this post was submitted on 22 Jul 2023
11 points (92.3% liked)
Linux Brasil
769 readers
20 users here now
Comunidade Lusófona de entusiastas Linux.
Bem vindo ao nosso agregado de links sobre Linux.
Geral
Chat
founded 1 year ago
MODERATORS
you are viewing a single comment's thread
view the rest of the comments
view the rest of the comments
Cara, de uma forma geral é não instalar coisas de lugares esquisitos. Não baixe e compile nenhum código fonte que você achar sem ter certeza da autenticidade. Não rode comandos sem entender o que eles estão fazendo exatamente. Nunca faça login no seu usuário root.
Use sempre os repositórios oficiais e flatpaks/snaps (evite appimages). Não instale nada via ppa (ubuntu-based), AUR (arch-based) sem conferir o que você está instalando.
Fora isso, use um firewall, apesar de provavelmente o seu roteador já fazer essa função.
Antivírus é desnecessário, mas não fará mal se você instalar também.
Por que você recomenda flatpak e snap em vez de AppImage?
Porque AppImage não tem um repositório, então há o risco de você baixar algum AppImage que pode conter algum rootkit.
Além disso, a containerização do AppImage é a pior das 3 alternativas e não tem nenhum mecanismo de updates.
Bom, aí você sempre depende de quem faz a manutenção do repositório para agir de boa fé, também. Não que isso já me tenha sido um problema, mas a questão de confiança é simplesmente passada pra outra pessoa. O único jeito de não sofrer isso é rever você mesmo o código fonte e se responsabilizar pela compilação.
Não sou uma pessoa da ciência da computação, mas essa é uma discussão que já tive e sempre acho complicado olhar para quem mantém repositórios como bastiões da moralidade. De novo, nunca tive uma experiência ruim, mas ainda são pessoas, de todo modo.
Quanto à containerização, boto fé. Não conheço muito as tecnologias envolvidas, mas sempre vi elogios aos flatpaks e snaps da vida, apesar de ter visto também muitas críticas, especialmente ao snap. Você sabe algo a esse respeito? De todo modo, obrigado pela resposta.