this post was submitted on 09 Dec 2024
2 points (100.0% liked)

Bunker da Esquerda

192 readers
6 users here now

BEM VINDOS(AS) AO BUNKER

👥COMUNIDADE voltada para os progressistas de diversas vertentes para discutirem temas sensíveis do cenário político e social do nosso país e do mundo.

PALAVRAS-CHAVE: Brasil, Esquerda, Marxismo, Brics, América do Sul, Sul Global.

REGRAS E NORMAS DA COMUNIDADE :


Priorize o jornalismo independente:


Mundo e Conflitos:


Chat em Sala XMPP 💬

Optamos por uma sala xmpp para socializar e conversar sobre temas do cenário político e social do nosso país de forma mais descontraída e com leveza

founded 1 year ago
MODERATORS
 

Nessa sexta-feira (6/12) a União Europeia anunciou a conclusão do acordo comercial com os países do Mercosul (Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai) após 25 anos de negociações. Contudo, a ratificação do acordo ainda depende de um longo processo. Embora um acordo político tenha sido alcançado, ele precisa ser aprovado pelos estados membros da UE. Alguns países, como:

França, Polônia, Áustria, Países Baixos e Bélgica.

images (21)

A tensão entre agricultores franceses e o governo tem se intensificado em resposta ao controverso acordo comercial entre os dois blocos. Agricultores liderados pelo sindicato Coordination Rurale, chegaram a bloquear estradas em protesto contra o que consideram uma ameaça aos seus meios de vida, temendo a concorrência desleal de produtos da América do Sul, que têm custos de produção mais baixos e menos regulamentações.

Eles exigem a inclusão de "cláusulas-espelho" no acordo, que garantiriam que as importações seguissem as mesmas normas ambientais e de segurança alimentar aplicadas na França.

images (19)

Simultaneamente, um desacordo crescente entre França e Alemanha está colocando em risco a unidade da União Europeia. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, já deu os primeiros passos do acordo em Montevidéu, considerado crucial para revitalizar a economia alemã, especialmente a indústria automotiva.

No entanto, o governo francês, liderado por Emmanuel Macron, resiste ao pacto, alegando que ele prejudicaria os agricultores franceses e alimentaria o descontentamento popular contra a UE.

As tensões entre os dois países levantam questões sobre a coesão da União Europeia, com preocupações de que uma divisão mais profunda possa surgir.

Analistas alertam que a aprovação do Mercosul em meio à crise política na França pode gerar uma forte reação negativa da população e acentuar o sentimento anti-UE, especialmente com o crescimento da extrema direita. Assim, enquanto a Alemanha celebra a possibilidade de um novo acordo comercial, a França se prepara para uma batalha que pode afetar não apenas sua agricultura, mas também a estrutura da própria União Europeia.

Bunker no Xampu

@bunkerdaesquerda

#politica

no comments (yet)
sorted by: hot top controversial new old
there doesn't seem to be anything here