this post was submitted on 25 Apr 2025
9 points (100.0% liked)

Tecnologia

289 readers
9 users here now

Postagens que geram discussões sobre o mundo da tecnologia.

founded 2 years ago
MODERATORS
top 1 comments
sorted by: hot top controversial new old
[–] obbeel 1 points 1 day ago

Já existe um envolvimento das grandes empresas apostando em IAs brasileiras porque essas precisam entender a cultura e a região brasileira. A AmazoniaIA foi construída em conjunto com a Oracle e a MaritacaAI também tem investimento de grandes empresas do exterior. Não sei se a NVIDIA também participa dessas iniciativas. Acho que os Datacenters que serão utilizados também terão parcerias com essas empresas. Não é bom depender dessa tecnologia de outros países, especialmente quando a LLM cumpre a função apenas de abarcar a cultura brasileira, algo que diminui em muito a necessidade e o motivo de uso das LLMs brasileiras.

Treinar uma LLM não é impossível e já temos modelos como o Tucano, que foi treinado numa universidade alemã (acho que Düsseldorf) por um brasileiro. O DeepSeek também mostra que é bem possível por baixos valores.

Essas empresas dão a entender que criar essas LLMs é a coisa mais difícil do mundo, mas não precisa ser. O Brasil pode começar fazendo o finetuning de modelos abertos pra depois criar seus próprios modelos de forma robusta.

Afinal, quem quer uma LLM que tenha o mesmo DNA das LLMs dos EUA só pra estar usando uma alternativa "brasileira"? Acho que ninguém. Acho que esse é o mesmo motivo pelo qual o Cadê e outros mecanismos de busca brasileiros não foram adiante. Vai acabar que a MaritacaAI vai ser útil por causa da sua API (é R$0,40 um milhão de tokens) para uso doméstico e a AmazoniaIA não vai resistir. No fim e nesse caso, acabaremos mais uma vez apenas "tentando" ter uma alternativa nacional que não acabará viável, mas a raíz do problema está na dependência tecnológica das grandes empresas.

https://chat.maritaca.ai/

https://www.widelabs.com.br/

Obs.: A AmazôniaIA era do Widelabs, acho que nem está acessível mais.