[-] tmpod@lemmy.pt 2 points 22 hours ago

I agree it's a nice way to try it out, though it has some limitations. Also, my experience with encryption at rest has been a mixed bag, though I think that's just because Nextcloud's implementation isn't quite mature enough.

(happy cakeday!)

10
submitted 1 day ago by tmpod@lemmy.pt to c/portugal@lemmy.pt

Já começaram há uns dias, fica aqui para acompanharem.

9
submitted 2 days ago by tmpod@lemmy.pt to c/portugal@lemmy.pt

Publicação informativa de um eurodeputado (PS) no /r/portugal

Eis a mensagem principal:

O meu nome é Bruno Gonçalves e fui eleito para o Parlamento Europeu nas eleições do último ano. Indo direto ao assunto, quero começar por agradecer a vossa mobilização em torno do tema “chat control”. Os vossos emails, posts e mensagens nas redes sociais representam uma parte importante do processo democrático, que é o escrutínio do nosso trabalho.

Como é impossível responder a todas as solicitações, escolhi utilizar canais informais para prestar alguns esclarecimentos, seja através deste post, seja nas minhas contas no Instagram, Tik Tok, etc. Vou tentar ser breve...

Sim, a proposta da Comissão Europeia excede os limites de proporcionalidade e não demonstra o devido cuidado com a privacidade pessoal. Ninguém discorda do combate à exposição de conteúdos sensíveis de menores de idade, mas não faz sentido sujeitar todos os utilizadores de uma aplicação de mensagens privadas à filtragem geral daquilo que decidem partilhar nessa plataforma.

Felizmente, o processo legislativo europeu não depende apenas desta instituição. Ou seja, isto foi apenas a proposta inicial, que será posteriormente negociada pelos co-legisladores: o Parlamento Europeu, onde eu trabalho, e o Conselho da União Europeia, onde está representado o Governo de Portugal.

As mensagens das últimas semanas têm sido focadas nas negociações que atualmente decorrem no Conselho, a propósito de uma (eventual) maioria de países para aprovar uma versão deste regulamento. Consta que esta preservaria, pelo menos em parte, a lógica inicial da Comissão Europeia, ou seja, a vigilância indiscriminada de comunicações privadas.

Face às circunstâncias, escrevi uma carta à Ministra da Justiça e à Secretária de Estado dos Assuntos Europeus, subscrita por mais eurodeputados, a pedir esclarecimentos sobre a posição do nosso país. Como se trata de outra instituição europeia e o nosso partido não desempenha funções governativas, esta é a via que temos para escrutinar o trabalho no Conselho da UE.

Por outro lado, a posição oficial do Parlamento Europeu é clara: não permite vigilância generalizada, nem a aplicação de filtros de deteção para apps de comunicação privada encriptada end-to-end. Além disso, rejeita a criação de uma ‘backdoor’ aos sistemas de encriptação referidos, dado o eventual risco acrescido de vulnerabilidade. Foi votada em novembro de 2023, ainda antes do meu mandato ter início.

Significará isso que a posição aprovada pelo Parlamento Europeu é perfeita? Certamente que não, mas corrige problemas fundamentais que têm sido identificados e que motivam a grande maioria das preocupações que nos têm chegado. No último ano, a minha equipa reuniu com duas ONGs da especialidade (uma nacional, outra europeia) precisamente para compreender melhor as diferenças entre as posições das instituições europeias.

Acrescento ainda que, após o Conselho aprovar a sua posição, terá de negociar uma versão comum com o Parlamento. Só depois desse “trílogo” entre as instituições ficar concluído com sucesso é que existirá, oficialmente, uma lei para aplicar dentro da União Europeia.

Em último lugar, antes de concluir o processo legislativo, os deputados do Parlamento Europeu que não estão diretamente envolvidos nas negociações, incluindo os que não estão na comissão parlamentar responsável (que é o meu caso) são chamados a aprovar ou rejeitar.

[-] tmpod@lemmy.pt 1 points 2 days ago

Boa sorte com isso!

[-] tmpod@lemmy.pt 3 points 6 days ago

O ano passado acabei por não conseguir ir, queria ver se este ano arranjava um dos dias...

[-] tmpod@lemmy.pt 1 points 6 days ago

Realmente a tua situação é muito desagradável, mas daí a generalizar, não sei. Talvez sejamos mais "barulhentos" que outros povos, à semelhança dos Espanhóis, Italianos, Gregos, etc, contudo o que descreveste parece-me ser uma situação bastante anómala, especialmente tendo em conta a notável simpatia do teu prezado vizinho.
Se de facto te incomoda e não te permite descansar nos teus momentos de lazer, nomeadamente à noite, não me parece de todo descabido entrar e contacto com as autoridades. Podes ainda antes tentar falar com a administração do condomínio, caso se aplique.

Quantos aos escapes abertos, é algo que me tira do sério quando apanho na rua, mas felizmente tem sido bastante esporádico. Talvez esteja só com sorte. A polícia devia apertar muito mais com isso, sem dúvida. E claro, menos carros nas ruas seria ótimo também...

10
Luta contra o Chat Control (fightchatcontrol.eu)
submitted 1 week ago by tmpod@lemmy.pt to c/tecnologia@lemmy.pt

Esta legislação continua pendente com muita pujança.

Em Portugal, há muitos eurodeputados indecisos e pouquíssimos claramente contra. Se não concordas com a proposta, envia emails aos deputados que mais se alinham contigo!

12
submitted 3 months ago by tmpod@lemmy.pt to c/portugal@lemmy.pt

Faz muita falta. É triste ver estas espécies desaparecerem das paisagens, em prol dos eucaliptos e outras espécies invasoras.

Assinem!

12
submitted 9 months ago by tmpod@lemmy.pt to c/portugal@lemmy.pt

A proposta da Hungria de Órban para a reunião do Conselho #ChatControl de amanhã continua igual e a colocar em risco todos os cidadãos, incluindo as vítimas que diz querer proteger

Copiado da publicação da D3 na ciberlandia.pt

5
submitted 9 months ago by tmpod@lemmy.pt to c/tecnologia@lemmy.pt

Notícia já antiga, mas passou-me completamente ao lado. Alguém sabe mais alguma info? O desenvolvimento e modelo final vai ser aberto? Presumo que não, mas era bastante bom que fosse, uma vez que se trata de financiamento e recursos computacionais públicos...

Não sei se há malta da ANSOL por estas bandas, alguém de lá é capaz de saber mais alguma coisa.

17
submitted 1 year ago by tmpod@lemmy.pt to c/portugal@lemmy.pt

Parece que fugiram cinco criminosos perigosos da nossa prisão de maior segurança...

Bem, vejam as caras deles e mantenham-se seguros!

12
submitted 1 year ago by tmpod@lemmy.pt to c/portugal@lemmy.pt

BdP recomenda que Governo mude lei para evitar subida de comissões do MB Way A SIBS vai passar a permitir a associação de contas bancárias ao MB Way, em vez da associação apenas de cartões, como acontece actualmente. É uma alteração à estrutura da solução de pagamentos que não traz alterações substanciais para os utilizadores – pelo menos, na forma de funcionamento do serviço. Mas a mudança poderá, na prática, significar um aumento de custos para os consumidores, tal como alertou a Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – Deco no mês passado. Agora, é o Banco de Portugal (BdP) quem o diz, numa recomendação enviada ao Governo, onde o regulador confirma que, se a lei em vigor não for alterada, os bancos poderão aumentar as comissões cobradas pela utilização do MB Way.

10
submitted 1 year ago by tmpod@lemmy.pt to c/portugal@lemmy.pt

Ia para entrar no portal da Caixa e deparo-me com um certificado expirado no sistema de autenticação... Parece que expirou de 31 de agosto para 1 de setembro. Não sei como estava ontem, não entrei no portal, mas acho estranho. Como é que deixam assim expirar um certificado?

18
submitted 1 year ago by tmpod@lemmy.pt to c/portugal@lemmy.pt

Sismo de 5,3 sentido em Portugal continental. Detectadas três réplicas O epicentro localizou-se a 60 km a oeste de Sines. A Protecção Civil não tem registo de vítimas ou de danos de maior. “Apelamos à população para que mantenha a serenidade”, disse o Governo.

Alguém sentiu? Pelos vistos foi por volta das 5 e pouco da manhã.

9
submitted 1 year ago by tmpod@lemmy.pt to c/portugal@lemmy.pt

Pelos vistos o Montenegro anunciou uma redução do preço do atual passe ferroviário (primeiro abrangendo só os regionais mas entretanto alargado a urbanos, inter-regionais e intercidades) de 50€ para 20€!
Isso significa que bastaria fazer, por exemplo, a viagem Porto-Lisboa-Porto duas vezes por mês para ficar mais barato que até os preços mais baixos da Flixbus (difíceis de conseguir sem bastante tempo de antecedência). Para distâncias maiores ou percursos menos comuns (onde os autocarros são naturalmente mais caros), o benefício é ainda maior.

Só acredito quando vir a coisa aprovada e implementada, mas fico muito curioso.

13
submitted 1 year ago by tmpod@lemmy.pt to c/portugal@lemmy.pt

publicação cruzada de: https://lemmy.pt/post/6224561

Há duas coisas que unem Iúri e Rui: ambos são de segundo plano na estrada, mas são, na pista, do melhor que há no mundo. Neste sábado, provaram-no em Paris, com uma medalha de ouro para Portugal.

[-] tmpod@lemmy.pt 36 points 1 year ago* (last edited 1 year ago)

StreetComplete is godsend. Editing OSM in JOSM, iD, etc, is not trivial and involves reading a lot of documentation and forum posts (if you care to do things right), which of course isn't anywhere near practical for small devices when you're on the go, surveying.

This app changed my whole routine. The interface is really solid and helps the community target important tasks, rewarding it with little prizes. Althewhile, the gamification is kept at a very healthy level, to avoid attracting leaderboard seekers and whatnot, which would certainly lower the quality of contributions.

I think the contribution day grid (akin to GitHub's thing) as well as the dynamic category explorer, the badges and the OSM-related projects it reveals to you bit by bit really bring everything together. It's an incredible tool!

For the experienced (and this is not said lightly), there is the expert version, which adds more advanced editing features for those looking for a bit more control in regular SC.

[-] tmpod@lemmy.pt 35 points 1 year ago* (last edited 1 year ago)

Here in Portugal, most display useful info like date, time, outside temperature (with varying degrees of accuracy), as well as services provided by the pharmacy or some general (often season specific) health recommendation.

The use of a bright green sign is, of course, to seek attention, but it's also useful to quickly spot an open place at night, when most are closed and only a few remain opened longer in each town/city neighborhood (called "farmácias de serviço", i.e something like "pharmacies in service"; they usually rotate between themselves each week). Nowadays you can check which places are available at night through a nice website, but the signs remain a useful thing, nonetheless.

The animations are just a culture thing now, I'd guess. Different pharmacies employ different animations, some wackier, some less, though there are very common animations for sure, such as the one where a 3D cross is animated rotating on multiple axis at the same time, making a nice spin back to its original position.
Why? I dunno, they break up the usual info display and help grab attention? I dunno, you get used to it and it mostly gets filtered into the background hehe

[-] tmpod@lemmy.pt 47 points 1 year ago

musl isn't vulnerable, as per https://fosstodon.org/@musl/112711796005712271

The exploit isn't that practicable, since it takes a very long time on 32 bit systems, which are ever rarer to see.

[-] tmpod@lemmy.pt 16 points 1 year ago* (last edited 1 year ago)

This isn't the right community for support questions, we're more interested in questions that spark discussions. Please avoid posting similar stuff again, and try communities like !linux@lemmy.ml.

Cheers!

[-] tmpod@lemmy.pt 24 points 1 year ago

I feel you lol. I wish less people came to Portugal, especially Lisbon and Porto. It's a bit ridiculous sometimes. The culture people come looking for is slowly dying or becoming a fake version of itself because legit stuff is being pushed out of historical centers, in favor or tourist attracting alternatives. The issue of overpricing (because all the English, German, French, etc, visiting Portugal earn way better than us here in average) is ludicrous, it's becoming harder to enjoy the places we used to go 15 or 20 years ago.
sigh

[-] tmpod@lemmy.pt 22 points 1 year ago

If you have your own domain, I recommend Migadu. They take care of all the boring parts of hosting email, while being cheap and very reliable. All you have to do is[1] follow their guude to setup some DNS records and double check everything is right. After that, you have a working email account with unlimited addresses, inboxes and a bunch more nice features.

[1]: Besides getting a domain name, which you should get anyway, since it gives you more control over your digital identity and makes it much easier to migrate providers in the future.

[-] tmpod@lemmy.pt 23 points 1 year ago

No, you can leave it in case someone might be thinking of asking the same. The community isn't really moderated atm either way (though that may be changing soon :tm:).

[-] tmpod@lemmy.pt 28 points 2 years ago

I've loved the idea behind Lemmy since I first discovered. At first, I was using lemmy.ml, but then I saw the opportunity to provide a nice space and expand my sysadmin skills. Since there was no Portuguese instance yet, I thought why not create one?
Since then, I've met more people hosting Portuguese services and it has been great :D

For funding, I'm working on two ways: the typical donations and trying to secure support from local FOSS organizations. At the moment, the server costs are not prohibitive and there have been some donations already. I've also been talking to some of those orgs and it's going well :)

view more: next ›

tmpod

0 post score
0 comment score
joined 4 years ago
MODERATOR OF