this post was submitted on 08 Jul 2023
23 points (100.0% liked)
Linux Brasil
767 readers
3 users here now
Comunidade Lusófona de entusiastas Linux.
Bem vindo ao nosso agregado de links sobre Linux.
Geral
Chat
founded 1 year ago
MODERATORS
you are viewing a single comment's thread
view the rest of the comments
view the rest of the comments
Eu gosto, mas acompanho muito os palpites do r/privacy, r/privacyguides e o próprio privacyguides.org, e o consenso lá é algo do tipo:
"É mais seguro remover o Google Suite e o bloatware com um software que faz isso (esqueci o nome agora) do que instalar uma custom ROM que você não tem confiança sob como agem."
Se não me engano, as únicas ROMs recomendadas são Graphene e DivestOS, ROMs quase que estritamente feita para os Google Pixels, que não costumam aparecer no mercado brasileiro - além de serem caros.
Particularmente, eu sigo o conselho e mantenho meu Zenfone 6 como veio de fábrica, mas removi todos os bloatwares e coisas pertencentes ao Google.
Tem horas que acho esses subs terem umas opiniões meio malucas ou divergentes, e não aceitarem discussões sobre as entrelinhas. Essa é uma delas, que nem quando se aborda vpn e apple.
Em grande parte, eles falam sobre os riscos de ter seu bootloader desbloqueado, e um dos diferenciais do grapheneos é justamente poder bloquear o bootloader de volta.
Os riscos de ter o bootloader destravado são muito controversos e essas discussões costumam ter pouca materialidade. Em grande parte, é como ter o boot seguro desabilitado no pc. Os riscos são muito mais relacionados a alguém ter acesso físico ao aparelho. Na prática, é muito mais fácil pegarem o celular desbloqueado da mão de alguém do que usar exploit pelo botloader, e se sua instalação for criptografada, não tem como acessar seus dados.
Em relação às custom roms, instalar uma rom que um usuário aleatório no xda postou é um risco sério, mas usar uma rom oficial de projetos como lineageos ou /e/, não é perigoso.
E tem muito mais nuances nessa história. Pra quem tem celular recente e com atualizações do fabricante, o ganho de segurança pode não ser tão grande, ou até ter redução ao usar custom rom, mas se o celular for antigo e não receber mais atualização, é melhor rodar um lineageos atualizado do que um sistema do fabricante sem patch de segurança há vários anos.
Outro nuance é que muitas vezes os fabricantes têm backdoors no sistema operacional, mesmo se tirar o blotware. Já fiz teste monitorando a atividade de rede de um redmi note 11 e mesmo tirando todo o bloatware via adb com o uad, ele continuava mantendo conexões ativas com servidores da xiaomi e enviando frequentemente pacotes. O app responsável por isso não podia ser removido, porque o sistema entrava em bootloop.
Tem muito caroço nesse angu e acho o pessoal deses subs serem muito precipitados às vezes, confundindo mais do que ajudando.
Interessante, não tinha parado pra pensar assim. De fato meu Zenfone 6 já não atualiza há muito tempo.
Se não me engano, a queixa maior deles é de "prefiro não confiar meu OS a eles e sim ao fabricante original." Medo de que tenha algo malicioso no código? Sei lá, eu nunca parei pra perguntar.
Nota: quase não vejo seu comentário. To no Liftoff do Lemmy e não aparece notificação pra resposta. Ou aparece e eu ainda não entendi onde ta hahaha