this post was submitted on 27 Jun 2024
5 points (100.0% liked)

Notícias

971 readers
15 users here now

Comunidade para publicação de notícias brasileiras ou mundiais

Regras

  1. O título original publicado pelo jornal deve ser mantido;
  2. A publicação deve conter o link para a reportagem;
  3. Apenas notícias recentes são permitidas;
  4. Encurtadores de link não são permitidos;
  5. Notícias falsas e desinformação não são permitidas; A persistência na divulgação de notíficas falsas pode levar ao banimento permanente da comunidade;
  6. Notícias de jornais não confiáveis não são permitidas; Veja lista aqui;
  7. Conteúdos sensíveis (p.ex.: violentos) devem ser publicados com a tag NSFW;

Regras adicionais


Community to Brazilian and World News publications

Rules

  1. Original title should be kept;
  2. Link to the news are required;
  3. Only recent news allowed;
  4. Link shorteners are not allowed;
  5. Fake news and disinformation are not allowed; Recurring publications may lead to permanent community ban;
  6. Non-trustable newspaper are not allowed; See list;
  7. Sensitive content should be displays as NSFW;

Additional rules

founded 1 year ago
MODERATORS
 

O presidente queniano, William Ruto, voltou atrás e declarou nesta quarta-feira (26/06) que não assinará a Lei de Finanças de 2024. A polêmica medida debatida no Parlamento provocou uma onda nacional de protestos violentos que durou dias e resultou em dezenas de mortes e prisões.

“Tendo refletido sobre a conversa em curso em torno do conteúdo da Lei de Finanças de 2024 e ouvindo atentamente o povo do Quênia, que disse em voz alta que não quer nada com esta Lei, afirmo que não a assinarei. Ela será retirada em seguida”, declarou Ruto, em rede nacional.

As manifestações começaram na última semana na capital queniana de Nairóbi e em outras cidades contra os novos impostos previstos no projeto de orçamento 2024-2025, apresentado pelo Executivo. O texto prevê a taxação de diversos artigos de necessidade básica para a população, como remédios e itens de alimentação, incluindo um imposto sobre valor agregado (IVA) de 16% sobre o pão e 2,5% sobre veículos automotores, além de aumentar alguns impostos existentes.

“Após a aprovação do projeto de lei, o país experimentou uma manifestação generalizada de insatisfação, o que infelizmente resultou na perda de vidas, destruição de propriedades e profanação das instituições constitucionais”, acrescentou o mandatário que, na terça-feira (25/06), ordenou a intervenção das forças militares e autorizou o confronto contra os manifestantes que ocuparam a sede do Parlamento, em Nairóbi.

Durante a repressão policial, a Comissão de Direitos Humanos, uma organização não governamental local, relatava em tempo real que a polícia “atirou em quatro manifestantes, […] matando um deles”. Jornalistas da AFP presentes no local também afirmaram ter testemunhado “três corpos inertes no chão entre poças de sangue”.

no comments (yet)
sorted by: hot top controversial new old
there doesn't seem to be anything here