this post was submitted on 24 Jun 2024
1 points (100.0% liked)

Geopolítica

34 readers
1 users here now

Geopolítica é a congruência entre demasiados grupos de estratégias adotadas pelo Estado para administrar seu território, e anexar a geografia cotidiana com a história. Desta forma, Geopolítica é um campo de conhecimento multidisciplinar, que não se identifica com uma única disciplina, mas se utiliza principalmente da Teoria Política e da Geologia e Geografia ligado às Ciências Humanas e Ciências Sociais aplicadas.

founded 8 months ago
MODERATORS
 

A guerra na Faixa de Gaza tem sobrecarregado a economia israelense e, consequentemente, “frustrado” os líderes empresariais da nação, que consideram entrar na política “para salvar Israel de uma profunda crise econômica”.

As informações são da agência Bloomberg que, por meio de uma reportagem publicada neste domingo (23/06), revelou a possibilidade do conflito chegar a custar aproximadamente US$ 67 bilhões até 2025, ou quase 15% do Produto Interno Bruto (PIB) anual.

“O PIB per capita caiu em 2023 pela primeira vez em oito anos, de acordo com o Fundo Monetário Internacional, e o governo está a caminho de sofrer um de seus maiores déficits orçamentários do século em 2024”, afirma.

Segundo o veículo, os principais líderes empresariais israelenses têm realizado discussões “secretas” referente a alternativas, incluindo a formação de um novo partido, para reverter a crise econômica. Em paralelo, um fórum de 200 grandes empresários pressiona Tel Aviv exigindo eleições antecipadas.

“Metade das empresas listadas no índice TA-35 da Bolsa de Valores de Tel Aviv estão representadas, incluindo os CEOs dos quatro maiores bancos”, detalha a Bloomberg.

Em entrevista à reportagem, o empresário Eyal Waldman, integrante do fórum, afirmou a necessidade de “derrubar [Benjamin] Netanyahu”.

“Agora estou trabalhando para adiantar a data das eleições”, declarou, acrescentando que o grupo empresarial está tentando convencer os legisladores do gabinete do primeiro-ministro israelense a derrubar a coalizão. “O atual governo é inimigo do Estado”.

Waldman chegou a se reunir com altos funcionários norte-americanos, incluindo o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, bem como o secretário de Relações Exteriores do Reino Unido, David Cameron. Segundo o empresário, as autoridades expressaram frustração com o governo de Netanyahu, embora a perspectiva de substituí-lo não tenha sido explicitamente mencionada.

Na semana passada, o fórum de líderes empresariais israelenses declarou por meio de uma carta aberta que as eleições antecipadas são necessárias como “um voto indiscutível de confiança” e alertou que o futuro de Israel está ameaçado.

De acordo com a Bloomberg, muitos do setor encontraram uma causa em comum na tentativa de derrubar Netanyahu. A reportagem diz que “eles se uniram em torno da preocupação de que o governo está gastando muito com assentamentos judaicos na Cisjordânia ocupada e com os ultraortodoxos, enquanto não obriga o serviço militar para estudantes religiosos”.

A saída do líder da oposição Benny Gantz do governo neste mês, as disputas internas sobre a condução da guerra em Gaza e o sistema de alistamento militar ultraortodoxo foram fatores que aumentaram as conversas sobre uma votação antecipada.

no comments (yet)
sorted by: hot top controversial new old
there doesn't seem to be anything here