República Socialista do Brasil
Comunidade de discussão para camaradas marxistas-leninistas.
- Comunidade brasileira para memes: brasil_memes
Regras de convivência:
- Não-marxistas não são permitidos.
Esta comunidade está aqui para facilitar a discussão entre marxistas-leninistas. Marxistas-leninistas-maoistas (e os principalmente maoistas) poderão também contribuir, desde que a camaradagem esteja acima das nossas divergências. Sectaristas que façam sua própria comunidade. Trotskyistas, por favor, estudem.
Vale ressaltar que esta comunidade não se propõe servir de apoio aos comunistas-bebês, mas se surgir uma demanda, qualquer camarada pode articular uma nova comunidade para atender à dúvidas dos iniciados no marxismo-leninismo.
Qualquer defesa dos pontos de vista liberais serão duramente reprimidos.
- Sem linguagem reacionária.
Não tente justificar o seu uso de linguagem reacionária. Fazendo isso, certamente sofrerá um banimento da nossa comunidade. As críticas devem ser baseadas em princípios, sem ataques pessoais ou qualquer coisa do tipo. Paz entre nós, guerra aos senhores, camaradas.
- Sem postagens de baixa qualidade ou fora de tópico
Devemos nos esforçar para manter a qualidade da comunidade. A qualidade das nossas discussões aperfeiçoa a qualidade do nosso conhecimento, que promove a qualidade da nossa prática.
- Sem sectarismo.
Abstenha-se do sectarismo, definido aqui como crítica sem princípios. Publicações que servem para desunir o movimento comunista como um todo devem ser evitadas.
Se críticas devem ser feitas, faça-as de uma maneira baseada em princípios, aplicando a análise marxista. Os camaradas que preferem a atitude sectarista, que façam uma comunidade para isso. Mais importante, o objetivo desta comunidade é compartilhamento de informações, discussões, análises, críticas e afins.
view the rest of the comments
O Jones começa o vídeo falando sobre todos os pontos nos quais foi convencido. E levanta a questão sobre o debate público.
Eu acho que tem progresso. E acho bom que traga algum desconforto pra soberana, sabe? Manter uma linha pública de comunicação.
Acho que a questão é menos sobre fazer autocrítica e mais sobre o objeto das críticas. Parece que ninguém lê teoria sobre tecnologia, internet, redes sociais... Enquanto isso ficam com esse papo tirado daquele curso do Luide de "precisamos ocupar todos os espaços", "precisamos usar o algoritmo pra atingir mais pessoas"... é sempre um papo sobre quantidade, sem nenhuma análise crítica sobre o funcionamento das redes.
Mas não é justamente esse o ponto para um debate público? Levantar esses pontos teóricos, conforme possível?
Por exemplo, eu discordo da leitura deles de que a massa não tenha acesso a conteúdo de vídeo por causa da banda WhatsApp ser grátis. Eu acho q tem q ensinar revanced, grayjay e new pipe pras massas poderem baixar os vídeos e ouvirem mais tarde. Ensinar como pegar arquivo de vídeo no telefone e fazer corte. Acredito que nosso material vai chegar no zap rápido demais!
Porém, querendo ou não, eles são a organização com maior alcance do nosso campo. Cabe manter a estratégia e a comunicação deles afiada. E eu acho que eles tem boa vontade de ouvir crítica e construir junto. Com ressalvas, mas em geral o caminho e as escolhas me parecem razoáveis.