS Studio quebrado apresentado como oficial", que dizia:

O Flatpak não oficial do OBS Studio no Fedora Flatpaks parece estar mal empacotado e quebrado, levando os usuários a reclamarem diretamente para os desenvolvedores, pensando que estão usando o pacote oficial. Há vários exemplos disso fora do OBS Studio também, e muitos usuários estão insatisfeitos com os Flatpaks do Fedora sendo forçados sem opções claras para optar por não usá-los.

Gostaríamos de solicitar que este pacote seja removido ou que fique claro que é um pacote de terceiros. Não é responsabilidade dos desenvolvedores garantir que os pacotes downstream estejam funcionando, especialmente quando eles substituem pacotes oficiais.

Eu também gostaria de uma explicação sobre por que alguém achou que seria uma boa ideia pegar um Flatpak que funcionava perfeitamente, quebrá-lo e publicá-lo com uma prioridade maior do que nossos builds oficiais. Nós dedicamos um esforço enorme ao nosso Flatpak oficial publicado no Flathub para garantir que tudo funcione da melhor forma possível.

Agradeço antecipadamente.

Isso levou à abertura de uma issue no Fedora Workstation intitulado "Despriorizar ou remover os Flatpaks do Fedora, e priorizar o Flathub no GNOME Software". O problema mencionava reclamações recebidas de desenvolvedores upstream, como a equipe do OBS Studio. Houve muita discussão sobre mudar a ordem de como o Fedora apresenta os pacotes entre os Flatpaks do Fedora, Flathub e RPMs. Nos comentários, há uma boa dose de desacordo entre o Fedora / Red Hat e a equipe do OBS Studio.

Então, no dia 12 de fevereiro, Bethke escalou as coisas com uma resposta no ticket original:

Como está claro que o Fedora não tem interesse em uma discussão racional neste momento, e decidiu recorrer a insultos, agora estamos considerando a distribuição do OBS Studio via Flatpaks do Fedora como um fork hostil.

Este é um pedido formal para remover toda a nossa marca, incluindo, mas não limitado a, nosso nome, nosso logotipo, qualquer propriedade intelectual adicional pertencente ao Projeto OBS, de sua distribuição.

A falta de cumprimento pode resultar em ações legais adicionais. Esperamos uma resposta dentro dos próximos 7 dias úteis (até sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025).

Obrigado.

Desde então, a equipe do Fedora atualizou seu Flatpak do OBS Studio para um status de "fim de vida", e eventualmente parece que ele será removido, então as coisas parecem estar caminhando para uma direção que deve agradar a equipe do OBS Studio.

Uma situação confusa, mas esperamos que algumas lições possam ser aprendidas com isso.

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submitted 4 months ago by vitrola06 to c/linux
 
 

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