Não tenho um livro pra indicar, nem sou um especialista, mas da minha experiência pessoal investindo com pouco dinheiro eu diria que a primeira coisa é ter uma reserva de emergência, com valor de algo como seis meses de seus custos. Esse valor pode mudar dependendo da sua situação: se você tiver um emprego instável, como PJ, por exemplo, pode valer a pena ter uma reserva maior. Esse dinheiro pode estar investido, mas ele deve estar em um lugar seguro e deve ter liquidez muito alta: se você precisar dele, você tem que ter acesso na hora. A função desse dinheiro é evitar que você tenha que contrair dívidas com juros altos caso você tenha uma emergência (acidente, demissão, etc.). A maior parte dos bancos digitais tem um investimento específico para isso. É tentador colocar esse dinheiro em algum lugar que renda mais, mas esses lugares tipicamente tem um prazo para retirar o dinheiro ou tem um risco envolvido e em qualquer uma dessas situações você pode perder dinheiro. A função principal da reserva é ser uma proteção, não gerar dinheiro.
Depois eu diria que é importante você saber por que está investindo: você tem um sonho que quer atingir? Quer comprar um imóvel? Quer se aposentar? Aqui existem muitos casos: como linha geral, em renda fixa, investimentos em que seu dinheiro fica preso por um tempo maior pagam mais. Por exemplo, se você está investindo para comprar uma casa em dez anos, provavelmente vale a pena colocar seu dinheiro em algo que tenha um vencimento longe.
Por último, investimentos mais arriscados costumam oferecer um retorno maior, como em renda variável, por exemplo. Mas nesse caso você pode perder dinheiro também. A dica aqui é que você não deve colocar em coisas muito arriscadas um dinheiro que você não esteja confortável em perder. Nesse sentido, é complicado fazer muitos planos com dinheiro de renda variável.
Diversificar é uma estratégia importante, mas não diversifique muito, principalmente com pouco dinheiro, porque dá um certo trabalho para organizar, tanto para controle pessoal, quanto para fazer o IR.
O reddit tinha guias muito bons sobre finanças, não consigo procurar agora, mas recomendo você dar uma olhada se puder.