O Sindicato dos Enfermeiros do Distrito Federal (SindEnfermeiro-DF) mobiliza a categoria para uma paralisação nesta quarta-feira (23), a partir das 9h. Na ocasião, ainda será realizado um ato na sede da Secretária de Saúde do DF (SES-DF), em Brasília. Uma assembleia para definir os próximos passos da greve também está prevista.
Desde agosto, os enfermeiros e enfermeiras da SES-DF estão mobilizados por isonomia salarial. O sindicato informa que, até o momento, o Governo do Distrito Federal (GDF) não apresentou uma proposta. "Precisamos abrir um canal de diálogo definitivo com o governo para negociarmos nossa isonomia salarial", diz o presidente do SindEnferemeiros do DF, Jorge Henrique, nas redes sociais.
"Os enfermeiros são peças-chave da saúde pública aqui no DF e a gente precisa apresentar uma proposta para fortalecer o Sistema Único de Saúde com a valorização da nossa categoria", completa o representante sindical.
A greve, afirmam os profissionais, é uma forma de buscar mais justiça para a categoria. Ainda segundo o sindicato, entre as carreiras de ensino superior da Secretaria de Saúde do DF, os enfermeiros são os que ganham menos. "Hoje é a categoria que mais produz nos três níveis de atenção", diz o presidente do sindicato.
Os enfermeiros destacaram também os desafios que enfrentam, como o déficit de profissionais, a alta produtividade, e a crescente diferença salarial, que hoje chega a R$ 5 mil, um aumento significativo quando comparado à diferença de R$ 800 registrada em 2013.
De acordo com dados do Info Saúde de 2023, um painel da Secretaria de Saúde do governo distrital, a categoria lidera o número de consultas de pré-natal. Nos primeiros seis meses de 2024, também foram recordistas em atendimentos gerais, com 1,8 milhão de atendimentos. Já na Atenção Primária à Saúde (APS) ganharam primeiro lugar no ranking, com mais de 1,2 milhão de atendimentos.
Segundo a entidade, desde 2018 o quantitativo de enfermeiros permanece o mesmo, com uma variação de 3.900 a 4 mil profissionais. "Qualitativamente falando, temos produzido mais. Por exemplo, de 2021 para 2024, a gente saiu de 1,2 milhão de atendimentos para 1,7 milhão", explica Jorge Henrique.
Além disso, os enfermeiros ampliaram o acesso ao Dispositivo Ultra Interino (DIU) em 38,7% no segundo semestre de 2023 e realizaram mais de 6 mil partos normais no DF no ano passado. "É um número muito grande, porque, hoje, a estrutura dos hospitais é toda voltada para o médico", afirma o presidente do sindicato.
"Estamos dizendo que nós queremos reconhecimento, uma valorização através da reestruturação da nossa carreira. Mas nós estamos apontando que também somos a solução de muitos gargalos existentes na Secretaria de Saúde. Ou seja, nós estamos nos colocando como solução do problema", destaca o sindicalista.
Faltam profissionais
Faltam mil enfermeiros nos hospitais públicos no Distrito Federal, aponta também o sindicato. Segundo memorando de 11 de agosto, o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) opera com déficit de 2.312 horas semanais da carreira de enfermeiros e de 6.261 horas semanais da carreira de técnicos de enfermagem.
O hospital tem 27 enfermeiros contratados temporariamente, que deverão deixar os plantões nos próximos dias. E o problema ameaça outras unidades da rede pública. Conforme a instituição, atualmente a cobertura de estratégia de Saúde da Família é de apenas 60%. Aproximadamente 5 mil candidatos aprovados no último concurso público para enfermeiro aguardam convocação no DF.
Fonte: BdF Distrito Federal
Edição: Márcia Silva
this post was submitted on 23 Oct 2024
4 points (100.0% liked)
Notícias
969 readers
24 users here now
Comunidade para publicação de notícias brasileiras ou mundiais
Regras
- O título original publicado pelo jornal deve ser mantido;
- A publicação deve conter o link para a reportagem;
- Apenas notícias recentes são permitidas;
- Encurtadores de link não são permitidos;
- Notícias falsas e desinformação não são permitidas; A persistência na divulgação de notíficas falsas pode levar ao banimento permanente da comunidade;
- Notícias de jornais não confiáveis não são permitidas; Veja lista aqui;
- Conteúdos sensíveis (p.ex.: violentos) devem ser publicados com a tag NSFW;
Regras adicionais
- Sejam educados;
- Bots de notícias devem seguir as mesmas regras anteriores;
- Bots de notícias devem ter uma baixa periodicidade de postagens (2 postagens por hora);
- Evite spam de notícias (não faça muitas publicações num curto espaço de tempo);
- As postagens podem ser em português, inglês ou espanhol;
Community to Brazilian and World News publications
Rules
- Original title should be kept;
- Link to the news are required;
- Only recent news allowed;
- Link shorteners are not allowed;
- Fake news and disinformation are not allowed; Recurring publications may lead to permanent community ban;
- Non-trustable newspaper are not allowed; See list;
- Sensitive content should be displays as NSFW;
Additional rules
- Be polite and civil;
- Bots should follow all the previous rules;
- News bots should have low publish periodicity (2 posts per hour);
- No spam (do not post many publications on a short period of time)
- Posts may be in Portuguese, English or Spanish;
founded 1 year ago
MODERATORS
4
Enfermeiros do Distrito Federal paralisam atividades nesta quarta-feira (23)
(www.brasildefato.com.br)
there doesn't seem to be anything here