É muito importante que todos aqui estejam a par do que foi discutido na última cúpula da OTAN em Washington
Representa a maior ameaça a paz mundial desde o final dos anos 30. Vou fazer o resumo dos principais pontos:
O capitalismo está em crise e a hegemonia do Império Americano está ameaçada, obviamente o império não vai cair sem antes lutar. A última cúpula foi o aprofundamento da crise global e a aproximação do mundo de mais uma guerra global.
Os ricos do ocidente estão dispostos a levar o mundo a uma guerra de proporções monstruosas para garantir sua hegemonia global.
Vamos aos pontos:
- A Rússia foi destacada como a maior ameaça aos aliados. Foi celebrado a entrada da Suécia e da Finlândia na aliança e falado abertamente que com os dois países será possível controlar a Rússia no báltico e no mar do norte.
- Afirmaram que a entrada da Ucrânia na aliança é irreversível
- Os países aliados concordaram em financiar a Ucrânia em 40 bilhões de dólares.
- Foi autorizado o maior exercício militar em solo europeu desde a guerra fria. Um total de 90 mil soldados da OTAN farão um exercício colossal ainda esse ano. A ideia é demonstrar força contra a Rússia
- Foi elogiado que todos os membros alcançaram a meta de ter pelo menos 2% do seu PIB em gastos militares. Foi pontuado que isso não basta, os países membros precisam se armar ainda mais rápido e aumentar seus exércitos.
- Foi acordado em ampliar a base britânica na ilha do Chipre, base utilizada para proteger Israel, ameaçar o Líbano e a principal base que ataca o Yemen atualmente.
- A OTAN recebeu também líderes da Austrália, Nova Zelândia, Japão e Coreia do Sul, o que está sendo chamado de a OTAN do Pacífico. Foi aprovado o envio de submarinos nucleares para a Coreia do Sul e para a Austrália. Além da ampliação de exercícios militares no estreito de Taiwan e na península coreana
- Foi também acordado em construir mais bases militares nas Filipinas e no treinamento dos exércitos dos países ocupados pela OTAN no Pacífico e seus aliados para uma eventual guerra.
- Será também aberto um gabinete de ligação em Amã, Jordânia. A Ideia é ampliar a presença da aliança no país e garantir a segurança de Israel e pressionar ainda mais o Irã.
- Foi elogiado também o maior gasto militar da história recente na Europa em 2023.