Na sexta-feira (18), quando é celebrado o Dia dos Médicos, o Ministério da Saúde destacou os números alcançados pelo Programa Mais Médicos, reestabelecido em 2023. Os dados da Secretaria de Atenção Primária à Saúde (Saps) indicam que o programa alcança atualmente 80% dos 3,9 mil municípios com população entre 700 e 52 mil habitantes, com estimativa de cobertura populacional de 26,9 milhões de pessoas. O número representa 40,9% da população desses municípios.
“É uma grande conquista ver o crescimento desse programa essencial para o SUS chegar a todo o país. O Mais Médicos é uma realidade e faz a diferença. Quando assumimos o governo, havia 13 mil profissionais. Até o final da gestão, alcançaremos a meta dos 28 mil”, diz a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Os municípios de maior vulnerabilidade social também tiveram avanços na cobertura do programa: 60% dos médicos estão nessas regiões. Na Amazônia Legal, nove municípios de alta vulnerabilidade passaram a ter médicos: Amapá do Maranhão, no Maranhão; Anori, Nhamunda, Quaticuru e Santa Isabel do Rio Negro, no Amazonas; Calcoene, no Amapá; Lizarda e Paranã, no Tocantins; e Santa Luiza do Pará, no Pará.
Também foi registrado crescimento do Mais Médicos na assistência à saúde indígena. Em dezembro de 2022, eram 224. Em setembro deste ano, esse número saltou para 570 profissionais ativos.
Desde o ano passado, os profissionais da área podem fazer especialização e mestrado por meio da Estratégia Nacional de Formação de Especialistas para a Saúde, que integra os programas de formação, provimento e educação pelo trabalho no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
Uma novidade presente no 38º edital do programa foi a oferta de vagas afirmativas, no regime de cotas, para pessoas com deficiência e grupos étnico-raciais, como negros, quilombolas e indígenas.
Na última semana, o Ministério da Saúde promoveu, em parceria com o Ministério da Educação, o 3° Módulo de Acolhimento e Avaliação de 2024 do Programa Mais Médicos. Participaram 364 médicos intercambistas, todos brasileiros formados no exterior. Trinta desses profissionais atuarão na Saúde Indígena, dez no Consultório na Rua e 15 na Saúde Prisional.
this post was submitted on 21 Oct 2024
12 points (100.0% liked)
Bunker da Esquerda
192 readers
10 users here now
BEM VINDOS(AS) AO BUNKER
👥COMUNIDADE voltada para os progressistas de diversas vertentes para discutirem temas sensíveis do cenário político e social do nosso país e do mundo.
PALAVRAS-CHAVE: Brasil, Esquerda, Marxismo, Brics, América do Sul, Sul Global.
REGRAS E NORMAS DA COMUNIDADE :
- Respeite a diversidade
- Tenha empatia pelas pessoas
- Postagens de teor político
Priorize o jornalismo independente:
- ICL NOTÍCIAS
- Brasil 247
- Brasil de Fato
- Revista Fórum
- Rede Brasil Atual
- Jornalistas Livres
- Agência Pública
- O Cafezinho
- Carta Capital
- The Intercept Brasil
- Sputnik Brasil
- Xinhua Português
- Agência Brasil China
Mundo e Conflitos:
- Sputnik Brasil
- Al Jazeera
- Agência Tass
- Ria Novost
- RT
- Granma
- Aporrea
- TeleSur
- InoSMI
- BaltNews
- PressTV
- IranPress
- Al Mayadeen
- Peoples Dispatch
Chat em Sala XMPP 💬
Optamos por uma sala xmpp para socializar e conversar sobre temas do cenário político e social do nosso país de forma mais descontraída e com leveza
founded 1 year ago
MODERATORS
12
Mais Médicos alcança quase 80% dos municípios de até 52 mil pessoas - O Cafezinho
(www.ocafezinho.com)
there doesn't seem to be anything here