CVT em tese teria como remapear central pra mudar os ajustes da polias a cada rotação e velocidade. Pessoal só remapeia ECU de motor, e pra firula, mas a possibilidade de fazer isso em CVT pra resolver velocidades ideais pro uso do dono existem. Tenho Fit com CVT e ele tem uma relação baixa, então mesmo na lenta ele pula rápido pra uns 30km/h, aí mesmo sendo coisa barata (R$ 18 mil) faz fácil 10km.litro na cidade, coisa difícil de fazer em manual 1.0 (Nunca consegui nem perto).
Pra coisa pesada em estrada de chão e cia, uma coisa que ocorre é comer encaixe de ponta de eixo, e gastar retentores, porque com o peso o motor na prática aplica força alta na hora da explosão do cilindro, e então fica lento, aí o rastro fica trepidado. A ponta de eixo é quem absorve mais impacto, aí a folga de 0,01mm logo aumenta, e uma hora come a ponto de ficar lisa, ocorre tipo isso: https://i.ytimg.com/vi/ORbbxse-GnQ/sddefault.jpg Vemos mais em caminhão e trator, mas em pickup e em carro adaptado pra carga também, nesse caso é a trizeta quem sofre os impactos, mas você nota que mal deu 30 mil km e já tá com folga de novo, tipo quando você coloca carroceria em carro velho e usa pra carga tipo 200-300kg. É nítido o desgaste que esses soquinhos de cambio manual geram. Mas... em carro comum não é comum, era coisa de Corcel velho e cia, talvez o aço da época era mais frágil, em carro mais recente mesmo com 300-400 mil km é raro ver isso (E trizeta tá R$ 40, entre começar o barulho e ela desmontar de tanto desgastes, sempre dá tempo de encomendar via web e ser entregue lá no fim do mundo).
No caso de coisa potente tipo 300-400cv, os trambolhos pesadões de 2 toneladas (Falando em SUV), talvez esses tranquinhos gerem patinação fácil, mas em pickup comum, leve ou pesada (Hillux, S-10, até F-250 CD e cia), não é relevante, pessoal atola muito pela mania burra de sair acelerando, quem faz isso faz essa cagada tanto em MT como em AT, não dá pra jogar a culpa em MT. Se tiver diferença notável (Patinar fácil até sem acelerar quase nada) talvez seja nos trambolhos de 300cv ou mais, porque em pickup tipo 180cv, ou nas antigas de 83-120cv, precisa pisar fundo pra sair patinando a ponto de ter acidentes graves, é questão de dosar a rotação frente ao atrito com o solo, quanto mais acelera mais flutua sobre a lama e portanto mais devagar vai, é lógica simples, freio ABS existe pra evitar flutuação, se travar pneu ele flutua e não tem atrito decente com o solo, enquanto se ainda roda, o atrito é maximizado, e freia mais cedo. Devia ter o equivalente ao ABS pra evitar patinação em todo veículo aí pessoal entenderia, mas isso só seria possível em AT/CVT mesmo (E o sistema da Fiat que dá uns tranquilos nos Jeep não ajuda, o tranquinho gera patinação, ideal seria sair devagar igual os Jeeps CJ-5 automáticos de 3 marchas dos anos 70, em marcha lenta ele pressuriza pouco óleo então basicamente precisa acelerar pra sair da lenta pro veículo se mover, mas a pressão (No conversor de torque) aumenta devagar então ele nem consegue dar tranco, cambio automático analógico tinha essa vantagem, era lento nessa saída e portanto suave, sistemas eletrônicos e de hidralica mais precisa tem troca de marchas mais rápida mas também permite patinar na saída sem querer).