this post was submitted on 06 Nov 2023
13 points (100.0% liked)

Mastodon

122 readers
1 users here now

Uma comunidade que posta toots e dá boas risadas. Permitimos toots de qualquer pessoa.


Siga as regras da instância para participar aqui. Por favor, leia as regras e mantenha as discussões civis.

founded 1 year ago
MODERATORS
 
you are viewing a single comment's thread
view the rest of the comments
[–] doidera 5 points 1 year ago (1 children)

se vc tiver muitas pessoas que se preocupam com a economia de água, inclusive trabalhando para reduzir o gasto doméstico, essas pessoas podem atuar em conjunto para cobrar por mais ações da indústria e da agropecuária.

Podem, mas sinceramente não é isso que eu vejo. O que eu percebo é que as pessoas são levadas as serem as únicas responsáveis pelo gasto de agua.

e só falo isso pq toda vez que vejo alguém falar disso, acaba sendo para diminuir a luta individual ou esse pequeno esforço. e atuando muito mais de forma desmobilizante do que mobilizante. a mensagem deve ser sim para vc economizar água em casa, mas também iniciar a disputa maior.

Concordo, que pode ser desmobilizante, e nessa parte que precisamos ter cuidado ao passar a mensagem.
É importante que a comunicação seja responsável e informe corretamente, conscientizando o trabalhador que primeiro, ele não é culpado e não deve se sentir como tal (conheço gente deprimida por pensar que ela as vezes não tem tempo de separar o lixo ou pq as vezes gosta de um banho quente). Ao mesmo tempo demonstrar quem é o inimigo e quais são as opções que temos para vencê-lo de fato.

O Capitalismo não vai salvar o planeta, vai no máximo dar alguma sobrevida, isso se muito.

[–] dirlididi 2 points 1 year ago

Podem, mas sinceramente não é isso que eu vejo. O que eu percebo é que as pessoas são levadas as serem as únicas responsáveis pelo gasto de agua.

ah, total. não é comum ver essas duas coisas juntas.

coloquei essas duas frases mais de forma temporal ou como etapas. tendo pessoas com alguma consciência sobre meio ambiente, é mais fácil depois levá-las para uma discussão sobre consumismo e capitalismo, do que sair de uma discussão abstrata ou do próprio problema de classes em si.

eu digo o mesmo para as pautas de racismo, homofobia, questões de gênero. mesmo quando feitas pela direita, elas carregam uma semente que pode ser alimentada para levar a discussão de classes. mas... talvez seja só meu otimismo que fale muito alto :)