Só pra carga? Apenas pra exportar commodities? Brasil ainda não saiu da fase de fazendão colonia
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Só pra carga?
A minha teoria é que isso foi feito pra diminuir o poder dos caminhoneiros. Se os motoristas de ônibus começarem a se organizar e bloquear rodovias, aí sim o Lula vai colocar trem de passageiro.
Nem é, senão iriam usar num trecho mais carregado de caminhões que eu duvido que seja esse
Acho que trens são mais úteis e importantes para movimentar carga mesmo, principalmente agora que já temos malhas rodoviárias e nos habituamos a usá-las. Tirar caminhões das estradas é algo excelente. E sim, será usado para exportar commodities, mas será usado também para movimentar carga interna no país.
Não concordo, olha o que a China fez, sei que não temos as mesmas condições, mas acho completamente errado dizer que trem é só pra carga, ainda mais num país pobre como o Brasil.
Dito isso, eu não tenho dados e nem vontade pra procurar, mas olhando esse trecho ai eu diria que é quase tudo pra commoditie mesmo, se fosse pra carga interna, o que seria muito melhor, teria ligação de SP, RJ, PR... não creio que Tocantins-Bahia seja um trecho importante pra carga de produtos locais. Quer diminuir a força dos caminhoneiros, faz uma ferrovia ligando RJ e SP
Dito isso, eu não tenho dados e nem vontade pra procurar, mas olhando esse trecho ai eu diria que é quase tudo pra commoditie mesmo
A maior cidade desse trecho (além de Ilhéus/Itabuna no fim da linha) tem 150 mil pessoas, então não é viável a não ser que tivesse uma conexão Salvador-Vitória seguindo a 101 (quem sabe um dia).
Próximo a essa linha tem o plano de reativar a Bahia-Minas (primariamente pra carga também), que liga mais centros urbanos maiores:
Um problema dessas regiões que tinham ferrovias é que as cidades encolheram depois da escolha de rodovias, e as cidades desde os anos 1950 cresceram ao redor das estradas.
Não dá pra diminuir a força dos caminhoneiros assim no soco e dessa forma mais gritante, imagina a paralização que não iam fazer pra impedir.
Não consigo imaginar caminhoneiro fazendo paralisação efetiva por conta de uma ferrovia
Ferrovias de carga novas possuem uma natureza bem distinta de ferrovias de passageiros ou mistas, são isoladas e pouco contribuem para a formação de comunidades. Podemos recuperar parte da malha de passageiros da RFFSA, que está sendo sendo dilapidada há décadas e tem aproximadamente 22 mil km. Ela tem péssimo desempenho, mas pode ajudar nas escalas local e metropolitana. Para trens de passageiros competitivos, vamos precisar discutir trens de alta velocidade e a inserção dessas linhas em nossas cidades.
Cara, eu entendo sua opinião, mas não podemos criticar algo bom por não ser ótimo.
Só de fazer o transporte de cargas já traz benefícios tangíveis como menor tráfego rodoviário (com menor custo de manutenção e menos congestionamento, acidentes etc) e é um passo na direção certa.
Pelo menos começa de algum lugar
Mas já começou faz tempo, olha aqui . Quando é que o foco vai começar a ser as pessoas? Isso me lembra o Delfim Netto dizendo que tem que crescer o bolo pra dividir, mas o bolo nunca está grande o suficiente
Vc tem razão, amigo :/
Isso vai ser muito foda!
Será que tem a ver com aquele plano da China de fazer uma ferrovia que cruza o Brazil até o Peru?
Parece que sim. Notícia mais antiga, de 2016, mas já usa o nome FIOL
Bom! O Brasil voltando no eixos.
CHOO CHOO 🚂 FAZ O L