this post was submitted on 17 Nov 2023
15 points (100.0% liked)

República Socialista do Brasil

356 readers
10 users here now

Comunidade de discussão para camaradas marxistas-leninistas.

decima

Regras de convivência:

  1. Não-marxistas não são permitidos.

Esta comunidade está aqui para facilitar a discussão entre marxistas-leninistas. Marxistas-leninistas-maoistas (e os principalmente maoistas) poderão também contribuir, desde que a camaradagem esteja acima das nossas divergências. Sectaristas que façam sua própria comunidade. Trotskyistas, por favor, estudem.

Vale ressaltar que esta comunidade não se propõe servir de apoio aos comunistas-bebês, mas se surgir uma demanda, qualquer camarada pode articular uma nova comunidade para atender à dúvidas dos iniciados no marxismo-leninismo.

Qualquer defesa dos pontos de vista liberais serão duramente reprimidos.

  1. Sem linguagem reacionária.

Não tente justificar o seu uso de linguagem reacionária. Fazendo isso, certamente sofrerá um banimento da nossa comunidade. As críticas devem ser baseadas em princípios, sem ataques pessoais ou qualquer coisa do tipo. Paz entre nós, guerra aos senhores, camaradas.

  1. Sem postagens de baixa qualidade ou fora de tópico

Devemos nos esforçar para manter a qualidade da comunidade. A qualidade das nossas discussões aperfeiçoa a qualidade do nosso conhecimento, que promove a qualidade da nossa prática.

  1. Sem sectarismo.

Abstenha-se do sectarismo, definido aqui como crítica sem princípios. Publicações que servem para desunir o movimento comunista como um todo devem ser evitadas.

Se críticas devem ser feitas, faça-as de uma maneira baseada em princípios, aplicando a análise marxista. Os camaradas que preferem a atitude sectarista, que façam uma comunidade para isso. Mais importante, o objetivo desta comunidade é compartilhamento de informações, discussões, análises, críticas e afins.

debaixo

founded 4 years ago
MODERATORS
 

Jones carrega a pauta revolucionária nas costas.

you are viewing a single comment's thread
view the rest of the comments
[–] AlbigensianGhoul@lemmygrad.ml 3 points 1 year ago

Pra mim esse vídeo exemplificou uma característica do problema que o Jones não identificou, mas é parte importante do todo: o vídeo é uma live de 1h40 e os pontos relevantes estão escondidos lá no meio.

Durante todo vídeo ele fala "eu falei disso na live X" mas as pessoas (eu incluso) não tem tempo infinito pra ver várias lives de horas na esperança de que assuntos importantes sejam tangenciados o suficiente pra serem entendidos. A esse ponto é quase mais fácil ir fazer a pesquisa independentemente.

E sobre a crítica ser pública, não é como se realmente existisse uma grande união entre todos Youtubers como um partido. O João até tomou como uma crítica direta a ele, quando era uma crítica a uma tendência maior. Só de cabeça, o Gaiofato também caiu nessa mesma linha.

Agora a coisa que eu discordo bastante dessa resposta é ele falando de "crescer audiência." Todo canal tem um ponto de saturação onde não encontra mais audiência, então querer seguir a onda do algoritmo achando que vai ter um milhão de inscritos (ou que número de inscritos hoje tem alguma relação com audiência) é pura ilusão. Até a métrica dos "30 milhões de audiência" já é bem equivocada por ignorar a interseção das audiências. Até o Felipe Neto raramente passa de 1M views nos vídeos dele.

Sem contar que todo mundo que acompanhou um canal durante uma mudança de estilo sabe que o YouTube não tolera mudança de nicho, então mesmo atingindo essa meta pra depois largar o vício de react, a audiência vai cair rapidinho com os conteúdos sérios.

Já que eu não sou Youtuber e não tenho que ser diplomático, posso dizer sem preocupações que isso me parece comportamento carreirista.

E anunciar ao vivo a criação do grupo e dizer "só falta o Jones no grupo" parece superestimar muito a maturidade dos fãs dele, só ver o salto de comentários que o vídeo original teve depois da live do tipo "entra no grupo do Tio."