nelson

joined 2 years ago
[–] nelson 0 points 6 hours ago

Eu tenho 3 contas, em 3 redes diferentes, mais rss.

  1. Mastodon, para pensamentos curtos e interação básica, além de compartilhamento de links.

  2. Um blog, para textos longos.

  3. Esta conta do lemmy, porque foruns tendem a ser mais organizados que microblogs. Gosto muito das comunidades de calistenia e de filmes do Reddit. De alguma forma hashtags não são boas para organizar uma comunidade em torno de um assunto. Pelo menos comigo não funciona tão bem.

  4. RSS. Uso para seguir sites e blogs, e compartilhar os links do Mastodon.

Eu não pretendo nem vejo muito sentido de ter mais que isso. O ideal para mim é cada pessoa ter um blog e uma conta numa rede de microblogs. Gosto muito da ideia de "seja dono de seu conteúdo", e o blog é o método mais fácil para isto, sem entrar em métodos tecnologicamente complicados de autohospedagem. Ele também é agnóstico, pois o RSS permite que você escolha como vai segui-lo.

[–] nelson 2 points 4 weeks ago
  1. Não sinto falta da lentidão para baixar coisas.

  2. Com um sentimento misto de que era bom e ao mesmo tempo ruim, acho que a falta de filtros e controles é um ponto delicado. Isso, claro, permanece até hoje. Um jovem tinha acesso a muita coisa pesada, e continua tendo. É uma zona bem complicada.

  3. Não sinto falta dos MMORPG's. Na verdade, o únicos jogos online que gostei, que consegui socializar com pessoas virtuais, foram Tibia e Ragnarok. Em geral, eu jogava com meus amigos offline jogos online.

[–] nelson 5 points 1 month ago

Minha profissão permite o convívio com muita gente, sou professor.

Mas além disso, frequento a praça próxima à minha casa. Sempre tem gente conhecida para fazer alguma coisa. As vezes damos uma volta a pé, as vezes jogamos cartas, tocamos violão, ou simplesmente jogamos conversa fora fofocando sobre a vida alheia.

[–] nelson 4 points 2 months ago* (last edited 2 months ago) (3 children)

Discordo, porque a maneira como foi produzida, as relações sociais envolvidas, e o custo em termos de soberania importam.

Quem compra iPhone não está ajudando a classe trabalhadora. Ajuda sim o patrão. E ajuda a perpetuar aquele modo de produção exploratório. Se tudo pertence a classe trabalhadora, é lícito consumir produtos advindos de escravidão, de tortura, de todo tipo de violência? Penso que não.

Se existe uma alternativa que empodere mais a classe trabalhadora, é melhor consumir esta.

Esse drama de iphone é porque o consumista médio não quer ser responsável pelo seu consumo. Mas existe uma maneira de desarmar isso: O que é melhor, comprar produtos da agricultura familiar e do MST, ou comprar do agronegócio? Se tudo pertence a classe trabalhadora, é indiferente comprar de um ou de outro. Mas não é assim que agimos, não é? Muitos preferem, se tiverem oportunidade, comprar da agricultura familiar e do MST, tanto por motivos de saúde como por motivos de empoderamento a classe trabalhadora.

Exatamente o mesmo acontece com qualquer produto, iphones inclusos. Portanto, não é porque tudo pertence a nós que tudo deve ser desejável por nós. Pertence a nós porque somos nós quem produzimos, porém isso não quer dizer que toda produção é desejável. Aquilo que advém de produções violentas deve ser evitado.

[–] nelson 3 points 2 months ago

A subjetividade de esquerda tende para a desunião. É impressionante.

[–] nelson 2 points 3 months ago

Acho que não tem material melhor que GURPS.

O sistema se pretende permitir um alto grau de realismo e descricionismo, então é uma ótima fonte de ideias.

[–] nelson 3 points 6 months ago (5 children)

Tenho um para o dia a dia, que me serve para tudo.

E um mais antigo, porém funcional, onde deixo com um app de banco digital. Fiquei cismado carregando todo meu dinheiro no bolso, então quando comprei um celular novo, o velho serviu para esta finalidade.

[–] nelson 2 points 7 months ago

Sei não heim. Pelo menos em Sergipe, há a presença de um samba de coco que está na região desde tempos coloniais. E inclusive, antes da dotadura, a Bahia e o nordeste eram regiões distintas, justamente devido à cultura.

[–] nelson 1 points 7 months ago

Espero que um dia você entre para a Igreja do Emacs

[–] nelson 6 points 7 months ago

Conheci pelos grupos do telegram. Primeiro o diaspora, que não usei. Comecei a frequentar mesmo com o mastodon e a diaspora do reddit.

[–] nelson 2 points 7 months ago

Foss e programação são muito benéficos. Saber um pouco de cada ajuda muito no dia a dia. E no fundo, a galera do FOSS programa para nós, leigos, possamos nos tornar menos dependentes das grandes empresas.

[–] nelson 1 points 7 months ago (2 children)

Eu também. Programo por hobby, mas sou professor de filosofia da rede estadual. Organizido minha vida trabalhista no org-mode, é bom demais.

view more: next ›