Eu admiro o caminho que o Eduardo Moreira fez, e acho ele um bom traidor de classe (isso é um elogio).
Como Marxista, eu admito que ele tem um caminho a percorrer ainda e que se ele parar onde está vai ser um aliado tático mas não vai ser um aliado pra sempre. Por enquanto ele ainda é um bom reformista. Um dos melhores que a gente tem. Muito melhor que Ciro e o PDT de hoje, muito mais avançado que PT, com um discurso mais efetivo que o PSOL eleitoral de hoje.
Mas é um reformista. Isso significa que ele vai propor coisas que têm limitações, que não vão resolver os problemas de uma vez por todas e que a burguesia pode facilmente reverter. Mas eu ficaria feliz de ver ele influenciar e avançar as pautas reformistas de hoje, que estão extremamente tímidas e contaminadas de liberalismo.
Eu ainda acho que ele não terminou a jornada dele de traição de classe e ainda tenho esperança de que essa jornada jogue ele no colo do capeta marxista. Ele é inteligente e lê bastante literatura de esquerda. Tô na expectativa de ele acabar indo mais longe.
Acho até possível que isso já tenha acontecido mas que ele é suficientemente inteligente pra não se declarar marxista abertamente agora, e cativar um pouco mais a esquerda e construir ainda uma base de agitação e propaganda forte antes de começar a falar jargões marxistas. Se isso acontecer, ele tem potencial de ser muito grande. Talvez o mais prolífico agitador marxista desde Luis Carlos Prestes.
Maaaas, talvez isso seja wishful thinking do meu lado. É bom sonhar. Mas o mais provável é que ele se mantenha no campo reformista e seja para nós um Jango, um Brizola, um Lula dos anos 90, etc. O que honestamente não é pouco. Especialmente no tempo que estamos vivendo.
Mas acho que ele é o reformista mais avançado no Brasil hoje. E isso significa que abraçar ele, se aproximar dele e tentar trazer ele pro nosso lado é sempre uma boa idéia.