this post was submitted on 25 Jun 2023
5 points (100.0% liked)
semeando
99 readers
1 users here now
Aqui é tudo sobre jardinagem, seja em vasos, canteiros, hortas e enfim!
founded 2 years ago
MODERATORS
you are viewing a single comment's thread
view the rest of the comments
view the rest of the comments
Gado na minha área não é tão comum, mas posso ver se tem na agropecuária. Não sei se eles vendem em fardo ou a granel. O feno de coelho é vendido a granel, daí é fácil comprar só o necessário mesmo. Desconfio que eles só vendem feno de coelho porque aqui é cheio de condomínio rico, daí a molecada deve ter coelhos como pet porque é coisa "chique".
Sobre mofo, aqui é muito úmido no verão, só vinagre e detergente não dá conta não. Em alguns casos já tive que apelar pra fungicida, o que não gosto porque tem alguns ninhos de abelhas selvagens na minha casa. Já cheguei a perder quase o canteiro inteiro por fungo de tão úmido que ficou no verão. Esse último verão não tive tanto problema com fungo, mas nem precisei regar por uns 3 meses de tanta chuva que tivemos. A umidade ficou direto em 80%.
Mas como ficaria então a irrigação usando lona de plástico como cobertura? Porque ainda molho na mangueira, não é irrigação automática não.
Mas precisa molhar muito quando tá com plástico em cima? Achei que era pra cobrir tudo.
Mas pode fazer círculos de lona 250 micras, colocar ao redor de cada planta, tipo um círculo, tem gente que usa papelão em pomar numas regiões onde tem época de seca e chuva, o papelão aguenta só uns 5 meses, é o período das chuvas, hora que ele apodrece aí já não chove e não nasce mais capim ao redor da árvore (Frutíferas pequenas).
Procurei imagem no google não não achei, imagina um círculo de papelão de 70cm, com furo de 10cm, e um corte pra poder colocar ao redor da planta, nem precisa ser redondo, no máximo achei isso no google: https://i.ytimg.com/vi/AhuDtAu1Hy8/maxresdefault.jpg
No caso de papel ou papelão ele absorve água, com lona o plástico pode ser afundado pra água ir pro caule.
Cito pedaços pequenos porque aí dá pra reutilizar pra plantas com espaçamentos diferentes, pra plantas com 20cm, com 40cm, ou mais longe, dobra a lona se for usar pra espaçamento menor, é só fazer o solo inclinado pra água descer pro caule.
Uma lona inteira de 250 micras, pra enrolar inteira depois, serviria só pra plantas com o mesmo espaçamento depois, cortando círculos ou quadrados serve pra tudo.
E com os pedaços intercalados de lona pode até deixar uns sobrepostos em valetinhas menores pra água penetrar também entre eles, não só nos caules, é questão de "aplainar" o solo pra isso, com ou sem a lona já em cima.
Nesse uso até saco de lixo de 100 litros aberto serve, ele é grossinho até (Deve dar mais de 100 micras, mas acho que não dá 150 micras), como é mais barato experimenta eles primeiro, pega uns sacos, abre, faz os quadrados com furo, e veja se a cor preta não queima o solo, citei as lonas pra silagem, ou de silo-bolsa, porque são dupla-face com a parte branca pra ir por cima.
Ou procura aí na cidade lojas de ferragens e cia que tenham lona grossa com cor clara, tipo: https://www.cikala.com.br/lona-ck300-branca-em-polietileno-com-ilhos-a-cada-metro-impermeavel-multiuso/ É cara mas provavelmente em pedaços isso dura 6-8 anos, conforme o que planta talvez dure mais, e em pedaços assim reutiliza pra tudo, dobra os cantos pra diminuir espaçamento entre furos digamos.
Não, a cobertura é pra usar enquanto eu tô com a horta ativa (eu não planto durante inverno porque não tem muito sol batendo no canteiro, se bate 2 horas já é muito)
É essencialmente para ajudar a segurar umidade nos meses que não chove tanto (agosto a novembro, e depois março a maio), e com isso diminuir o consumo de água, assim como evitar de matinho crescer, e claro, ajudar também a regular a temperatura do solo. Eu planto um pouco de tudo nesse canteiro que não é grande, mas tento aproveitar bem o espaço, mas é aquela coisa, sempre fica solo exposto, daí os matinhos fazem a festa e mesmo que eu fique limpando, volta com mais intensidade, porque são do tipo que se você quebra a raiz, cada ponta nova é uma planta nova....
Uma coisa que eu tenho feito muito é varrer com rastelo onde as galinhas ficam, tem um pouco de bosta de galinha, resto de frutas e cia que jogamos pra elas, folhas, pedaços de galho de árvore que vão quebrando, tem de todo tipo de sujeira, jogo por cima da terra, fica assim, esse capim é posterior à limpada de umas 2 semanas atrás, talvez 18 dias: https://i.postimg.cc/bNnKmj6M/IMG-20230625-232200.jpg
O solo não fica todo coberto, mas é coberto o suficiente pra não nascer muita coisa, não tenho celular com câmera que presta (Xiaomi) mas aí por cima tem até erva de tererê e cascas de batatinha, cebola e cia (Não tenho saco pra ficar mexendo em compostagem com terra e cia, só jogo essas coisas (Que as galinhas não comem) num balde com tampa, jogo água de poço, quando tá na metade eu completo com água e jogo a água numas plantas e a parte sólida em outras, tipo em manjerona, cebolinha e coisas que comemos inteiro vai o líquido, no resto que não tocaria a parte comestível no solo vai as cascas, isso ajuda a cobrir o solo e nasce menos coisa, conforme época arranco capim só 1x por mês (O auge da seca é agosto e setembro, não nasce nada).
Eu testaria os círculos com lona, ou se achar por aí as borrachas pra fazer isso, deve durar 25 anos: https://www.amazon.com/EasyGo-Product-Double-Sided-Rubber/dp/B08T6DTPJS Tem esteira de uso industrial que é grandinha, tipo 50cm de largura pra cima, compramos pra fazer cocho pro gado, geralmente é daí de SP mesmo (Frete sai caro!) porque aí que tem mais indústria, achamos em ferro-velho e cia (Os que mexem com equipto de indústria), as borrachas começam a rasgar depois de uns anos de trabalho então eles trocam a cada poucos anos, por isso tem tanta correia transportadora usada a venda (No ML e cia), se achar isso por aí baratinho dá pra fazer a festa, pra uso agrícola as finas não prestam, e precisamos geralmente de uns 60cm pra mais, as estreitas tipo 30cm, e finas de só 1 lona, tem pouca saída, pro seu uso serviria bem.
Tem borracha que é o piso emborrachado, mas é uns R$ 40-50 por m², pra tapete de carro, trator e cia eu tenho sempre algum rolo aqui, é caro mas é bonitinho, tipo: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-2855494218-8-tapete-piso-borracha-moeda-placa-50x50cm-cobre-4-mt-preto-_JM Pra horta não precisa, os de esteira servem bem, dura muitas décadas, usando assim com boi de 600kg pisando em cima eles duram: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-3025895004-cocho-p-confinamento-gado-30m-x-1m-x-4mm-bobina-_JM Imagina se você nem pisar, só colocar em cima do solo e molhar eventualmente, vai dar um reuso de 30 anos a um produto que já é usado.
Pra esse uso qualquer coisa sólida dá, em pomar se usa papelão porque é mais fácil conseguir, e não precisa ficar tirando, é só pra não precisar passar a roçadeira perto do tronco, mas tem alguns anos que não visito mais industrias do tipo então como tem esse produto a venda na Amazon talvez eles já usem borracha no Brasil, "no meu tempo" ainda era papelão (Até 2017, digamos), e servia perfeitamente, apodrecendo no tempo certo que era necessário. Talvez se compra muita coisa via web você receba muita caixa, ou muita coisa embalada em papel, aí teria material pra ir usando.
Se quiser fazer seus discos, derretendo plástico e misturando serragem você fazer material grossinho, é um jeito de fazer enchimento pro plástico. TALVEZ se usar aquelas manta aluminizada (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1517246049-manta-asfaltica-aluminizada-telhado-auto-adesiva-90cm-x-10m-_JM) em cima da serragem e esquentar com fogo, ela derreta pra serragem grudar, aí poderia ter um produto mais grosso e durável, usando a serragem só como enchimento, essas mantas duram seus 8-10 anos pelo que tenho no telhado, mas o alumínio não dura tanto, teria que pintar seus discos a cada 3-4 anos, tem tinta ecológica a base de água, ou pode simplesmente caiar com cal e cia, tem resina acrílica que ajuda o cal a grudar, aí a caiagem dura 4-5 anos, sem isso não sei, acho que teria que pintar os discos todo ano, mas é rapidão, uma brocha resolve rápido 30 discos/quadrados de 40cm, e cal no solo no máximo tira a acidez que é capaz de ter, não é um problema (Porque sai pouco ao longo do tempo). Se usar tinta esmalte sintético (Tenho nuns pneus) aí o céu é o limite, tem um vaso que minha mãe pintou nos anos 80 aqui, ainda é visível a cor, no mínimo 35 anos!
Alias, tô plantando muito em pneus hoje porque fica mais alto (Coluna fodida), e porque é um reuso pra tanta borracha, a prefeitura tem um galpão de uns 1000m² lotado de pneus, cidade de apenas 20 mil habitantes e tem pneus literalmente transbordando pela janela do galpão, posso chegar lá e pedir pra carregar que enchem minha carretinha, nem preciso carregar eu mesmo (Mas eu prefiro, pra selecionar tamanhos similares pra ficar reto), não sei de jeito fácil de fazer discos (Com furo pequeno) com eles senão seria fácil, pneu é grosso então duraria seus 200 anos, pra fazer disco teria que emendar muito pedaço, é trabalhoso, cortar a lateral é fácil mas o resto tem aço ou nylon e é bem mais difícil, mas... dura 200 anos, as vezes compensa, tô até pensando em fazer isso por aqui agora.
Acho que vou testar o feno de coelho e ver no que dá, porque é fácil de conseguir e bem barato. Se não der bom, sigo algum caminho que você sugeriu.
Valeu pela troca de ideias!