this post was submitted on 03 Jun 2025
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Bicicletas Brasil

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Comunidade brasileira destinada ao mundo das bicicletas e do ciclismo como um todo. Entre no pelotão!

REGRAS

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[–] YaxPasaj 2 points 1 day ago (1 children)

Segundo ele, a escolha do local é determinante para a segurança. “É mais seguro andar em locais apropriados, como ruas pouco movimentadas, parques com ciclofaixas e espaços destinados ao ciclismo”, explica.

Não, lugares seguros deveriam ser a opção padrão, com essa mentalidade a bicicleta nunca passará de uso recreativo para a maioria das pessoas.

Fatores como convivência segura no trânsito, infraestrutura e fiscalização também são importantes para a redução de ocorrências trágicas.

"Também" não, isso está ao contrário, convivência segura no trânsito, infraestrutura e fiscalização são o fator principal e uso de EPIs que é secundário e deveria ser o "também".

Eu detesto como a tendência mundial é enfatizar o uso de roupas refletivas para jogar a culpa no ciclista pelo acidente fatal. Todo mundo é secundário comparado a quem está em um carro, na América do Norte, já chegou ao extremo do ridículo de pedirem para o pedestre pegar uma bandeira para atravessar a rua. Qualquer coisa, menos infraestrutura adequada e reduzir a velocidade máxima das vias para evitar os acidentes fatais.

[–] capebalo 2 points 1 day ago

Concordo. Se fala muito em "bicicleta tem ir pela ciclofaixa; só se não tiver pode ir pela rua" como se tivesse ciclofaixa/via suficiente pra essa sequer ser uma discussão, como se 99% dos ciclistas que estão na rua estivessem lá porque não querem usar a ciclofaixa/via. Saiu um estudo do IBGE recentemente falando que mais da metade dos municípios do país sequer têm alguma sinalização pra bicicleta. Imagino que aqui seja qualquer tipo de sinalização/estrutura, uma sequer já contaria a favor do município. Trabalho numa cidade que não é pequena aqui da Região Metropolitana de São Paulo e, até onde sei, ela tem uma ciclofaixa, de pouco mais de 1 km e no famoso "não liga nada a lugar nenhum". Afirma ainda que "apenas 1,9% da população vive em trechos de ruas sinalizados para bicicletas".

E aí ainda tem que considerar a questão de "como estão essas ciclofaixas?". Tem muita ciclofaixa aqui em São Paulo que é/está simplesmente intransitável, seja porque toda a sujeira da rua se acumula nela, seja porque tá toda esburacada, seja porque, sem fiscalização, não dá nada transformar em estacionamento, seja porque transformaram a sarjeta em ciclolinha pintando ela de vermelho com uma tinta que, na chuva, vira um sabão. Quando voltei a morar em São Paulo trouxe a bike junto e, sem brincadeira, pedalando na ciclofaixa eu me sentia mais desconfortável do que pedalando na avenida, junto dos carros, na cidade em que trabalho.

O que o pessoal tem que entender é que lugar de bicicleta é (também) na rua. Que a bicicleta ali na faixa da direita não tá ocupando o espaço de ninguém, tá ocupando o espaço dela, tal qual um carro ocupa. Se tem um caminhão velho lento fumaçando, ninguém passa tirando fina, gritando "sai da rua!". Por que, então, achar que um ciclista que tá indo até mais rápido que esse caminhão, está atrapalhando o trânsito e não pode estar lá? Sem brincadeira, tinha que rolar uma campanha de "finja que a bicicleta é um caminhão pesado" - muitos iam falar "foda-se" e continuar fazendo o possível pra tornar o trânsito pior pra todos, mas sempre têm aqueles que são positivamente afetados por essas campanhas educativas, que falam "caramba, não é que eu nunca tinha pensado por esse lado?".

[–] capebalo 1 points 2 days ago

As dicas são super válidas e infelizmente, pra muitos, necessárias, mas a matéria podia dar um pouco mais de atenção também aos desafios encontrados ao pedalar que muitas vezes aumentam as chances de se acidentar e como os outros entes do trânsito podem (e devem) colaborar com essa redução de acidentes.