Segurança Digital

52 readers
1 users here now

founded 11 months ago
MODERATORS
1
 
 

Alguém pode me indicar uma plataforma onde eu possa aprender algo útil, especialmente sobre segurança e redes, e que ofereça certificado? Se for grátis, melhor, mas caso não seja, um modelo de assinatura que dê acesso a vários cursos ao longo do ano também seria interessante.

2
8
submitted 2 months ago by yuribravos to c/seguranca
 
 

Eu assino algumas newsletters sobre tecnologia. Boa parte delas fala de uma forma ou de outra sobre privacidade.

Boa parte delas vem com links atabalhoados de rastreadores.

Tô começando a me incomodar com isso. Especialmente pq não são aqueles links que dá pra copiar sem o rastreamento.

Como vocês lidam com isso?

3
4
7
[Reddit e Facebook] (self.seguranca)
submitted 6 months ago by guilhermegnzaga to c/seguranca
 
 

Primeiramente, acho que nós estamos aqui no lemmy justamente por um descontentamento quase que integral de como as ferramentas citadas acima se depreciaram cada vez mais por causa de interesses financeiros, etc ( isso sem comentar a tragédia do elonversoX, que não demorou 2 anos pra virar literalmente a cabeça do novo dono)

A questão desse post é: Eu ainda uso pra determinados fins minha conta do reddit e do facebook. A gente realmente vai conseguir extinguir isso um dia? Por exemplo, pelo facebook tenho amigos de todo o mundo, aprendi um idioma novo, consigo alcançar as pessoas e no ultima situação que ** precisei** mesmo pra fazer um procedimento básico de manutenção na minha lava-roupas. O reddit eu sou mais do tipo que dá informação de graça pra essa porcaria. Simplesmente, dentro dos campos em que tenho conhecimento, não consigo deixar de ajudar um coitado que queira desbloquear um nintendo, lidar com algum problema de linux, compor no estilo renascentista, aprender baixaria de chorinho etc... Eu dou muita coisa que eu sei pra essa merda e provavelmente com o avanço da intelijença artificial аs minhas respostas se tornarão frases prontas que perderão todo o sentido que se puder perder. Incomoda demais, mas ainda não consigo parar de usar. O que eu dou de bom grado vai virar(se já ñ virou) bosta...

Eu uso uma distribuição de linux que tem um suporte meio exótico e bem ativo, já vi respostas de diversas ai generativas distorçendo as respostas dessas páginas subs e tirando tudo de ordem, deixando os procedimentos uma bagunça e blablablá... Isso deve acontecer com qualquer coisa no mundo. Está cada vez mais difícil obter informação precisa sem ter que abrir um artigo acadêmico que complica trocentas vezes mais.

dá pra eu parar de usar essa merda?! Por enquanto não dá... pelo menos pra mim. digam vcs

TLDR: #enshitification

5
2
submitted 9 months ago by br4b0 to c/seguranca
6
 
 

Quais são as opções/serviços/aplicações para proteger um servidor local (SMB por exemplo) que estão vigentes hoje em dia ?

7
 
 

cross-posted from: https://lemmy.world/post/10999010

Vamos seguir uma simples analogia, tal como Paulo Freire faria:

Imagine o antivírus do computador, como um guarda que protege seu sistema. Um falso-positivo seria como se esse guarda errasse e pensasse que um arquivo bom é um vírus, alertando você sem motivo. É como se o guarda cometesse um engano, indicando algo ruim que, na verdade, é seguro. Isso é o que chamamos de falso-positivo em softwares, quando eles dão um alarme errado, pensando que há um problema quando não há.

Uma explicação mais "robusta":

O falso-positivo em softwares pirateados ocorre quando sistemas de segurança, como antivírus, identificam erroneamente o programa pirata como malicioso, já programas piratas são modificados para contornar medidas de proteção, como chaves de licença ou autenticação online. Que causa o antivírus bloquear ou excluir os arquivos do sistema que contorna as medidas de proteção do programa.

Os antivírus são meramente obrigados a combater a pirataria:

Quando um software é desenvolvido e distribuído de maneira ilegal, ou seja, sem a devida autorização e pagamento ao detentor dos direitos autorais, ele é considerado pirata. Os desenvolvedores de antivírus e sistemas de segurança implementam mecanismos para detectar e bloquear esses softwares piratas. O objetivo do antivírus é evitar *"impactos injustos" em softwares que seguem as normas legais de propriedade intelectual, eles são obrigados por lei a fazerem isso.

*Não é injusto, as empresas focam em ter lucros absurdos ao invés de tornar seus programas mais acessíveis. Um exemplo de empresa que faz isso é a Adobe. "Foda-se o bolso dos consumidores de nossos programas, queremos lucro!"

8
 
 

cross-posted from: https://lemmy.world/post/10927574

Olá! Venho cá compartilhar um pouco do meu conhecimento sobre antivírus.

Se quiser um resumo dos melhores antivírus, ele está no final do post. Grato.

Eu trabalho com engenharia reversa desde 2018, a maioria do meu trabalho é manual. Analisar "binaries", como chamamos no Brasil, executáveis. Utilizo o quem tem de mais recente no mercado para análise de malwares como, dnSpy, IDA Pro, Ghidra, x96dbg, etc.

O termo "malware" define vírus, trojan, e afins, no geral são arquivos maliciosos com o único objetivo de prejudicar você.

Desde 2013, época que eu pegava malware a cada segundo, sendo um moleque querendo baixar seu Minecraft e jogar na paz. Fui aprendendo com o tempo, qual era o botão correto de download em certos sites. Experimentei diferentes antivírus, até eu me tornar um antivírus rs.

Norton, Avast, AVG, Avira, Kaspersky, BitDefender, McAffe, TotalAV, Windows Defender (Windows 7, 8 e 8.1) e MalwareBytes. Esses são os que eu lembro.

Quando eu sabia que pegava algum malware, desconectava a internet e procurava no "regedit" as pastas "Run", deletava o inicializador dos malwares. Depois reiniciava o computador e rodava o AdwCleaner. O sistema ficava como novo. :)

O AdwCleaner foi comprado pela MalwareBytes, em 2016, se eu não me engano.

Desde então comecei a escanear os computadores com o MalwareBytes, somente visando remover os malwares, após isso eu desinstalava o MalwareBytes.

Usei o Avira para os computadores que eu não virtualizava. Foi bom, até a Norton comprar a empresa. https://www.pcmag.com/news/nortonlifelock-buys-avira-to-expand-into-freemium-antivirus-protection

Norton já tinha uma péssima reputação, vinha com os computadores da Samsung e ficava ofertando pacotes. Mesmo modelo do AVG/Avast. "Funky bloatware".

Com o lançamento do Windows 10, surge o Windows Defender, um antivírus para o dia a dia, simples, robusto, gratuito, eficaz e sem jogar ofertas de pacotes pagos na sua cara.

Kaspersky (russo), ganha uma reputação no mercado, muda os servidores para Sweden. https://en.wikipedia.org/wiki/Kaspersky_Lab

A Rússia tem acesso direto a eles, mas visa apenas agentes do governo, "you're safe kiddo".

Kaspersky comprou sua reputação, via anúncios, patrocinando grandes canais do YouTube. Mas é um antivírus, russo, funky e garbage.

BitDefender é caro, McAffe e TotalAV também. BitDefender e TotalAV são decentes. McAffe é meh.

Resumo:

  • MalwareBytes: somente para efetuar remoção de malware, não usar no dia-a-dia.

  • Windows Defender (Windows 10 e 11): usar no dia-a-dia.

Utilizar uBlock Origin no navegador, preferência Firefox ou Librewolf (fork do Firefox).

O senso comum também ajuda, conhecimentos ralos sobre sistemas operacionais também ajudam a se prevenir de malwares.

Essa é a minha opinião e eu aceito criticas.

9
 
 

Olá! Acho que muita gente usa seu próprio endereço de casa para fazer compras onlines, mas, usar endereço de sua casa causa problemas.

Em caso de vazamento de dados, seu endereço é armazenado sem criptografia (na maior parte dos vazamentos), como chamamos de texto "cru".

O seu endereço pode ser usado para "doxxing", ameaças e outros tipos de crimes.

A melhor opção é aderir uma caixa postal. Mas, você pode usar o endereço do seu trabalho e pedir para alguém receber a encomenda. Pode também usar codinomes ao invés do seu nome.

Espero que isso ajude alguém!