this post was submitted on 21 Jan 2025
15 points (100.0% liked)

Desabafos

150 readers
1 users here now

founded 2 years ago
MODERATORS
 

NÃO AGUENTO MAIS!

Nossa mídia vem gradualmente se tornando cada vez mais um espelho dos eua, reportando tudo que acontece lá, como se fosse a coisa mais importante do mundo pra gente, e omitindo o que acontece por aqui ou pelo resto do mundo.

Agora a maioria das notícias são ou de acontecimentos dos eua, ou notícias compradas/copiadas de jornais de lá (porque nem produzir mais jornalismo nacional estamos produzindo direito mais), ou "notícias" PATROCINADAS por empresas de lá.

Sério, não aguento mais isso e ontem foi a gota d'água. Simplesmente toda a mídia se voltou à posse de trump com uma cobertura em tempo real de cada detalhe, de uma forma que nunca vi na cobertura de posse de um presidente nosso. Páginas e mais páginas, vídeos e mais vídeos, de algo que era só pra ser uma notícia em posição de destaque com um resumão e pronto.

Isso é uma invasão cultural enorme e temo que pode gerar consequências graves pra gente. Os eua devem estar se desesperando porque estão perdendo o status econômico e então estão partindo pra fortalecer o domínio cultural sobre a gente.

top 7 comments
sorted by: hot top controversial new old
[–] Divargando190823 5 points 1 month ago (1 children)

A mídia é espelho dos EUA. Afinal somos ocidentais, né?/s

Vejo isso principalmente nos principais filmes de cinema. No dia que percebi que meu ensino médio não ia ser High School Musical foi lamentável...

Mas oq me preocupa de verdade é a geração insta e tiktok(nossa futura massa), que é um grupo ultra conectado com internet mesmo, em sua maioria, não tendo capacidade técnica e critica nenhuma sobre ela.

[–] nossaquesapao 3 points 1 month ago

Mas oq me preocupa de verdade é a geração insta e tiktok(nossa futura massa), que é um grupo ultra conectado com internet mesmo, em sua maioria, não tendo capacidade técnica e critica nenhuma sobre ela.

Memes dos eua, discussão de problemas e pautas dos eua como se fossem nossos, enquanto deixamos os nossos de lado, invasão ainda maior de marcas dos eua, pessoas cada vez mais tentando seguir o estilo de vida dos eua... a coisa vai ser feia. Já está sendo, vai piorar...

[–] guilhermegnzaga 4 points 1 month ago

Simplesmente parece que eles tem a obrigação de espirrar bosta até o mundo todo ficar careca de saber que esse ser humano laranja vai fazer o show dele.

[–] YaxPasaj 4 points 1 month ago (1 children)

No uBlock Origin criei um filtro que esconde tópicos com os termos "elon musk", acabei de adicionar "trump" e talvez o Xitter entre na lista para uma experiência melhor. Essa é a minha forma de "curadoria agressiva" no Lemmy.

Talvez eu passe a usar um dos clientes de Lemmy que tem filtros por palavras-chave para bloquear por lá também.

Caso, alguém se interesse:

lemmy.eco.br##div.post-listing:has(span:has-text("/elon musk/i"))

No uBlock Origin, basta clicar no ícone de engrenagens, e no menu de "Meus filtros", adiciona essa linha de código e substitui as palavras-chave por aquilo que você não quer mais ver tópicos sobre. Se você estiver acessando à partir de outra instância, não esquece de substituir o "lemmy.eco.br" também.

[–] nossaquesapao 3 points 1 month ago

Nunca tive essa ideia, vou experimentar em vários sites! Obrigado.

Por um lado, isso é só como fechar os olhos, mas pelo menos ajuda a manter a sanidade.

[–] driving_crooner 3 points 1 month ago

Isso é só uma parte mais do colonialismo, a gente vive sabendo de todo o que acontece politicamente nos EUA, onde não pode fazer nada pra mudar a situação, mas não sabemos do que acontece politicamente no nosso entorno, onde a gente sim poderia mudar e influenciar.

Tá desenhado, pra a gente ficar pensando que está "enterado" e ao dia, mas não é diferente do que estar assistindo BBB.

[–] runior 3 points 1 month ago* (last edited 1 month ago)

Você falar de invasão cultural me fez lembrar um comentário recente sobre a cultura do Orkut dos anos 2000, que era algo bem brasileiro e foi perdido porque não há preocupação ou valorização em manter uma memória do que é ser brasileiro recentemente. A soberania de cada país já é bem precarizada por essa globalização encabeçada hoje pelos EUA, e concordo que Trump tinha que ser notícia porque está em evidência, não devendo, porém, ser o foco de toda a mídia brasileira.