this post was submitted on 26 Jun 2024
3 points (100.0% liked)

Geopolítica

34 readers
1 users here now

Geopolítica é a congruência entre demasiados grupos de estratégias adotadas pelo Estado para administrar seu território, e anexar a geografia cotidiana com a história. Desta forma, Geopolítica é um campo de conhecimento multidisciplinar, que não se identifica com uma única disciplina, mas se utiliza principalmente da Teoria Política e da Geologia e Geografia ligado às Ciências Humanas e Ciências Sociais aplicadas.

founded 8 months ago
MODERATORS
 

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, disse esta quarta-feira (26/06) que só aceitará ter uma reunião bilateral com seu homólogo argentino, Javier Milei, após este pedir desculpas “a mim e ao Brasil”.

A declaração aconteceu durante uma entrevista ao portal UOL. Segundo o mandatário, Milei “falou muita bobagem” sobre ele nos últimos meses.

“A Argentina é um país que eu gosto muito, é um país muito importante para o Brasil, o Brasil é muito importante para a Argentina, e não é um presidente da República que vai criar uma cizânia entre o Brasil e a Argentina. O povo argentino e o povo brasileiro são maiores que os presidentes”, frisou Lula.

As palavras do presidente aludem a declarações feitas por Milei durante sua campanha eleitoral, em 2023, quando chamou Lula de “comunista” e “corrupto”, e assegurou que, em seu governo, a Argentina romperia relações com o Brasil – medida que não se confirmou em seus primeiros sete meses de governo.

Resposta da Casa Rosada

As declarações de Lula foram rapidamente respondidas pelo porta-voz da Presidência da Argentina, Marcelo Adorni.

Em uma coletiva na Casa Rosada, o funcionário assegurou que o presidente Javier Milei não pedirá desculpas a Lula.

“Nós respeitamos as pretensões do presidente Lula, mas o presidente Milei considera que não cometeu nada pelo que tenha que se arrepender, ao menos até agora”, afirmou Adorni.

O porta-voz acrescentou que o governo argentino considera que não há rusgas entre os dois países atualmente e citou a recente reunião do G7 como exemplo. “Durante o evento, na Itália, não houve uma reunião bilateral (entre Lula e Milei), mas se encontraram de forma casual e se cumprimentaram cordialmente, como devem fazer dois presidentes de nações que tem tanto em comum”, completou.

Foragidos bolsonaristas

Nesse mesmo trecho da entrevista, o presidente brasileiro abordou o tema dos bolsonaristas que pediram asilo na Argentina após serem condenados pela Justiça brasileira por terem participado da tentativa frustrada de golpe de Estado no dia 8 de janeiro.

Segundo o mandatário, o tema está sendo tratado pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, pelo diretor da Polícia Federal, Andrei Rodrigues, e pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, que estão negociando diretamente com as autoridades argentinas.

“Se esses caras não querem vir, que sejam presos lá, que cumpram a pena na Argentina”, comentou Lula, após afirmar que as conversações entre representantes dos dois países sobre esse tema têm avançado cordialmente, apesar das discrepâncias ideológicas entre os governos.

no comments (yet)
sorted by: hot top controversial new old
there doesn't seem to be anything here