Eu acabei parando de brincar com essas coisas quando um monte de app passou a bloquear. Não conseguia mais usar meu app bancário por exemplo. Pelo menos hoje em dia as roms padrões já não são mais tão ruins quanto antigamente.
Linux Brasil
Comunidade Lusófona de entusiastas Linux.
Bem vindo ao nosso agregado de links sobre Linux.
Geral
Chat
Hoje em dia tá bem melhor mesmo, pós projeto treble se adentrar na indústria. Essa questão dos fabricantes poderem usar imagens genéricas tem ajudado muito e incentivado a não enfiarem bloatware, principalmente os fabricantes menores.
Outra coisa boa que dá pra fazer hoje é rodar uma gsi e ter seu sistema verificado pela google play, ficando reconhecido como oficial e permitindo rodar qualquer app, mesmo os que não aceitam custom roms.
Mas vou parar de falar desse negócio nessa thread, senão vão achar que sou o "maluco do treble" kkkk
Sempre usei as custom ROMs até porque eu prefiro o celular o mais limpo possível (não gosto nem dos aplicativos da Google muito).
Nada como aquele maldito google play services pra deixar até mesmo o celular mais topo de linha do momento lerdo que nem uma carroças em alguns meses...
Gosto também pra dar uma maior sobrevida nos aparelhos antigos. Só sinto falta de usar o rádio (sim, tenho alma de um senhor de 80 anos), que geralmente não tem suporte em rooms customizadas
P.S. não se sinta mal por fazer as coisas que gosta, mesmo que não sejam populares, e não deixe que preconceitos bobos te impeçam de ser quem você é.
Tá aí uma coisa que nunca percebi, por não usar rádio, mas parando pra pensar, os drivers devem ser quase todos proprietários e feitos por fabricantes que não dão suporte de software.
Essa questão é até hoje complicada em celulares, porque esses fabricantes, historicamente, trabalham com o modelo de fabricar produto que fica pronto e então se inicia outro projeto, tal como se fabrica um radinho de pilha, e ainda não migraram pra um modelo baseado em software, com manutenção a longo prazo.
Mas por curiosidade, já experimentou se celulares fabricados com suporte ao projeto treble e usando imagem genérica (GSI) mantém a funcionalidade de rádio se atualizar pra outra GSI? Em teoria, deve funcionar tudo ok.
Vixe, não entendi nada do último parágrafo que você escreveu
O projeto treble foi feito pra ajudar os fabricantes a manterem os celulares atualizados. A grosso modo, ele criou uma interface padrão pra comunicar os drivers com o Android e os removeu de dentro do sistema. Então, agora se usa uma rom do sistema que serve pra qualquer aparelho fabricado com suporte ao treble e funciona o hardware normalmente.
Ainda não é 100% a questão da compatibilidade, mas nem se compara com o sistema de antes.
Ah, legal. Nunca usei custom rom de smartphone com Android > 7. Pelo que li esse suporte começou no Oreo. Vai ver é por isso que nunca ouvi falar. Valeu!
Eu não consigo recomendar celular se não parecer que ele vai ter suporte da comunidade.
Meu antigo celular era um Moto G 2013 e consegui usar ele até 2021 usando LineageOS, Android 7 no caso. Atualmente eu tenho um Redmi Note 10 que estou usando com Treble, e preciso atualizar mas estou com preguiça
Os da motorola costumam ter suporte bom, eu sempre recomendo. Os da xiaomi às vezes dão umas encrencadas com restrições e não tem como resolver, então fico com o pé atrás, apesar do hardware costumar ser muito bom.
Mas esse projeto treble tá melhorando muito as coisas. Agora só é preciso que tenha como desbloquear o bootloader e você pode rodar roms oficiais de boa, com atualização e tudo. Até aparelhos baratos e genéricos agora estão passando a suportar custom rom, sem precisar de mantenedores oficiais.
Único problema que eu tenho com Treble é que não dá pra deixar ele carregando enquanto o aparelho estiver desligado.
O meu aparelho não consegue passar da tela de boot (do aparelho) e ir para a tela de carregamento desligado da ROM porque aparentemente ela não existe em Treble
Eu gosto, mas acompanho muito os palpites do r/privacy, r/privacyguides e o próprio privacyguides.org, e o consenso lá é algo do tipo:
"É mais seguro remover o Google Suite e o bloatware com um software que faz isso (esqueci o nome agora) do que instalar uma custom ROM que você não tem confiança sob como agem."
Se não me engano, as únicas ROMs recomendadas são Graphene e DivestOS, ROMs quase que estritamente feita para os Google Pixels, que não costumam aparecer no mercado brasileiro - além de serem caros.
Particularmente, eu sigo o conselho e mantenho meu Zenfone 6 como veio de fábrica, mas removi todos os bloatwares e coisas pertencentes ao Google.
Tem horas que acho esses subs terem umas opiniões meio malucas ou divergentes, e não aceitarem discussões sobre as entrelinhas. Essa é uma delas, que nem quando se aborda vpn e apple.
Em grande parte, eles falam sobre os riscos de ter seu bootloader desbloqueado, e um dos diferenciais do grapheneos é justamente poder bloquear o bootloader de volta.
Os riscos de ter o bootloader destravado são muito controversos e essas discussões costumam ter pouca materialidade. Em grande parte, é como ter o boot seguro desabilitado no pc. Os riscos são muito mais relacionados a alguém ter acesso físico ao aparelho. Na prática, é muito mais fácil pegarem o celular desbloqueado da mão de alguém do que usar exploit pelo botloader, e se sua instalação for criptografada, não tem como acessar seus dados.
Em relação às custom roms, instalar uma rom que um usuário aleatório no xda postou é um risco sério, mas usar uma rom oficial de projetos como lineageos ou /e/, não é perigoso.
E tem muito mais nuances nessa história. Pra quem tem celular recente e com atualizações do fabricante, o ganho de segurança pode não ser tão grande, ou até ter redução ao usar custom rom, mas se o celular for antigo e não receber mais atualização, é melhor rodar um lineageos atualizado do que um sistema do fabricante sem patch de segurança há vários anos.
Outro nuance é que muitas vezes os fabricantes têm backdoors no sistema operacional, mesmo se tirar o blotware. Já fiz teste monitorando a atividade de rede de um redmi note 11 e mesmo tirando todo o bloatware via adb com o uad, ele continuava mantendo conexões ativas com servidores da xiaomi e enviando frequentemente pacotes. O app responsável por isso não podia ser removido, porque o sistema entrava em bootloop.
Tem muito caroço nesse angu e acho o pessoal deses subs serem muito precipitados às vezes, confundindo mais do que ajudando.
Interessante, não tinha parado pra pensar assim. De fato meu Zenfone 6 já não atualiza há muito tempo.
Se não me engano, a queixa maior deles é de "prefiro não confiar meu OS a eles e sim ao fabricante original." Medo de que tenha algo malicioso no código? Sei lá, eu nunca parei pra perguntar.
Nota: quase não vejo seu comentário. To no Liftoff do Lemmy e não aparece notificação pra resposta. Ou aparece e eu ainda não entendi onde ta hahaha
Eu morro de medo de fazer errado e transformar meu celular num tijolinho. O que eu fiz foi tirar todos os google services, mas quero um dia experimentar sim uma custom rom. Meu celular atual já está dando mostrar que vai morrer em algum momento, de repente eu compro um novo e testo uma custom rom nele, pra perder o medo.
Adoraria, mas não consigo fazer essa bodega entrar no modo fast boot, parece que pra flashear uma iso pra ele, é só pelo odin, que não tem pra linux, triste :(
O que eu fiz, foi usar a rom original e sair deletando tudo que acho inútil, google play services, todos os aplicativos do google, umas tralhas do facebook, e os aplicativos que não usava/confiava/era de código fechado (isso aí eu nem me importo tanto, caso ele não fique roubando os meus dados, mas ainda dou preferencia aos aplicativos open source).
Rootei meu telefone por muito tempo até começar a usar os da Samsung q parece q não rola.