this post was submitted on 11 Dec 2023
14 points (100.0% liked)

Internet

245 readers
1 users here now

founded 1 year ago
MODERATORS
 

Seria interessante ouvir o ponto de vista de administradores de instâncias sobre esse assunto também, acho que esses problemas podem indicar o receio dos criadores de conteúdo em virem para o fediverso.

Acho que usuários comuns só tem a ganhar vindo pra cá, mas é diferente pra quem trabalha com internet, enfim, acho que a federação tem muitas potencialidades que podem ser exploradas e desenvolvidas.

E ai galera, o que acham sobre o que ele disse?

you are viewing a single comment's thread
view the rest of the comments
[–] ademir 7 points 1 year ago* (last edited 1 year ago) (1 children)

Isso de streamar seria minha solução favorita. Constantemente eu me pego pensando nisso, falta eu ir atrás de entender as limitações.

O assunto que o Lucas levantou sobre deletar algo, foi uma reclamação constante de ex-redditors, mas não é um problema de rede descentralizadas. No máximo é um problema que fica mais aparente nesse modelo.

Por exemplo, o AcitvityPub envia uma solicitação para deletar as postagens em todas as instâncias federadas. Se alguma pessoa mal intencionada alterar o código, ela poderia ignorar essa solicitação e manter a postagem, sem respeitar a vontade do OP. Mas isso já ocorre no reddit mesmo. Existem, pelo menos, centenas de scraping crawlers só pegando conteúdo de lá desde que o reddit se popularizou.
Coisa de uns 12 anos atrás existia um torrent com todo conteúdo de texto do reddit. Com a API isso ficou ainda mais fácil. Mas a API agora é limitada? OK dá para o Reddit’s free JSON endpoint.

Além disso, quantas vezes um twit não foi salvo no internet archive ou printado mesmo?

Infelizmente é muito mais uma questão de se policiar sobre o que é postado. Um ponto que gostaria de levantar é: Como as plataformas descentralizadas escancaram o assunto, talvez as pessoas menos instruídas em tecnologia consigam entender a importância de ponderar sobre que tipo de informação elas publicam livremente.