Bate-Papo

667 readers
2 users here now

Uma comunidade para discussões gerais que não se encaixam nas previstas em outras.

founded 2 years ago
MODERATORS
1
 
 

Não sei. Tenho estudado o português há 2 anos mas tenho estudado o espanhol há 4. Consigo entender coisas muito rapidamente e vários testes me indicaram que estou em um nível avançado, ou pelo menos em um alto B2.

Não vejo muitos cursos sobre o nível C1 - parece que param no B2. Eu sei que não terminei com minha jornada.

2
 
 

Situação atual da votação:

3
15
Estou de saco cheio (lemmy.eco.br)
submitted 1 week ago by marte to c/batepapo
 
 

Por favor, não use a palavra "neurotípico" quando você quer dizer qualquer outra coisa.

Tem pessoas que transformam o autismo em sinalização de moralidade e eu odeio isso. Você não é melhor que os outros por causa dos critérios diagnósticos de um manual gringo.

Y OUTRA

Desde quando reclamar de Chat GPT é coisa de "neurotípico"? Preciso apresentar minha CIPTEA na mesa agora? Tomar no cu!

4
 
 

As imagens de fundo daqui: https://www.youtube.com/watch?v=hu_XSw4e9GU

5
 
 

O post.

O que vocês acham?

Eu não estou convencido, acho muito fácil falar "a lei proíbe, então somos obrigados a banir esse conteúdo".

6
 
 

Achei a média um pouco alta, especialmente nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Considerando que 90% dos Brasileiros ganham menos que 3500 reais [1] e 60% vivem com até 1 salário mínimo [2], eu acho que o 1% mais rico de cada estado está puxando a média muito para cima. O que acham?

Fontes

  1. https://economia.uol.com.br/noticias/bbc/2021/12/13/calculadora-de-renda-90-brasileiros-ganham-menos-de-r-35-mil-confira-sua-posicao-lista.htm
  2. https://valor.globo.com/brasil/noticia/2023/12/06/ibge-60-pontos-percentuais-dos-brasileiros-vivem-com-at-1-salrio-mnimo-por-ms.ghtml
7
 
 

Sou uma pessoa que posta ativamente no reddit.

Nos últimos tempos eu experimentei postar em subreddits Brasileiros pequenos e fazer o crosspost da postagem para o r/brasil, o maior subreddit Brasileiro.

Notei que um subreddit com 1000 usuários, por exemplo, ganhou mais 50 membros em uma semana depois da postagem atingir uma certa visibilidade no r/brasil.

Aonde eu quero chegar com isso?

Vamos supor que um dia você entra no lemmy e escreve um texto original que agrega bastante valor para a comunidade. Vamos dizer que essa postagem consegue 23 upvotes no lemmy.eco.br, um número bem difícil de obter na instância (pode ser um pouco mais fácil se o conteúdo estiver em inglês).

Vocês acham que é uma boa ideia copiar o texto inteiro, colar no r/brasil numa postagem nova, e adicionar na primeira linha: "post original em lemmy.eco.br/post/idDoPost"?

Me parece uma forma não invasiva de divuglar a instância. Ao mesmo tempo que estamos agregando valor com um conteúdo para o usuário do r/brasil, nós estamos apresentando o lemmy para ele, nós estamos criando nele a imagem de que o lemmy também é um local de conteúdos que agregam.

8
 
 

até mesmo o som da respiração me deixa ansiosa :(

9
3
submitted 1 month ago* (last edited 1 month ago) by sistemadealex to c/batepapo
 
 

tem uma garota que conheço, evelina. ela sempre diz às amigas dela coisas ruins sobre mim que nem são verdadeiras. ela disse que sou destinada a ser ruim em tudo.

ela também disse que não se importa comigo (mas depois disse que sou a única pessoa com que se importa e que ela gosta), que pessoas com transtornos merecem estar isoladas da sociedade, que não merecem direitos, etc.

ela disse que não deveria ser amiga do meu melhor amigo pq ele é “retardado”, me impede, e mereço melhor. :( [ele tem o autismo]

a maioria de pessoas não gostam dela, simplesmente tolera ela. a pessoas que gostam dela não a conhecem ou não querem estar traídas.

ela tem sido minha amiga por anos, então isso é muito triste.

ela também é muito guardada quando falando, e muito inespecífica sobre detalhas (“sei lá”, “apenas pessoas”, “não lembro”).

disse que pessoas odeiam a minha presença e quando converso comigo mas não querem me dizer pois sou autista e bipolar.

10
 
 

usualmente ouço música em inglés mas às vezes ouço em espanhol!

11
 
 

O estudo não é baseado em NADA

Observe este trecho do estudo:

A federação levou em conta dois cenários ao traçar prognósticos. Na primeira hipótese, o país teria redução de jornada sem aumento da produtividade — indicador que avançou no país apenas 0,9% ao ano, entre 1990 e 2024. O resultado seria uma perda de até R$ 2,9 trilhões no faturamento das empresas, com fechamento de 18 milhões de postos de trabalho e impacto negativo de 16% no PIB.

AMBOS os cenários citados no "estudo" são apenas hipóteses, são simplesmente um cenário de "e se?". Não existe um estudo de 6 meses a 1 ano mensurando a rotina dos empregadores e empregados, não existe uma medida do nível de produtividade, não tem absolutamente NADA.

Diversos são os estudos realizados mostrando que a produtividade não é afetada negativamente, como este citado pela USP:

O que se verificou nesse estudo feito na Inglaterra é que de fato existem benefícios em reduzir a jornada de trabalho. Além de comprovar que a produtividade não foi afetada, os ganhos, principalmente em segurança do trabalho e na saúde dos trabalhadores, são muito grandes.

E só para esclarecer o jogo de palavras feito no estudo do jornal O Globo. Quando o estudo da USP diz que "a produtividade não é afetada", ele está dizendo que o mesmo resultado é alcançado em menos horas trabalhadas, ou seja, se eu produzo 100% em 6 dias de trabalho, a minha produtividade sobe para 120% com 5 dias de trabalho na semana, para produzir a mesma quantidade de trabalho realizada na jornada 6x1.

As duas hipóteses que assumem "e se não aumentar a produtividade?" são usadas como certezas absolutas no decorrer do estudo. O problema da produtividade é desviado para outros fatores: "infraestrutura logística deficitária, alta carga tributária, menor nível de educação e qualificação profissional e baixa intensidade tecnológica".

Conclusão

Mais uma vez estamos vendo a desculpa de que "um direito trabalhista a mais vai quebrar a economia", como sempre ocorreu desde a época da abolição da escravidão.

12
33
ich🪦iel (lemmy.world)
submitted 1 month ago by flango to c/batepapo
 
 
13
 
 

Eu acho ele tão bem feito e de fácil entendimento.

14
 
 

Como as capelanias militares, historicamente dominadas pela Igreja Católica, se tornaram um poderoso instrumento de pregação evangélica nas polícias

15
8
submitted 2 months ago* (last edited 2 months ago) by RicoBrasil to c/batepapo
 
 

Recentemente encontrei um iPod Touch velho (2ª geração, 2008 e comprado em 2010) na minha casa que pertencia ao meu pai. O App Store, iTunes, e a maioria de sites não funcionam no iPod mas eu gosto muito de guardar coisas como o iPod porque eu gosto da tecnologia meia antiga.

O que posso fazer com isso e como posso renovar?

16
5
submitted 2 months ago by obbeel to c/batepapo
 
 

Muito se fala sobre o estereótipo da Família, que é o núcleo pra que tudo funcione na sociedade moderna.

Mas como quebrar esse estereótipo? Que tipo de formas de vida podemos ter para revolucionar a forma como as pessoas se relacionam e desenvolvem suas vidas, ideias e interesses?

Alguém quer compartilhar sua história de vida, que talvez traga a outras pessoas a luz de que é possível viver de uma forma diferente com saúde e fortaleza?

17
 
 

кросс-пост из: https://lemmy.ml/post/27247640

You have been visited by the catfish of good fortune. Many upvotes and new users will be bestowed upon you, but only if you reply "happy fedding" to her message.

Bem, eu também recebi. Nem sabia que tinha mensagens no lemmy...

18
13
submitted 2 months ago* (last edited 2 months ago) by obbeel to c/batepapo
 
 

Eu acho que ao usarmos o inglês para nos conectar com o mundo, acabamos atraindo muito a América do Norte e reforçando esse domínio que a América do Norte tem sobre o debate internacional, principalmente através da tecnologia.

Esse não é um problema muito brasileiro, já que vejo poucos brasileiros gravando material em inglês para alcançar o mundo, mas sim um problema mais europeu e indiano. Como vocês acham que é possível ultrapassar essa barreira no caso brasileiro? Gravar em espanhol afastaria os brasileiros do conteúdo, mas mesmo assim é necessária uma integração com a América Latina.

Como desfazer a posse que o inglês e a América do Norte tem sobre a cultura mundial (e da Internet)? Estou cansado das mesmas gírias e debates tão particularmente estadunidenses. Aprendi inglês para me comunicar com o mundo e hoje conheço a maioria das capitais dos EUA, mas tão pouco sobre o resto da América.

Finalmente, como ampliar esse debate além das Big Techs (também estadunidenses) para termos uma solução verdadeiramente soberana? O Google pode disponibilizar transcrições e traduções no seu conteúdo e nos vídeos do Youtube, mas como tomar posse dessa tecnologia para um debate além dos Estados Unidos? O que vocês acham?

19
 
 

Ainda não se tem muita informação sobre como vai ser o novo sistema, mas não vejo muita gente comentando sobre, nem na minha universidade. Vocês têm acompanhado? O que acham da mudança?

Pra quem não soube das mudanças, aqui um link pra se situar: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-adotara-classificacao-de-artigos-na-avaliacao-quadrienal

20
13
submitted 2 months ago* (last edited 2 months ago) by bunitor to c/batepapo
 
 

eu fui testar o old lemmy esses dias e percebi que, no all (que é a listagem padrão do old lemmy) ele mostra conteúdo marcado como nsfw explicitamente. e não demora muito pra aparecer: na imagem que eu mandei, não precisa nem descer a página. não tem como remover isso na configuração. o melhor que dá pra fazer é mudar a listagem pra local ou subscribed

só um aviso pra quem por um acaso queira abrir o old lemmy no trabalho não ser demitido

21
 
 

Sério, já estraguei um Samsung A8, com o qual eu entrei na porra do mar, e agora estraguei um Motorola One por perceber só cinco minutos depois de entrar na piscina que ele estava no meu bolso. E eu não tenho dinheiro pra comprar outro, mas dessa vez precisa ser um resistente à agua kkkkkkkkkkkkkkkk

22
 
 

falo português, espanhol, e inglês.

23
4
submitted 3 months ago* (last edited 3 months ago) by RicoBrasil to c/batepapo
 
 

!kindnesskommunity_br@lemmy.eco.br

não sei se as pessoas vão ver nas outras comunidades então tô fazendo um post aqui.

pode ser usada pra falar de conquistas, especialmente aquelas em que vocês foram legais com alguém.

24
 
 

Uma mãe brasileira denunciou em um grupo um caso de bullying sofrido por uma criança brasileira em uma escola na Alemanha. O episódio foi motivado por um conteúdo ofensivo presente no livro didático “ABC der Tiere”, da editora Mildenberger Verlag. No material, há um trecho que descreve um menino chamado Marco, que vive no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, afirmando que ele "não vai à escola, busca restos de comida no lixo de manhã e quer ser jogador de futebol". A descrição reforça um estereótipo negativo sobre o Brasil. A Embaixada brasileira em Berlim emitiu uma nota de repúdio e lamentou o que chamou de abordagem "insensível e pouco informada" da empresa estrangeira.

25
 
 

Visitei uma loja de flores recentemente, entrei lá para tirar algumas dúvidas com a vendedora. Após conversarmos um pouco, ela me disse que a loja estava com um alta demanda devido ao "valentine's day".

O engraçado é que a nossa data para o dia dos namorados é diferente, mas mesmo assim vários homens encomendaram buquês para as suas namoradas.

Eu não sabia que algumas pessoas comemoravam o dia dos namorados internacional no Brasil. Na sua cidade as pessoas costumam comemorar?

view more: next ›