No Android eu uso o Tusky para acessar minhas contas do Mastodon. Geralmente eu escrevo o texto fora do app, em algum app de anotação (Notesnook, por exemplo) ou software no Linux (KDE Kate), pois geralmente são textos que não necessariamente vêm no momento em que estou no Mastodon. Para publicar, apenas copio do app de anotação, colo no Tusky, adiciono as tags necessárias, e então efetuo a publicação.
Entretanto, ainda estou pra achar alguma instância que tenha um bom limite de caracteres E que também tenha um bom "engajamento" (não gosto dessa palavra, porque implica "algoritmos de engajamento", justamente um problema com as demais redes sociais que o Fediverso tenta corrigir, mas é a palavra que mais se aproxima do que quero dizer), porque eu gosto de publicar textos mais... digamos assim... "sombrios", tocando em temáticas como a finitude da vida (Memento Mori), indiferença do cosmos (Lovecraftiano) e sua ausência de propósitos (niilismo e absurdismo), juntamente com conceitos sincréticos do ocultismo/esoterismo (Luciferianismo, Thelema, Magia do Caos, entre outros), mas percebo que quase sempre estou "falando sozinho" nas instâncias onde estou no Mastodon... Talvez pelo "peso" da temática que escolho abordar, talvez pela oscilação de idioma (às vezes escrevo textos/poesias/prosas em Inglês, às vezes escrevo textos/poesias/prosas em Português, num mesmo perfil), ou talvez simplesmente porque não encontrei ainda um "lar" no Mastodon.
Mas voltando ao ponto principal: o bom de usar um app de redação de texto que não um cliente do Mastodon, é que dá pra trabalhar bem no texto, sem a distração do feed, e depois é possível compartilhá-lo em várias plataformas diferentes (por exemplo, Wordpress, WriteFreely, Tumblr, Mastodon, Lemmy, entre outros) através do próprio recurso "Compartilhar" que geramente existe nesses apps de anotação, embora eu particularmente uso mais o "Copiar" e "Colar" ao invés do "Compartilhar" nesses apps.