this post was submitted on 27 Jul 2023
18 points (100.0% liked)

Bate-Papo

598 readers
16 users here now

Uma comunidade para discussões gerais que não se encaixam nas previstas em outras.

founded 2 years ago
MODERATORS
 

O modelo de fórum, de seguir uma comunidade e não uma pessoa ou empresa já tá tão "impregnado" na minha cabeça que outras redes como o mastodon já não fazem mais sentido pra mim.

Quando criei minha conta lá, a primeira coisa que ele me pediu foi: seguir uma pessoa pra acompanhar seu conteúdo, me perdi completamente nessa parte.

Nunca fiquei tão preso em alguma coisa dês de quando tentei passar da fase do castelo do Bowser no super Mario world quando eu tinha uns 8 anos.

HueHue, acho que vou ficar só no lemmy mais um pouquinho.

you are viewing a single comment's thread
view the rest of the comments
[–] seds 4 points 1 year ago

Meu, vou ser honesto aqui. Usei o twitter bastante, e por muito tempo sempre foi minha rede social preferida, de longe. 1)Sabia de tudo antes de todo mundo do meu círculo social 2)Todos as pessoas do meu círculo social que estavam lá não fazia shitpost, postavam coisas interessantes etc 3) o conteúdo do twitter sempre foi muito bom, lotado de memes e notícias. Era um bom equilíbrio entre saber as notícias do Brasil, treinar meu francês lendo notícias em francês e ver uns memes e vídeos engraçados. e dá pra listar mais alguns itens de o porquê eu achava essa rede social tão boa. Com um bom ciclo de amigos lá e saber quem seguir, a timeline ficava absurda de boa e zero tóxica.

Não dá pra descrever o desânimo que eu tô de perder isso. Sério. É impressionante o quanto a qualidade do Twitter caiu desde que o Musk adquiriu. Por exemplo, o update de liberar mais caracteres por tweet foi impressionantemente ruim. Deixou de ser uma rede de comentários pra virar um facebook de pessoas que pagam ("you don't know how this week was FULL of AI improvements, THEY WILL CHANGE YOUR LIFE, follow me on the thread"). Tomar no cu.

Tava pensando ontem sobre tudo isso, e acredito que o foco excessivo nos influencers atrapalha a comunidade da rede social, e faz com que a rede social tome rumos anticomunitários... o que é o oposto do que deveria ser, já que é uma rede social. Claro que é legal ter seu influencer preferido na sua timeline, mas é horrível ter SÓ influencer na timeline.

Não deletei minha conta no twitter na esperança de que daqui alguns anos ele esteja valendo nada e alguém compra pra retomar como era antes. Entretanto, a cada dia que passa deixo mais de usar ele.

O que me deixa mais triste nesse história toda (tanto do Twitter/X como do Reddit) é perceber como que bilionários podem estragar relações micropessoais e comunidades criadas. A plataforma é claramente domínio deles, mas a cultura criada não. E matar cultura é simplesmente triste (aka comunidades desativadas no reddit, ou divididas entre aqui e o reddit, etc).

No mais, sinto saudade já do Twitter. Abrir e dar umas risadas, ver meus amigos xingando a rotina e não ter mil e quarenta ads e threads.