this post was submitted on 02 Apr 2025
5 points (100.0% liked)

Catolicismo

20 readers
3 users here now

Comunidade destinada a católicos e interessados em conhecer e aprender sobre a Verdade.

founded 1 year ago
MODERATORS
5
submitted 3 days ago* (last edited 3 days ago) by NoahLoren to c/catolicismo
 

Me desculpem caso ao fazer essa pergunta eu esteja ofendendo alguém – Ou caso ela pareça estúpida, porque a resposta é óbvia para quem estudou mesmo que pouco o tema. Mas não encontrei uma comunidade de Teologia no Lemmy.eco.br. Gostaria de ouvir a opinião de adeptos ou não da religião que tenha estudado esse aspecto dessa e de outras religiões. Por favor, se alguém responder essa publicação, se mantenha respeito as crenças alheias, estou me referindo a lógica dessa religião monoteísta específica dentro de seu cânone literário e das interpretações de seus seguidores e estudiosos. Não a qualquer atrossidade que membros deste e de outras fés possam ter cometido no passado ou ainda estarem cometendo no presente. É uma curiosidade sincera minha!

top 4 comments
sorted by: hot top controversial new old
[–] obbeel 3 points 3 days ago (1 children)

Eu acho que o esoterismo ocidental transforma a mitologia cristã em diversos seres com características diferentes, também se associando ao passado politeísta. Por exemplo, Hermes Trimegisto, que é uma fusão do deus Hermes com Thoth, mas para o qual há uma característica cristã, principalmente na modernidade. As edições modernas (1600s) do Corpus Hermeticum é de Hermes falando com Tat, seu discípulo, mas sempre falando da grandiosidade de Deus e de suas capacidades, algo que eu acho que encaixa bem na modernidade europeia. Além disso existe a Alquimia e outros diversos conteúdos esotéricos como a necromancia ao lidar com o passado esotérico europeu.

Mas falando do cristianismo, é claro que há uma característica dual forte entre o bem e o mal, mesmo que os anjos e os santos sejam figuras quase com características de Deus, mas sempre respeitando a característica una e original de Deus (a causa do Todo e de Tudo). No esoterismo ocidental, os magos invocam ou os espíritos do bem/celestiais, ou os demônios. Não há um meio termo, embora ele raramente exista com a invocação de espíritos elementais, algo mais recente.

A resposta é sim, há uma dualidade forte, principalmente a partir da modernidade europeia, aonde os livros e a capacidade de autoexpressar se tornaram mais comuns. Antes disso, acredito que nem havia espaço para a dualidade, sendo importante garantir e especificar a importância de Deus, ao invés de "gastar tempo" pensando/escrevendo sobre o Mal.

Fontes: Tomás de Aquino/Avicena para pensadores medievais que se concentravam em falar da importância/características de Deus, falando raramente dos ateus também.

Uma porção de podcasts, mais livros sobre teurgia e outros assuntos lidos para falar do esoterismo ocidental.

[–] NoahLoren 2 points 2 days ago

Muito obrigado, a sua resposta foi excelente, faz muito tempo de me afastei desta área do conhecimento humano por falta de interesse. Tomás de Aquino eu já conhecia mas como meus estudos não eram focados na Teologia não haviam se debruçado sobre isso. Vou buscar podcasts, principalmente em PT-BR, ES e EN sobre isso. (≧∇≦)/

[–] lisangelo 3 points 3 days ago (1 children)

Voce esta se referindo ao aspecto de existir um deus bondoso e outra criatura maligna igualmente poderosa como no zoroastrismo? O cristianismo admite a existencia de seres poderosos como anjos e demonios, mas nenhum pode se equiparar ao criador, entao nesse aspecto nao eh dualista. Na religiao primitiva cananeia, El era mais parecido com um chefe entre seres poderosos, ele se referia a "nos" ao inves de "eu". E ele eh ciumento em relacao aos seus seguidores, e reconhece a existencia de outros deuses, entao nao se poderia chamar de dualista. E finalmente, no catolicismo, eh mais parecido com a mitologia grega, tendo um deus poderoso e outros deuses menores que cuidam de aspectos de nossas vidas diarias. Inclusive com as cidades adotando esses deuses como patronos ou tendo ate diversas encarnacoes da mesma divindade. Atena era patrona de Atenas, Sao Sebastiao eh patrono do Rio de Janeiro. Entao, resposta curta para a sua pergunta, nao

[–] NoahLoren 2 points 2 days ago* (last edited 2 days ago)

Muito obrigado por sua resposta, os dois pontos de vista que recebi até agora esclareceram muito para mim. Como uma pessoa que foi uma seguidora do Catolicismo os santos não têm o mesmo status de divindade, mas eles obviamente são tratados como tal e alguns têm seus próprios cultos.