this post was submitted on 12 Dec 2023
9 points (100.0% liked)

Linux Brasil

768 readers
3 users here now

Comunidade Lusófona de entusiastas Linux.

Bem vindo ao nosso agregado de links sobre Linux.


Geral

Wiki do c/Linux

Megathread do c/Linux

Chat

founded 1 year ago
MODERATORS
9
submitted 11 months ago* (last edited 11 months ago) by minstrel to c/linux
 

TL;DR

Estou com um problema para achar algum software que tenha a capacidade de demonstrar em tempo real a tensão nas trilhas de 12V, 5V e 3V3 da minha fonte, seja Windows ou Linux.

Contexto

Eu tinha um problema com a tensão da trilha de 3V3 (ficava em torno de 2,6-2,8V) que verificava pelo HwInfo, na minha placa-mãe antiga, depois de verificar em outro computador na época (que não possuo mais acesso), e comprar outra PSU (melhorou as tensões na trilha de 3V3, mas ficava 2,8-3,1V, e reduziu BASTANTE a temperatura do meu chipset), percebi que o problema era na minha MB.

Comprei um combo upgrade (mb+cpu+ram), e depois de 2 semanas instalei o Windows para ver as tensões já que não achei nada no Arch Linux, quando fui verificar se o problema do 3V3 tinha sido resolvido, fiquei surpreendido de ver que nenhuma tensão mais está condizente.

O mesmo software HwInfo (no Windows) acusa agora ~2V na trilha de 3V3, 3,0-3,4V na trilha de 5V e 8,0-8,4V na trilha de 12V, e nem preciso dizer o espanto que senti.

Para cego ver: Captura de tela com os resultados de tensão anormais, no software HwInfo.

Peculiaridades

Entretanto, eu fui informado que "dependendo do hardware os sensores podem medir de forma errada" e lembro que a plataforma FX da AMD tinha uns detalhes estranhos sobre isso... Então pode ser que a plataforma Ryzen também tenha suas peculiaridades, sendo assim, fui na BIOS conferir, e lá tem informando as trilhas de 12V e 5V, dentro do esperado de 12,1V e 5,2V... Mas nada da trilha de 3V3.

Para cego ver: Foto tirada na BIOS, informando "tensões normais" nas trilhas de 12V e 5V.

Possibilidade a explorar

Eu não estudei sobre o que de fato acontece com os "modernos" estados de economia de energia (P3-state, P6-state, etc.), então pode ser que alguma configuração padrão reduza propositalmente a tensão, embora eu ache improvável. Mas, como ainda não tive chance de investigar, não descarto.

Prevenir ao remediar

Não quero forçar 'e pagar para ver' em um jogo, benchmark ou algo do tipo e acabar danificando o HW e precisar acionar a garantia, ou pior, afetar algum HW antigo como a GPU ou armazenamento (e meus dados ;-;)...

Detalhes adicionais

Testei em 2 PSUs diferentes, em que ambas, na época que comprei passavam no teste do TecLab e não eram fontes bombas, sendo elas:

  • 'Antiga' - XFX XT600
  • 'Nova' - Seasonic SSR-550GB.

Configs de Hardware:

  • Antigo - GA990FX-UD5 R1 / FX-8350
  • Novo - Biostar A520MH / R5 4600G

Conclusão

Depois de toda essa redação do ENEM, quero saber, existe algum programa no Linux que consiga expor da mesma forma que a POST/BIOS as tensões da PSU e ainda me mostre a trilha de 3V3? Senão tiver no sistema do pinguim, existe algum programa para Windows que cubra essa função sem mostrar as aberrações de valores que o HwInfo mostrou?>

you are viewing a single comment's thread
view the rest of the comments
[–] minstrel 2 points 11 months ago (1 children)

Bem, o multímetro que eu tenho aqui é um Fluke 302+, e não é trueRMS…

Mesmo assim medi (em vazio, no famoso clip), e não detectou anormalidades maiores: as trilhas de 3V3 e 5V em ambas as fontes estão cravadas em 3V3 e 5V, a de 12V ainda tem uma margem 12,5V em uma em 12,2V na outra…

Ainda que o multímetro não seja tRMS, já tenho mais confiança para tentar colocar um teste de stress e ver se o sistema mostra algum sinal de instabilidade

[–] rubem 3 points 11 months ago (1 children)

Ainda que o multímetro não seja tRMS, já tenho mais confiança para tentar colocar um teste de stress e ver se o sistema mostra algum sinal de instabilidade

Isso. Uma coisa interessante que ocorre quando tem mal-contato em conector (Entre fonte e placa-mãe) ou trilha chamuscada na placa-mãe, é que a tensão não cai medindo no multímetro no conector da fonte, mas medindo nos componentes no VRM (Módulo regulador de tensão), tipo em mosfet com VRM da CPU, aí tá lá digamos 10V e no conector tem 12V.

Hoje tá raro, em placas de 10 anos atrás ou mais velhas era mais comum, até quebrada solda de pino da fonte, porque como tinha que meter limpa-contatos direto em ram, pessoal vivia encaixando e desencaixando. Quebravam até conectores sata, quando o problema era só ram. Enfim, nessas soldas quebradas nos pinos só tinha queda significativa de tensão hora que a placa-mãe consumia muito, as vezes resetava em boot porque a CPU ia a 100% de uso justo no boot.

Se ver tensão nesses softwares alterando conforme o uso de CPU, ram e GPU, aí seria bom conferir com multímetro em outras partes da placa, apesar de ser raro hoje (Especialmente em 2 placas) se tiver tempo, é um bom uso do tempo.

[–] minstrel 2 points 11 months ago

Na minha placa-mãe antiga, a alimentação da CPU tem uma chamuscada sim, e um dos conectores de CPU da XFX sofreu os efeitos disso...

Eu tenho um tremor que me impede de ter coragem o suficiente para medir pinos tão minúsculos com a placa funcionando, me deu um frio na barriga só de pensar nessa possibilidade ;-;