Não precisa ser um gênio para saber que grandes líderes belicosos encontraram seu fim ao desafiar o povo russo/soviético temos registros de grandes campanhas expansionista como a do então líder francês Napoleão Bonaparte e do líder alemão Adolf Hitler.
Napoleão pode perder muitos homens em campanha, pois os tem de sobra; assim como a Rússia pode perder muita terra, pois a tem de sobra para preparar a derrota do inimigo. Liev Tolstoi, escritor russo.
1941 - Adolf Hitler
Em meados de 1941 o poderoso exército alemão adentrava os territórios soviéticos em uma das manobras mais temida pelos generais alemães pois se tratava de um país gigantesco em território e uma população aguerrida em defender sua pátria além de dividir o exército alemão em duas frente de batalha, contudo as ordens do führer foram obedecidas.
Frente a um exército melhor equipado a reação soviética não foi imediata Stalin em pronunciamento pediu que a população resistisse o máximo que podessem e quando não fosse mais possível destruísse ou queimasse tudo que poderia servir de subsistência ao exército alemão.
O exército de Hitler foi impiedosamente castigado pelo frio do inverno rigoroso e pela fome pois a população queimava tudo que poderia servir de alimento ou de abrigo colocando em prática a tática de terra arrasada e quando chegou a estação das chuvas todo o terreno se tornara em um pântano paralisando seus blindados o restante da história todos já sabem o fim da invencibilidade dos alemães.
1812- Napoleão Bonaparte
Em meados de 1812 um outro grande expansionista conhecido por suas habilidades estratégicas seria o primeiro a conhecer a típica estratégia de terra arrasada dos russos, Napoleão Bonaparte. Napoleão tinha toda a Europa em suas mãos e lançou contra a Rússia um exército de 20 nações com mais de 500 mil homens dos quais retornaram apenas 27 mil.
A derrota do até então invencível exército francês e seu líder, Napoleão, mudou toda a geopolítica da Europa.
Alguns estudiosos afirmam que a derrota de Napoleão teve início não devido ao Inverno Russo, que é bizarramente rigoroso. Mas com o inverno, a terra arrasada e a estratégia de isolamento do inimigo pelos russos, as tropas francesas perdiam diariamente capacidade de luta. No futuro os russos usariam a mesma estratégia contra um certo líder alemão.
Dias atuais
Nesta quinta-feira, 29/02, em resposta ao presidente francês ( Emmanuel Macron) o líder russo, Vladimir Putin, fez referência ao desfecho de líderes ocidentais do passado como Adolf Hitler, da Alemanha nazista, e Napoleão Bonaparte, da França, que invadiram a Rússia.
Macron considerava envio de tropas francesas para lutar na Ucrânia.