China cria transistor mais rápido do mundo, não é feito silício e tem inúmeras vantagens :mario_luigi_dance:
"Vantagens dos Transistores à Base de Bismuto
Maior Velocidade e Eficiência
- Transistores de bismuto são relatados como sendo até 40% mais rápidos e consumindo 10% menos energia do que os transistores de silício mais avançados, graças à superior mobilidade dos elétrons do bismuto e à resistência reduzida.
Redução de Perda de Energia e Calor
- A alta mobilidade dos elétrons permite uma comutação mais rápida e menos energia desperdiçada como calor, levando a dispositivos mais eficientes em termos de energia.
Menos Vazamento de Elétrons
- Transistores à base de bismuto, especialmente quando feitos como camadas 2D ultra-finas, confinam os elétrons de forma mais eficaz, reduzindo o tunelamento quântico e o vazamento que limitam o silício em escalas pequenas.
Maior Estabilidade em Diferentes Temperaturas
- O bismuto ultra-fino mantém propriedades elétricas estáveis em uma ampla faixa de temperatura, desde perto do zero absoluto até a temperatura ambiente, o que é raro em outros materiais. Isso torna o bismuto ideal para eletrônicos que requerem alta confiabilidade em condições extremas.
Ecológico e Seguro
- O bismuto é não tóxico e biocompatível, tornando-se uma alternativa mais segura para eletrônicos verdes e dispositivos médicos.
Potencial para Aplicações Avançadas
- As propriedades únicas do bismuto abrem portas para seu uso em supercondutividade, computação quântica e outras tecnologias de próxima geração.
Citações:
[1] https://pubs.acs.org/doi/10.1021/acsanm.4c07065
[2] https://www.pcgamer.com/hardware/processors/return-of-the-gigahertz-wars-new-chinese-transistor-uses-bismuth-instead-of-silicon-to-potentially-sock-it-to-intel-and-tsmc-with-40-percent-more-speed/
[8] https://hothardware.com/news/chinese-bismuth-gaafet-breakthrough
[11] https://knowridge.com/2025/03/ultra-thin-bismuth-a-surprising-discovery-for-green-electronics/
[12] https://www.mcgill.ca/channels/channels/news/ultra-thin-bismuth-holds-unexpected-promise-green-electronics-researcher-364018"
#china #tecnologia #hardware @tecnologia@lemmy.eco.br @tecnologia@lemmy.pt
@jorgemorais https://ursal.zone/@jorgemorais/114471758644740580
Mas o silício é bem mais abundante que o bismuto, não?
@obbeel @pBaesse depende...
Tecnicamente falando sim... Silício é basicamente areia
A questão é... Quanto do Silício do mundo é puro o bastante para ser usado na indústria de Semicondutores.
Aliás, em termos de qualidade, o Silício nem é o melhor semi-condutor... Germânio, por exemplo é bem melhor (barreira de capacitância 0,2v contra 0,7 do silício), mas muito mais raro.
Você me fez lembrar de quando um professor me fez brincar de montar o rádio de galena com diodo de germânio. Saudades...
@nossaquesapao eu vi isso no SENAI também, mas no meu caso eu fiz um dimmer