this post was submitted on 01 Jun 2025
6 points (100.0% liked)

Jogos

259 readers
1 users here now

Comunidade de entusiastas Jogos.

Bem-vindo ao nosso agregado de links sobre Jogos.

Chat

founded 2 years ago
MODERATORS
 

postagem original: https://lemmy.world/post/30575740

Mais uma semana se passou, e isso é mais uma desculpa para eu postar um monte de notícias sobre jogos que encontrei nos últimos dias! Tenho certeza que a maioria de vocês já conhece o procedimento:

O que são esses posts?

Meu objetivo com esses posts de notícias em geral é formatá-los de uma maneira mais claramente não profissional, mas de alguém que se importa com jogos do que a maioria dos sites de jogos faz atualmente. Menos exigente? Minha inspiração eterna são os sites, blogs e revistas antigos de videogame que nunca tive o privilégio de estar vivo para ver:

  • pesado em imagens/gifs/links (embora GIFs possam ser complicados no Lemmy, alguns grandes se recusam a aparecer, e alguns que planejo incluir acabam não sendo enviados)

  • voz pessoal (não consigo evitar divagar, socorro)

  • principalmente notícias, artigos ou pontos que você não encontrará em sites normais de jogos. Estas são as coisas menores e menos conhecidas que me atraem. Sei que você já viu as grandes notícias, então espero que algumas dessas menores possam ter passado despercebidas.

Uma mistura do que considerei notícia esta semana, então realmente um pouco de tudo pela frente.

Então pegue um café? Ou um chá? Ou um suco fresco? E aproveite <3


O Retorno do Steam:

Tanto OlliOlli World quanto Rollerdrome foram relançados no Steam após serem removidos. Notícia legal e alegre, certo?

Errado. Especialmente no caso do adorado Rollerdrome:

Pirateie. A equipe inteira foi demitida após o lançamento do jogo, então por que apoiar a 2k.

Parece que este tem um público um pouco (nem um pouco) irritado que, embora adore e elogie o jogo, odeia o que aconteceu no lado corporativo das coisas.

Se você quiser saber tudo sobre essa triste história, assista a este documentário que Raycevick montou no YouTube, tem uma produção maravilhosa e vale a pena assistir


DeckCube:

Se você já quis ter o melhor do Steam Deck (portabilidade) e o melhor do GameCube (ahhh, portabilidade via uma alça?!), então este usuário – Otzedotze – fez uma alça de GameCube para o seu Steam Deck.

Funciona 50% das vezes. Depois cai do Steam Deck e o seu Steam Deck cai no chão. Bons tempos. Eles também compartilharam os arquivos no Maker World (sob o nome Bitz`Primmus), que você pode encontrar aqui com este link, se quiser!

Já era inútil no GameCube — e agora é ainda mais inútil no Steam Deck. Especialmente porque a versão do Steam Deck vem com o incrível recurso de... cair instantaneamente! ABSOLUTAMENTE INCRÍVEL!

E, fotos obrigatórias:


Tag do Deck:

Eu tenho que perguntar, o que você fez com a tag do saco zip-lock do seu Steam Deck?

Este usuário levou à conclusão óbvia e a colocou onde pertence, eu diria:


Programa de Jogos Grátis da Epic Games:

Parece que os títulos semanais gratuitos da Epic, que suspeitava-se que terminariam em meados deste ano, talvez não parem. Levamos um susto quando documentos judiciais de uma de suas muitas brigas com a Apple mostraram a data de término dos jogos gratuitos em meados de 2025. Quem diria, mas pegar uma linha solta em um documento denso e achar que isso significava o fim do programa... pode ter sido errado?!

De qualquer forma, a pista que estamos vendo de que talvez o programa não termine é a existência de uma indicação especial nos prêmios DevGAMM deste ano para Jogos Indie no EGS, onde um dos requisitos mencionava a opção de escolher participar do Programa de Jogos Grátis do EGS em 2026.

Então... talvez? Talvez não? Quem sabe, isso foi tudo que consegui encontrar. De qualquer forma, aqui está um link para os prêmios e aqui está a imagem para você:

Com jogos como GTA V, Control e Death Stranding dados totalmente de graça, este serviço é incrível para jogadores que não teriam a oportunidade ou meios de experimentar esses títulos sem ele. Odeie a Epic o quanto quiser, isso ajuda alguns!


Download.it salva o FilePlanet:

Mais de 120.000 Arquivos Históricos de Jogos Encontram um Novo Lar

Download.it, a plataforma multilíngue de downloads e análises de software confiável, anuncia a fusão com o FilePlanet.com, a ser concluída em 29 de maio de 2025. Mais de 120.000 arquivos históricos do FilePlanet, incluindo demos raros, mods, patches e materiais promocionais, serão preservados e permanecerão acessíveis gratuitamente através da infraestrutura do Download.it.

Fundado originalmente em 1997 e operado anteriormente pela IGN Entertainment Inc. (Ziff Davis), o FilePlanet serviu como um recurso essencial para jogadores, modders e entusiastas por quase 28 anos. Diante do fechamento permanente, o FilePlanet foi adquirido pelo Download.it para garantir que esses arquivos, muitos indisponíveis em outros lugares, pudessem permanecer acessíveis às comunidades de jogos ao redor do mundo.

Download.it, estabelecido como um destino confiável para downloads de software, aplicativos e jogos para Windows, macOS e Android, sempre enfatizou o acesso gratuito e conveniente sem barreiras de registro ou taxas. Esta fusão reforça o compromisso da plataforma com a preservação digital, combinando recursos para criar um dos maiores arquivos de downloads gratuitos online: mais de 500.000 arquivos totalizando quase 30TB de conteúdo.

Fatos importantes sobre a fusão:

  • Mais de 120.000 arquivos históricos relacionados a jogos salvos do FilePlanet
  • Arquivo combinado de mais de 500.000 arquivos em ambas as plataformas
  • Quase 30TB de conteúdo digital preservado
  • Acesso gratuito e sem necessidade de registro continua
  • Redirecionamentos automáticos preservam todos os links históricos
  • A partir de 29 de maio, usuários que visitarem URLs originais do FilePlanet.com serão automaticamente redirecionados para páginas equivalentes no novo endereço, protegendo décadas de links e favoritos históricos.

Visite o novo lar do FilePlanet a partir de 29 de maio com este link

Sobre o Download.it:

Download.it é um portal multilíngue de análises e downloads de software, fornecendo downloads confiáveis e curados para usuários de Windows, Android e macOS globalmente. Oferecendo software, aplicativos, jogos, ferramentas de utilidade e agora um arquivo histórico de jogos, o Download.it atende milhões de visitantes com downloads rápidos, confiáveis e gratuitos a cada mês.


O Novo Lar do Sonic the Hedgehog:

Após uma restauração cuidadosa em 2023, a estátua lendária do Sonic the Hedgehog do SegaWorld London, agora fechado, encontrou um novo lar dentro da sede recentemente realocada da Sega Europe no Chiswick Business Park. Uma vez uma atração central no SegaWorld (um ambicioso fliperama e parque temático lançado em 1996), a estátua agora está no escritório moderno da Sega, cercada por coisas sem graça e sem personalidade como mesas de pingue-pongue, zonas de relaxamento e uma galeria digital.

Link para um vídeo no YouTube que mostra um 'vislumbre interno do novo escritório da SEGA', com pouco mais de um minuto

Originalmente considerada perdida após o fechamento do SegaWorld e sua transição para o Funland Arcade, a estátua ressurgiu em 2019 graças a Danny Russell do Sega Forever. Foi restaurada pelo estúdio de efeitos especiais baseado em Croydon, 13 Finger FX, trazendo nova vida a uma peça querida da história dos jogos. A mudança da Sega Europe para Chiswick, após duas décadas em Brentford, simboliza um novo capítulo para a empresa – enquanto também celebra o retorno de uma das aparições mais icônicas do Sonic no Reino Unido.

Antes:

Depois:


O Bloqueio do Stellar Blade:

Parece que a Shift Up realmente teve discussões com a Sony para resolver isso. Não parece haver mudança com nenhum dos outros jogos com bloqueio regional publicados pela Sony no PC.

Em um movimento que ninguém realmente esperava (já que o oposto foi anunciado apenas uma semana atrás), agora temos o Stellar Blade não aplicando o bloqueio regional sem sentido da Sony. Agora está disponível em mais de 250 países.

Mas:

  • O resto do catálogo próprio da Sony ainda aplica seu próprio bloqueio regional da PSN
  • Stellar Blade ainda tem o DRM Denuvo

Há também uma demo disponível que já está disponível, se você quiser experimentar (no Deck também!):


Nine Sols:

O adorável Nine Sols, inspirado no folclore japonês (com combate muito parecido com Sekiro) e animado à mão, vendeu mais de 800.000 cópias em todas as plataformas agora!

Tem sido a própria odisseia da Red Candle, seis anos, inúmeros desafios e agora um horizonte ensolarado.

Obrigado por caminhar nesta estrada conosco e pela chance de cruzar caminhos no Caminho.

Eu também amo como é chamado de 'Taopunk' – uma fusão da filosofia taoísta e um cenário cyberpunk: mitologia oriental + elementos de ficção científica.

Se você gostou do Nine Sols, a propósito, procure Bō: Path of the Teal Lotus. Enquanto Nine Sols é um combate baseado em reação, Teal Lotus é mais plataforma, mas ambos são lindos em seu cenário.


Xbox Portátil Deixado de Lado:

A Microsoft aparentemente (embora, para ser justo, não seja 100% confirmado, mais como 75%) 'temporariamente' deixou de lado seu próximo dispositivo portátil Xbox interno para se concentrar em melhorar o desempenho de jogos no Windows 11. Especialmente para dispositivos de terceiros como o modelo Ally com marca Xbox da ASUS que compartilhei em alguns posts de notícias atrás - "Projeto Kennan".

Embora existam vários protótipos para um portátil Xbox de 10ª geração, as prioridades internas mudaram para melhorar a experiência de software para portáteis baseados em Windows, o que, vamos admitir... é muito ruim e precisa de trabalho.

A decisão parece influenciada pela ascensão do SteamOS, que oferece melhor desempenho e vida útil da bateria em dispositivos como o ASUS ROG Ally e o Lenovo Legion Go. A Microsoft continua comprometida com o desenvolvimento de seu próprio hardware portátil no futuro, mas por agora, está focando em parcerias e otimização de plataforma.

Aqui está um artigo no Windows Central, por Jez Corden, que entra em muito mais detalhes sobre o fato de não ser confirmado-confirmado

E aqui está uma das imagens vazadas do console Xbox-Ally-Kennan:


Remake de Persona 4?

O dublador Yuri Lowenthal talvez tenha revelado que há um remake de P4 chegando, talvez por despeito? Em um post agora deletado no Bsky, ele simplesmente não se conteve:

Então, acho que agora estamos ansiosos por isso?


Cyberpunk 2077:

Cyberpunk 2077: Phantom Liberty vendeu 10 milhões de cópias e Cyberpunk 2 entrou na fase de pré-produção!

Isso é... honestamente muito, mas também é incrível de ler em cada um. Sua única DLC (tendo planejado duas, mas abandonado a segunda) vendendo tanto é mais do que merecido. Phantom Liberty vale seu peso em ouro!!!

Você pode ler tudo sobre isso no relatório de resultados do Q1 2025 do Grupo CD Projekt aqui, se estiver interessado.


The Witcher:

Para começar, The Witcher 3: Wild Hunt vendeu 60 milhões de cópias! Um número insano que está muito perto de igualar o de Skyrim!

Também acabou de ser anunciado que The Witcher 3: Wild Hunt está recebendo suporte a mods multiplataforma:

Vamos introduzir suporte a mods multiplataforma para PC, PlayStation 5 e Xbox Series X|S ainda este ano. Pela primeira vez, criar, compartilhar e aproveitar mods para The Witcher 3: Wild Hunt será mais fácil e acessível do que nunca.

Mais informações serão divulgadas em breve, mas por agora você pode verificar o link aqui para ler mais!

E se isso não for Witcher suficiente para você, você pode assistir à Celebração do 10º Aniversário com os desenvolvedores:

Faz 10 anos desde o lançamento de The Witcher 3: Wild Hunt. Para marcar esta ocasião, convidamos algumas pessoas incríveis que trabalharam no jogo para voltar no tempo e compartilhar algumas histórias.

...com este link aqui para o YouTube. Dura 20:33 e vale o seu tempo!

...e por último, eu simplesmente amo esta arte de IfrAgMenTIx, e tive que deixá-la aqui abaixo:


Selaco:

Eu já falei sobre Selaco um milhão de vezes agora, já que é pura magia o que os desenvolvedores fizeram com o motor GZDoom para fazer um jogo parecer tão bom, mas vou fazer de novo:

A história ocorre durante uma invasão violenta a Selaco, uma enorme estação espacial abrigando os últimos refugiados após a queda da Terra alguns anos antes. Você joga como Dawn Collins, uma Capitã da Segurança ACE que, com sua recente promoção e altos níveis de autorização de segurança, está investigando a verdade por trás da história obscura de Selaco. Antes que ela possa terminar sua investigação, Selaco é abalada por explosões e invasores armados.

Encontre a página do jogo na Steam aqui se quiser ver/ler mais sobre o Selaco

De qualquer forma, os desenvolvedores anunciaram que Selaco tem uma grande atualização (V0.90) e uma promoção (seu maior desconto até agora!) na Steam no momento. Eu listaria alguns, mas a lista e as mudanças são tão extensas que é melhor você lê-las aqui:

Leia todas as extensas notas de patch e o anúncio aqui

E confira o vídeo da Digital Foundry sobre o jogo, com o quão impressionados eles estão com ele!


Punisher de 2005 (uma versão 'definitiva'):

Este é um bem específico que encontrei, mas sempre há a chance de haver um fã do jogo The Punisher de 2005 para PS2 aqui. O usuário Javi096 fez o seu melhor para compilar as melhores substituições para tornar esse jogo a versão 'definitiva' que pode ser. Inútil até escrever este parágrafo, apenas leia as notas do usuário sobre ele:

Olá a todos! Compartilhei isso com algumas comunidades do Punisher, pensei em compartilhar aqui caso haja fãs e porque fiz tudo isso em um Steam Deck.

No último ano mais ou menos, tenho tentado montar o que considero uma edição completa de conteúdo para a versão PS2 do clássico jogo do Punisher. Na época, foi pesadamente censurado e faltavam exclusivos da versão PC, como trajes exclusivos para o Punisher. Graças ao recurso de substituição de texturas e sorte em encontrar extrações de texturas dos trajes exclusivos, consegui trazer esses trajes para a versão PS2 pela primeira vez na história! Fui ainda além e adicionei trajes adicionais para dar ao jogo uma boa variedade de conteúdo.

Nos arquivos que incluí, há um arquivo de trapaça para remover a censura e adicionar mais violência ao jogo. Assim como um pacote de texturas em HD criado por Bl4ckH4nd no GBAtemp. As instruções estão incluídas sobre como configurar tudo.

(nota, o link para o pacote que eles compilaram está aqui com este link para o Google Drive)

Por último, este link é para um novo mod que foi criado que restaura ainda mais conteúdo cortado e adiciona ainda mais sangue e violência


Primeiro-Ministro Tailandês & Game Boy:

Não há muito o que eu possa pensar para dizer sobre isso também, é simplesmente incrível: um dos repórteres entrevistando o primeiro-ministro da Tailândia tem uma 'câmera' que você reconhecerá:


Reshade 6.5 lançado:

ReShade é basicamente uma ferramenta gráfica poderosa que permite adicionar efeitos de pós-processamento personalizados à maioria dos jogos de PC. Pense nisso como filtros do Instagram, mas muito mais avançados e aplicados ao vivo enquanto você joga.

O que ele faz:

Ele "injeta" a si mesmo no pipeline de renderização do jogo. Isso permite que ele capture a imagem logo antes de ser mostrada na sua tela e aplique uma ampla variedade de efeitos visuais (chamados shaders).

Coisas comuns que as pessoas usam:

  • Correção de Cor: Tornar as cores mais vibrantes, mudar o clima (ex., dessaturar para um visual mais sombrio, adicionar um tom quente).
  • Nitidez: Tornar texturas borradas mais nítidas.
  • Profundidade de Campo (DoF): Criar fundos/primeiros planos borrados cinematográficos.
  • Oclusão Ambiental (AO): Adicionar sombras de contato sutis para mais profundidade.
  • Anti-Aliasing: Suavizar bordas serrilhadas, muitas vezes melhor que as opções do jogo.
  • Grão de Filme, Bloom, Flares de Lente: Adicionar toques estilísticos.

Em resumo:

Ele permite que você personalize a aparência dos seus jogos, muitas vezes melhorando drasticamente os visuais, fazendo jogos antigos parecerem mais novos ou apenas ajustando as coisas ao seu gosto pessoal.

Registro de alterações aqui se você quiser ler mais sobre o que mudou nesta versão


Carcaça personalizada para PlayStation 2 Slim:

Eu simplesmente adorei como esta ficou, pensei que alguém poderia se interessar por isso! O link para ela está disponível gratuitamente aqui, se você quiser clicar!

Eles também incluíram o arquivo STEP nisso, se você quisesse remixar ou construir algo a partir dele!


Steam Deck – com watercooling:

Não sei, vou apenas copiar as palavras deles para este também. Encontrei este usuário que postou: Construí um loop de water cooling personalizado para o meu Steam Deck usando peças sobressalentes de uma construção antiga de PC. Também brinquei com overclocking e undervolting, e fiquei bastante fascinado.

A comunidade do Steam Deck está cheia do tipo que gosta de mexer, e esses tipos de projetos geralmente são mais do tipo 'porque eu poderia', não deveria!

De qualquer forma, aqui estão os esforços deles em suas próprias palavras (e fotos!)

Modificações no Sistema:

Usei o Smokeless UMAF Runtime Patcher para modificar a BIOS e aumentar o limite TDP do padrão 15W para 27W. CPU overclocked de 3.5 GHz para 3.6 GHz. GPU overclocked modestamente de 1.6 GHz para 1.7 GHz. Também apliquei um ligeiro undervolt de -10 mV para a CPU, GPU e SoC.

Por que apenas +100MHz de OC?

Eu sei que o Deck pode lidar com mais, e testei overclocks maiores — mas decidi reduzir e priorizar o equilíbrio entre desempenho da CPU e GPU.

Meu raciocínio foi: se eu overclockar a CPU muito agressivamente, ela pode consumir tanta energia que a GPU não teria margem de TDP suficiente — e vice-versa: se a GPU consumir muita energia, a CPU poderia se tornar o gargalo. Como ambos os componentes compartilham o mesmo orçamento de energia (mesmo com o limite aumentado de 27W), empurrar um muito longe pode acabar prejudicando o outro.

Então, em vez de ter um componente rodando muito mais rápido enquanto o outro é limitado, escolhi overclockar modestamente ambos em 100 MHz. Dessa forma, eles podem operar de forma mais equilibrada sob carga, e o sistema permanece estável, responsivo e frio.

Resultados Térmicos (com loop personalizado)

Todas as temperaturas são medidas enquanto jogo em resolução Full HD (1920×1080) via saída HDMI — não na tela nativa do Steam Deck. Essa resolução mais alta coloca carga extra no sistema, tornando esses resultados ainda mais impressionantes: Temperaturas em idle:

  • ~27–29 °C (dependendo da temperatura ambiente)
  • Doom Eternal (configurações médias): ~40–45 °C sob carga
  • Helldivers 2 (configurações baixas + upscaling interno): ~50–55 °C
  • Temperatura máxima observada, mesmo durante sessões longas: nunca acima de 60 °C

Notas & Observações:

Provavelmente não ganhei na loteria do silício — tentei undervoltar mais, mas meu sistema ficou instável muito rapidamente, então não pude ir muito além de -10 mV na CPU, GPU e SoC. Ainda assim, o pequeno undervolt roda completamente estável sem efeitos negativos. O sistema parece ágil, estável e, mais importante: silencioso e frio. Water cooling em um portátil é obviamente exagero, mas foi um projeto divertido e adoro os resultados.


Game Pass em Maio:

Apenas um gráfico útil, para mostrar o que foi geralmente considerado um mês incrível e difícil de superar de títulos do Game Pass, e alguns que ainda estão para chegar:


Expedition 33 vende 3.3 milhões:

Expedition 33 vendeu (mais que este número, no momento em que você está lendo isso!) 3.3 milhões de cópias. Você já jogou? Está obcecado? É engraçado como um jogo por turnos causou tanto burburinho em todos os círculos de jogos ultimamente!


LEGO Gear Rex:

Há um tempinho atrás, compartilhei uma construção alternativa divertida de LEGO que encontrei. Uma pega (em teoria, na prática eu não tenho ideia de como as pessoas conseguem descobrir isso!) um conjunto de LEGO existente e constrói algo completamente diferente com cada peça do conjunto.

(aquele post, onde o usuário pega um conjunto de safári e faz o Shagohod do MGS está aqui se você quiser dar uma olhada)

De qualquer forma, encontrei outro, desta vez o Metal Gear Rex sendo feito do conjunto de LEGO de uma Millennium Falcon.

Não sei como as pessoas descobrem isso, isso é incrível para mim, especialmente porque sou um grande fã de MGS.

As instruções / página sobre como fazer está aqui no rebrickable se você quiser ver tudo, incluindo um vídeo no YouTube sobre isso!


PS2 no meu Steam Deck:

Tenho revisitado minha configuração do RetroDECK no meu Steam Deck nos últimos dias. Eu estava emulando um grande número de jogos de Switch no meu Deck, mas tendo há muito tempo retornado ao mundo do hardware Switch com um OLED que eu modifiquei (para aquele adorável mundo de temas personalizados CFW), voltei e removi 99% deles da minha pequena biblioteca e, em vez disso, estou focando em títulos de PS2 (e PS3).

Então, o que eu faço é:

  • Uso o RetroDECK no meu Steam Deck, prefiro muito mais isso do que o EmuDeck, pois não quebra a cada semana ou duas. É estável e me permite executar tudo, incluindo meus ROMs, emuladores, BIOS, mods, pacotes de texturas, etc., tudo de um cartão SD – com facilidade. Link para o site deles aqui

  • Eu pego pacotes de texturas em HD para os jogos de PS2 que estou curtindo visualmente, para experimentar eles da forma mais bonita possível. Esses pacotes atuam como texturas em resolução mais alta que substituem as originais dos jogos. O tamanho pode variar de algumas centenas de MB até o maior que encontrei até agora: 29GB em um título de Silent Hill. Baixe os Pacotes de Textura HD, coloque-os na pasta, ative nas configurações e o visual fica lindo. Aqui tem uma ótima coleção desses pacotes, se você estiver curioso, no archive.org

  • E claro, também ajusto as configurações no PCSX2, o emulador de PS2, e aumento a resolução de saída para o que ficar mais agradável pra mim.

Estou meio que novo na biblioteca do PS2. Ou melhor, não novo, só que... nunca mergulhei de verdade, além de alguns títulos grandes óbvios. Enfim, aqui está o que tenho até agora, só porque... escrevi tudo isso e agora preciso dar alguma conclusão pra esse desabafo:


Promo de DOOM:

Essa aqui foi vista em Barcelona (na Plaza Drassanes) e obviamente é um anúncio pago e encomendado — mas é maravilhoso mesmo assim.

Celebrando o novo jogo DOOM (The Dark Ages):


Arquivo da Game Informer:

O arquivo da Game Informer acabou de ser atualizado com todo o seu acervo, então se você tem nostalgia ou curiosidade pelos anos 90 e pelos games, isso vai ser um prato cheio!

Desde o retorno da Game Informer em março, temos oferecido um arquivo com todas as edições da revista desde 2012. Com a expansão de hoje, agora esse arquivo inclui todas as edições da Game Informer, desde a número 1, publicada originalmente em 1991.

Você pode acessar o anúncio oficial deles aqui, que te leva ao arquivo

Ou, se não quiser criar uma conta para acessá-los (porque sim, a Game Informer exige isso, bobagem), então você pode ler todas as edições da Game Informer no RetroMags:

O link é esse aqui!


Acho que é isso?!


Apesar de ter muito mais coisa pra escrever e compartilhar, às vezes acho que exagerar é demais. Já estou quase com 4.000 palavras nesse post, então... talvez seja melhor parar por aqui!

Se quiser ler meus posts anteriores de Notícias de Games (estão começando a acumular!), você pode encontrá-los aqui:

Se quiser ver mais das minhas descobertas ou coisas estranhas sobre games das quais nunca paro de falar, você pode me encontrar no Mastodon:

no comments (yet)
sorted by: hot top controversial new old
there doesn't seem to be anything here