this post was submitted on 15 Sep 2023
12 points (100.0% liked)
Notícias
954 readers
4 users here now
Comunidade para publicação de notícias brasileiras ou mundiais
Regras
- O título original publicado pelo jornal deve ser mantido;
- A publicação deve conter o link para a reportagem;
- Apenas notícias recentes são permitidas;
- Encurtadores de link não são permitidos;
- Notícias falsas e desinformação não são permitidas; A persistência na divulgação de notíficas falsas pode levar ao banimento permanente da comunidade;
- Notícias de jornais não confiáveis não são permitidas; Veja lista aqui;
- Conteúdos sensíveis (p.ex.: violentos) devem ser publicados com a tag NSFW;
Regras adicionais
- Sejam educados;
- Bots de notícias devem seguir as mesmas regras anteriores;
- Bots de notícias devem ter uma baixa periodicidade de postagens (2 postagens por hora);
- Evite spam de notícias (não faça muitas publicações num curto espaço de tempo);
- As postagens podem ser em português, inglês ou espanhol;
Community to Brazilian and World News publications
Rules
- Original title should be kept;
- Link to the news are required;
- Only recent news allowed;
- Link shorteners are not allowed;
- Fake news and disinformation are not allowed; Recurring publications may lead to permanent community ban;
- Non-trustable newspaper are not allowed; See list;
- Sensitive content should be displays as NSFW;
Additional rules
- Be polite and civil;
- Bots should follow all the previous rules;
- News bots should have low publish periodicity (2 posts per hour);
- No spam (do not post many publications on a short period of time)
- Posts may be in Portuguese, English or Spanish;
founded 1 year ago
MODERATORS
É uma decisão meio zoada mesmo... Não que eu ache que o modelo do Uber é bom, na verdade acho que é horrível e precário, mas essa decisão do juiz é bem zoada
Verdade, a empresa deixa bem claro desde o início que os motoristas trabalham como "freelancers" e a Uber é apenas uma plataforma intermediária cliente-motorista.
A ifood não é "chefe" dos restaurantes que participam do app, por exemplo. Não dão um salário fixo, só repassam o dinheiro dos clientes (cobrando comissão.)
Acho que a taxa de cobrança no app não seja muito injusta, então não vejo problema.
O único problema nos apps estilo Uber é justamente no fato de taxistas precisarem fazer curso e terem certificação, enquanto motoristas de Uber têm a mesma função sem pré-requisitos.
Algumas das coisas que curso de taxista inclue: direção defensiva, primeiros socorros, mecânica+elétrica básica... Coisas que podem provar essenciais em casos de emergência.
Por outro lado eu entendo que cobrar um certificado vai tirar muito da acessibilidade/viabilidade do app... 😅
Se deram mal taxista, pq todos meus motoristas de Uber com carteira comum de habilitação entregaram o mesmo que eles, inclusive até com mais educação e cordialidade.
Nunca julguei as experiências pessoais de cada um, apenas afirmei que taxistas têm qualificação num curso além de carteira de motorista (ex.: Primeiros socorros, etc)
Eles são exigidos muito mais apenas para conseguir começar a atuar, enquanto o Uber apenas precisa cadastrar no app e sair dirigindo. Se por acaso o serviço final do taxista é ruim, então quer dizer que a qualidade dessa qualificação precisa melhorar/ser mais rígida e/ou que "filtrem" motoristas que não conseguem manter um padrão de qualidade. Nunca afirmei que todos esses cursos são perfeitos, apenas que eles existem.
O que você falou pode ser interessante, mas é um outro assunto e irrelevante para essa conversa.