Comentando só pra parabenizar a proposta da comunidade. Todas as comunidades de servidores caseiros que já vi são voltadas pra realidade gringa e fica o pessoal exibindo coisas que nunca veremos na vida, ou mostrando máquina melhor do que as nossas e dizendo que pegaram de alguém que iria jogar no lixo. Tudo isso enquanto esculachando os equipamentos que temos acesso, dizendo que nem valem a pena serem usados.
Servidor em Casa
Objetivo é discutir sobre servidores/homelabs/homeservers com foco na realidade brasileira e terceiro-mundista. Consumo de energia, hardware barato, serviços, etc.
ServidorCasa
Exatamente, diferentes realidades requerem diferentes abordagens. Aqui o mercado de usados é diferente, as placa mães disponíveis são diferentes, o custo de energia é diferente, e por ai vai.
Bacana essa comunidade! Uma dúvida: do ponto de vista de consumo energético, usar um notebook é uma boa? Do ponto de vista de custo de aquisição, nada supera uma máquina parada no guarda roupa, mas isso é uma coisa que fiquei pensando. Tem também a vantagem de ter uma bateria pra pelo menos desligar de forma adequada se houver queda de energia.
Tem modelos que possuem sensores de potência, então dá pra você monitorar o consumo via software pra poder avaliar s vale a pena. Se não tiver, só medindo com wattimetro mesmo. Em relação à bateria, se ela ficar 24h na tomada, vai acabar estragando bem rapidamente e em questão de meses pode nem aguentar mais segurar a carga em falta de energia.
Eu diria que pode valer a pena se já tiver o equipamento parado no canto e quiser dar a ele uma utilidade, mas de for pra adquirir só pra essa finalidade, acredito que não seria uma boa ideia.
Será que tem como fazer tipo uns notebooks da samsung que tem um modo "sempre plugado" e que deixam a bateria em uns 85% para não viciar? Por que eu tenho um notebook aqui encostado que tem umas especificações até razoáveis (i5 de 2017 acho, 8gb de ram), e talvez fosse legal pra brincar de hackerman
Uma vez tive a ideia de ligar um relé na tomada e comandar pelo pc, pra desligar quando a bateria tivesse nos 80 e religar por volta de algum outro valor, mas nunca avancei pra montar e ver se realmente preservaria a bateria. Também não tenho nasa sobressalente no momento pra poder fazer experimentações não kkkkkk
A ideia parece boa... hehehe Eu até que sei um pouco como fazer uma coisa desse tipo, já mexi um pouco com arduino. Acho que teria que ser um programa que monitora a bateria e permite a carga quando a bateria está em 50% (sei lá) e para a carga quando está em 85%. Parece um projetinho interessante...
Nem precisaria interfacear com a bateria em si. Daria pra fazer comunicação serial com o pc e ter um script monitorando a bateria via software mesmo. Outra coisa que pensei seria usar alguma tomada inteligente que se conecte na rede e então comandar diretamente pelo pc, sem ter que montar hardware algum, mas talvez ficaria mais caro e sei se a conexão seria estável o suficiente.
Eu até tenho uma tomada inteligente, mas o meu wi-fi é meio ruim. Tenho 2 roteadores que ficam interferindo um no outro (DLink covr 1100 mesh). Passei um cabo de um pro outro mas eles usam o mesmo canal do Wi-Fi e tem vários dispositivos que não funcionam direito. No dia que eu trocar isso pode ser uma forma confiável...
Eu não sou o maior especialista no assunto mas posso dizer que sim, são boas opções! já vi uns vídeos de que notebooks não necessariamente gastam menos energia que desktops, mas acredito que isso vá depender se você acha a placa desktop ideal. Eu mesmo uso um computador "desktop" como server que já tinha em casa mas o processador é de notebook e ele gasta bem pouco (amd c-60). A bateria também é uma bela vantagem mas o problema dos notebooks é que só aceitam poucos hdds e geralmente apenas de 2.5 polegadas (ou ssds).
Esse amd c 60 você comprou usado? não conhecia e fui dar uma olhada aqui e parece um sistema bem antigo... teria alguma sugestão de fonte ou coisa do tipo? Por que essa questão dos HDs realmente me parece uma limitação importante
Realmente é um sistema beem antigo, era do meu pai que ele não usava e nem sei de onde veio para ser sincero. Não recomendo ele, apenas é o melhor que tinha disponível e supre minhas necessidades, mas é bem fraquinho (1Ghz, 2 núcleos e 2 threads).
Quanto a fontes, eu não consegui achar nenhuma recomendada por gringos por um preço decente e nem consegui testar muitas, mas o que posso recomendar é usar uma fonte de notebook com um adaptador chamado Pico-Psu. O picopsu diminuiu cerca de 5w comparado com uma fonte bomba que usava antes dele, o problema é que ele tem poucas conexões sata e suporta até 160w, apesar de ter uns modelos no aliexpress que dizem suportar 200w e tem mais conexões, mas não testei eles ainda então não posso falar nada.
Interessante... Eu tenho vontade de ter um NAS, mas esses da Synology e similares estão pelo preço de um PC novo com specs razoáveis, aí desanima... Mas se der pra montar uma coisa razoável e que não gaste uma energia absurda, pra mim já compensa. O problema é que não tenho muita noção de como fazer.