this post was submitted on 17 Jan 2025
6 points (100.0% liked)

Software Livre

281 readers
10 users here now

Comunidade para divulgação e recomendações de Software Livre e de Codigo aberto.

founded 1 year ago
MODERATORS
 

Angústia com a infinidade de opções no Fediverso

Tem algo na plataforma #Akkoma que me incomoda muito e ainda não sei o que é...

Quando eu participava do #Mastodon, me incomodava que não havia algum cliente que permitisse uma boa integração com outras plataformas do #Fediverso. Sem contar ainda que o Mastodon não permite alguns recursos que são triviais em outros espaços, como publicação em Markdown.

Passado mais de um ano no Mastodon, mudei para o Akkoma. Oba! Agora posso escrever publicações 10 vezes maiores, fazer uma pesquisa decente por posts federados (coisa que era impossível no Mastodon), e também publicar só para membros da minha instância. Mas os clientes do Akkoma em geral e por padrão espelham a lógica do #Twitter de engajamento profundo do usuário, colocando notificações chamativas e atualização automática da linha do tempo. Isso é muito evidente no Mangane, que é praticamente a interface moderna do Twitter. Além disso, eu tinha muitas dificuldades em ler textos longos, vindos de plataformas de macroblogging ou de discussão, como #Lemmy ou #Friendica

Por convite, entrei em um projeto praticamente em fase germinal, que imita o #Facebook oldschool, que funciona (mais ou menos) sem Javascript. Esse projeto chama-se #Smithereen. Frequentei por um bom tempo, selecionei alguns companheiros com que gostava de interagir em minha conta Akkoma, a dinâmica da plataforma era bem slow web, tinha uma boa interface para textos longos, tudo corria bem. Mas, projeto beta que era, havia ainda muitas brechas. Não havia uma boa integração com Lemmy (o que era uma pena, já que Smithereen é perfeito para se perder em leituras), e não havia suporte para #hashtags. Quando eu precisava audiência, acabava voltando ao meu perfil Akkoma.

Cá estou de volta. Por sorte, o cliente oficial do Akkoma permite personalizações. Tudo aquilo de que gostei no Smithereen, apliquei à interface. Agora consigo ler textos mais longos, escrever melhor os textos mais longos e a linha do tempo não atualiza automaticamente. No entanto, algo ainda me incomoda. Talvez eu esteja cansado da lógica de seguidores e seguidos, ou da linha do tempo cronológica, que possibilita pouco a exploração pelas publicações. Sei que é difícil encontrar um mínimo múltiplo comum no Fediverso, mas não queria ter mais de uma conta fediversal.

O que vocês pensam de tudo isso? Como tem sido a experiência de vocês na plataforma que estão?

Publicando este texto na comunidade @foss@lemmy.eco.br porque não encontrei nada específico para o Fediverso, onde esta discussão seria mais conveniente...

top 7 comments
sorted by: hot top controversial new old
[–] nossaquesapao 1 points 5 hours ago

Cheguei ao fedivero via lemmy, vindo do reddit. Até já ouvido falar em fediverso antes, mas não tinha interessado muito em abrir conta.

No geral, tenho gostado da experiência, com ressalvas aqui e ali, mas nada é perfeito e buscar perfeição é o caminho para a inação. Aqui ainda não tem a federação com outras redes do fediverso, mas acredito que com o tempo, vai melhorar.

Cheguei a experimentar o mastodon, mas é um formato estranho pra mim, pois imita o X na questão de seguir pessoas e isso não me faz o menor sentido. Só conseguiria usar redes em que se segue assuntos. Não cheguei a experimentar muita coisa porque meio que já fiquei confortável por aqui. Acho legal esse conceito de cada um usar o formato de rede que prefere e todo mundo poder se conectar.

Mas você tocou num assunto interessante nessa questão da infinidade de opções, porque parece ser algo que as pessoas têm dificuldade quando se esbarram. Existe até aquele conceito de paralisia diante de escolhas.

[–] siriuss@infosec.exchange 1 points 12 hours ago (1 children)

@arlon @foss Penso que o glitch-soc é muito melhor que o Mastodon vanilla.

Mas é o que você está falando, o formato em si das redes de microblog podem ser o problema. Acho que a melhor rede social ainda está por vir e talvez isso ocorra quando a interoperabilidade e federação sejam a regra.

[–] siriuss@infosec.exchange 1 points 12 hours ago (1 children)

@arlon @foss por enquanto as redes federadas são tentativas de se imitar redes de propriedade capitalista, que buscam prender a sua atenção de forma doentia.

[–] arlon@social.harpia.red 0 points 12 hours ago (2 children)

@siriuss@infosec.exchange @foss@lemmy.eco.br

Qual a rede fediversal que você acha que esteja o mais distante possível dessa lógica? Se eu pudesse, só manteria o meu blogue. No entanto, também gosto dessa interação pluridirecional do Fediverso... Não sei se há algo que una os dois.

[–] nossaquesapao 1 points 5 hours ago

Já viu o misskey? O negócio é bem diferente de tudo que já vi. Achei bem interessante, uma pena praticamente só ter gente do japão por enquanto. Nem sei se há planos pra aumentar o alcance. Tem a questão da estética questionável também, mas essa dá pra relevar

[–] siriuss@infosec.exchange 1 points 12 hours ago

@arlon @foss Acho que Friendica é o software mais pensado para englobar várias coisas sem te prender em uma em específico e você ter várias sociabilidades, como grupos, etc., mas é tanto recurso que acaba te prendendo com as várias possibilidades. rs.

Ainda prefiro o glitch-soc, como esse que tem aqui na infosec.exchange... Aqui permite texto de 11k caracteres e escrever em markdown, por exemplo.

[–] nelson 0 points 9 hours ago

Eu tenho 3 contas, em 3 redes diferentes, mais rss.

  1. Mastodon, para pensamentos curtos e interação básica, além de compartilhamento de links.

  2. Um blog, para textos longos.

  3. Esta conta do lemmy, porque foruns tendem a ser mais organizados que microblogs. Gosto muito das comunidades de calistenia e de filmes do Reddit. De alguma forma hashtags não são boas para organizar uma comunidade em torno de um assunto. Pelo menos comigo não funciona tão bem.

  4. RSS. Uso para seguir sites e blogs, e compartilhar os links do Mastodon.

Eu não pretendo nem vejo muito sentido de ter mais que isso. O ideal para mim é cada pessoa ter um blog e uma conta numa rede de microblogs. Gosto muito da ideia de "seja dono de seu conteúdo", e o blog é o método mais fácil para isto, sem entrar em métodos tecnologicamente complicados de autohospedagem. Ele também é agnóstico, pois o RSS permite que você escolha como vai segui-lo.