Ultimamente não vi muito conteúdo sobre isso aqui no lemmy, e principalmente, poucas entradas em português para o assunto e os acontecidos relacionados ao aplicativo de comunicação Telegram e todo o ecossistema que foi feito à base do aplicativo. Por estudar um tiquinho de russo acompanhei o trama do fundador do aplicativo desde que o Telegram foi banido na Rússia. Provavelmente por dissipar livremente conteúdos contra o atual presidente e de apoio a oposição. O fundador desse aplicativo acabou por se refugiar na França, onde já conseguiram pegar ele também, parece que na porta do avião.
Assim como eu , você deve se questionar: Mesmo com o dono preso, por que o sistema de mensagens não parou de funcionar? Bom, no passado o fundador do Telegram juntamente com outras parcerias fundou uma especie de blockchain (sistema de informação em 'blocos acorrentados') que pode ser usado para hospedar domínios, aplicativos dedicados e até dados financeiros como tokens de criptomoedas. Temos alguns bilhões de dólares e esquemas fortemente ligados ao crime organizado, juntamente a um oportuno espaço para desenvolvedores criarem ideias dentro de um ecossistema digital novo. Tenho acompanhado, e meio que por enquanto só tem porcaria, só tem 'tigrinho', games em html bem bobos, alguns destes são carteiras alternativas ao telegram.
O cara está preso, o negócio está funcionando, com uma carteira imbutida, uma penca de jogos, trilhões de scams (golpes) e parece ser no momento a maneira mais transparente, fácil e rápida de se transferir "dólar", qualquer quantia que quiser.
O que vocês acham disso?
... ... .... excesso de descentralização
P.S. eu fico imaginando se a galera coloca tudo isso dentro do whatsapp o potencial pra acelerar o processo de apocalipse global...