this post was submitted on 26 Jan 2024
14 points (93.8% liked)

Tecnologia

229 readers
1 users here now

Postagens que geram discussões sobre o mundo da tecnologia.

founded 1 year ago
MODERATORS
top 7 comments
sorted by: hot top controversial new old
[–] guilhermegnzaga 3 points 11 months ago (1 children)

Gostei do seu relato. Agora, vou recomendar uma distro aqui que é odiada por alguns mas que realmente te ensina a personalizar seu Linux e entender coisas a fundo como compilação e boa parte do que esses Linux (prontos, por assim dizer) não proporcionam Recomendo você testar o Slackware, é uma distro um tanto complicada de se iniciar, principalmente porque 80% das pessoas param na hora de habilitar a interface gráfica. O slack é a distribuição mais antiga em manutenção e tem suas compilações feitas pelo mesmo cara (Patrick Volkerding) desde os anos 90. Não é a solução mais prática, porém vai te ensinar o Linux linux mesmo, eu acho que é a distro mais " UNIX like " e se um dia você se interessar em tarefas avançadas como configurar o kernel dele para melhor desempenho da sua máquina; eu duvido muito que vc encontre um sistema mais rápido e efetivo. Tenta lá! Slackware !

[–] ghedin 1 points 10 months ago

Eita, já me bati com Debian, imagina com Slackware 👀

[–] sulunia 2 points 11 months ago (1 children)

apesar de ser meio inchadinho, acho o KDE neon uma distro maravilhosa e que ja vem pré-configurada com uns padrões bem bons. A vantagem é que o KDE inteiro funciona redondinho e integrado, além de ser baseado em ubuntu.

[–] ghedin 2 points 11 months ago

Não cheguei a testar o KDE Neon. Talvez seja uma impressão equivocada, mas de tudo que li, me pareceu um negócio mais para testar novas versões do KDE Plasma do que para uso normal.

[–] br4b0 2 points 11 months ago (1 children)

Muito bacana os seus relatos! tenho certeza que podem contribuir bastante para novos igressantes no linux, bem como, usuários já mais experientes.

[–] ghedin 2 points 11 months ago (1 children)

Valeu! Revisitando meu relato, acho que alguns preciosismos meus dificultaram desnecessariamente a adaptação — optar pelo KDE Plasma “limpo”, em vez do ambiente padrão do Debian, criou vários pontos de atrito. Esses preciosismos foram legais para expor algumas partes menos óbvias do sistema/ensinar-me a resolver uns pepinos, mas poderia ter passado sem, hehehe.

[–] br4b0 2 points 11 months ago

Sempre é assim, acho que essas pedras no caminho aparecem de uma forma ou outra, porém, de qualquer forma o aprendizado sempre fica.