Bem como ninguém ainda postou nada vem eu aqui postando algo.
Vamos discutir estratégias para lidar com depressão, começando por algumas que eu já conheço:
-
Terapia: Não tenham receio de fazer terapia.
-
Atividade física: clichê, mas funciona. Fazer atividade física regular, seja individual seja coletiva, ajuda o organismo a se sentir melhor e reduzir sintomas de depressão.
-
Hobbies: fazer qualquer atividade como hobby ajuda a ter um objetivo extra e ter algo para se animar, hobbies podem ser qualquer coisa mas sugiro evitar alguns como videogames e uso de redes sociais. Não porque essas atividade em si são danosas, mas porque em muitos aspectos as redes sociais tem mecanismos viciantes de prender as pessoas mas que não trazem realmente satisfação pessoal, e muitos videogames também tem isso. Além de ser meio isolantes. Jardinagem, costura, crochê, desenho, e outras atividades manuais são particularmente bons.
-
Estabelecimento de uma rede de apoio: converse com pessoas, de preferência pessoalmente. Reative velhas amizades, busque chamar as pessoas para coisas genéricas como visitar parques, almoçar em qualquer lugar( até mesmo em casa), eventos e não se isole. Apesar de manter amizades ser importante é bom evitar pessoas que te trazem mal. Se alguém costuma só te criticar e nunca te ouvir, você não precisa de se forçar a ficar com essa pessoa. Evite se relacionar com pessoas que sempre precisam de aditivos(drogas, bebidas) para interagir. Apesar de algumas pessoas animarem ou parecer animadas, pessoas com depressão podem acabar entrando num ritmo de vício e isso não é legal.
-
Saia da rotina: Uma maneira boa de procurar atividades e encontrar novas pessoas é ir nas associações comunitárias locais e procurar atividades que elas forneçam. Não tenham receio de perguntar melhor ouvir 300 "não" do que ficar só pensando.
Eu tenho que usar aquela velha tática de "Fake it till you make it". Me força a sair do estado comum de apatia. Minha depressão é crônica, tomo meus remédios e faço acompanhamento psicológico. Tenho que conviver com ela sempre e essa é a única forma que encontrei.