3
submitted 1 year ago* (last edited 1 year ago) by nephs@lemmygrad.ml to c/brasil@lemmygrad.ml

E tem esse livro que ele escreveu no hospital: O Que os Donos do Poder Não Querem Que Você Saiba.

Acho o título brega mas talvez tenha uma análise interessante, dessa visão que ele tinha durante essa transição?

E confesso que gosto de ver entrevista de revolucionário em canal de liberal. Geralmente é material introdutório bom pra passar pros amigos. :)

you are viewing a single comment's thread
view the rest of the comments
[-] swiftessay@lemmygrad.ml 3 points 1 year ago* (last edited 1 year ago)

Eu admiro o caminho que o Eduardo Moreira fez, e acho ele um bom traidor de classe (isso é um elogio).

Como Marxista, eu admito que ele tem um caminho a percorrer ainda e que se ele parar onde está vai ser um aliado tático mas não vai ser um aliado pra sempre. Por enquanto ele ainda é um bom reformista. Um dos melhores que a gente tem. Muito melhor que Ciro e o PDT de hoje, muito mais avançado que PT, com um discurso mais efetivo que o PSOL eleitoral de hoje.

Mas é um reformista. Isso significa que ele vai propor coisas que têm limitações, que não vão resolver os problemas de uma vez por todas e que a burguesia pode facilmente reverter. Mas eu ficaria feliz de ver ele influenciar e avançar as pautas reformistas de hoje, que estão extremamente tímidas e contaminadas de liberalismo.

Eu ainda acho que ele não terminou a jornada dele de traição de classe e ainda tenho esperança de que essa jornada jogue ele no colo do capeta marxista. Ele é inteligente e lê bastante literatura de esquerda. Tô na expectativa de ele acabar indo mais longe.

Acho até possível que isso já tenha acontecido mas que ele é suficientemente inteligente pra não se declarar marxista abertamente agora, e cativar um pouco mais a esquerda e construir ainda uma base de agitação e propaganda forte antes de começar a falar jargões marxistas. Se isso acontecer, ele tem potencial de ser muito grande. Talvez o mais prolífico agitador marxista desde Luis Carlos Prestes.

Maaaas, talvez isso seja wishful thinking do meu lado. É bom sonhar. Mas o mais provável é que ele se mantenha no campo reformista e seja para nós um Jango, um Brizola, um Lula dos anos 90, etc. O que honestamente não é pouco. Especialmente no tempo que estamos vivendo.

Mas acho que ele é o reformista mais avançado no Brasil hoje. E isso significa que abraçar ele, se aproximar dele e tentar trazer ele pro nosso lado é sempre uma boa idéia.

this post was submitted on 30 Jun 2023
3 points (80.0% liked)

República Socialista do Brasil

355 readers
1 users here now

Comunidade de discussão para camaradas marxistas-leninistas.

decima

Regras de convivência:

  1. Não-marxistas não são permitidos.

Esta comunidade está aqui para facilitar a discussão entre marxistas-leninistas. Marxistas-leninistas-maoistas (e os principalmente maoistas) poderão também contribuir, desde que a camaradagem esteja acima das nossas divergências. Sectaristas que façam sua própria comunidade. Trotskyistas, por favor, estudem.

Vale ressaltar que esta comunidade não se propõe servir de apoio aos comunistas-bebês, mas se surgir uma demanda, qualquer camarada pode articular uma nova comunidade para atender à dúvidas dos iniciados no marxismo-leninismo.

Qualquer defesa dos pontos de vista liberais serão duramente reprimidos.

  1. Sem linguagem reacionária.

Não tente justificar o seu uso de linguagem reacionária. Fazendo isso, certamente sofrerá um banimento da nossa comunidade. As críticas devem ser baseadas em princípios, sem ataques pessoais ou qualquer coisa do tipo. Paz entre nós, guerra aos senhores, camaradas.

  1. Sem postagens de baixa qualidade ou fora de tópico

Devemos nos esforçar para manter a qualidade da comunidade. A qualidade das nossas discussões aperfeiçoa a qualidade do nosso conhecimento, que promove a qualidade da nossa prática.

  1. Sem sectarismo.

Abstenha-se do sectarismo, definido aqui como crítica sem princípios. Publicações que servem para desunir o movimento comunista como um todo devem ser evitadas.

Se críticas devem ser feitas, faça-as de uma maneira baseada em princípios, aplicando a análise marxista. Os camaradas que preferem a atitude sectarista, que façam uma comunidade para isso. Mais importante, o objetivo desta comunidade é compartilhamento de informações, discussões, análises, críticas e afins.

debaixo

founded 4 years ago
MODERATORS