this post was submitted on 15 Oct 2024
21 points (100.0% liked)

Notícias

976 readers
14 users here now

Comunidade para publicação de notícias brasileiras ou mundiais

Regras

  1. O título original publicado pelo jornal deve ser mantido;
  2. A publicação deve conter o link para a reportagem;
  3. Apenas notícias recentes são permitidas;
  4. Encurtadores de link não são permitidos;
  5. Notícias falsas e desinformação não são permitidas; A persistência na divulgação de notíficas falsas pode levar ao banimento permanente da comunidade;
  6. Notícias de jornais não confiáveis não são permitidas; Veja lista aqui;
  7. Conteúdos sensíveis (p.ex.: violentos) devem ser publicados com a tag NSFW;

Regras adicionais


Community to Brazilian and World News publications

Rules

  1. Original title should be kept;
  2. Link to the news are required;
  3. Only recent news allowed;
  4. Link shorteners are not allowed;
  5. Fake news and disinformation are not allowed; Recurring publications may lead to permanent community ban;
  6. Non-trustable newspaper are not allowed; See list;
  7. Sensitive content should be displays as NSFW;

Additional rules

founded 2 years ago
MODERATORS
 

Um programa de televisão do Canal 4 do Uruguai tem recebido forte repúdio no país desde o domingo (13/10), após transmitir um suposto debate entre os candidatos presidenciais Yamandú Orsi, da Frente Ampla, e Andrés Ojeda, do Partido Colorado. A controvérsia se dá pelo fato de que apenas Ojeda estava no estúdio durante o programa. A participação de Orsi foi forjada através do uso de inteligência artificial.

O suposto debate aconteceu durante o programa de entrevistas “Santo y Seña”, atração dominical noturna do Canal 4, apresentado pelo jornalista Ignacio Álvarez.

Segundo o diário La Red 21, durante quase todo o falso debate, o apresentador Álvarez fazia perguntas a Ojeda e após as respostas desse ele “passava a palavra” para o falso Orsi criado por inteligência artificial. Em seguida, o candidato de direita, que estava no estúdio, tinha direito a réplica sobre a declaração falsa atribuída ao candidato da esquerda.

Todas as aparições de Orsi no programa vinham acompanhadas de uma legenda dizendo “vídeo gerado com inteligência artificial”. Porém, durante todo o programa o apresentador e o outro candidato, presentes no estúdio, o tratavam como uma presença real. Também houve vários erros de edição durante o programa, com a imagem e a voz de Orsi sendo inseridas durante as falas do apresentador ou do candidato da direita.

Justificativa

Em meio à polêmica, o jornalista Ignacio Álvarez, apresentador do programa, se defendeu nas redes sociais dizendo que convidou Orsi diversas vezes para participar do debate, dando a entender (mas não dizendo isso abertamente) que teria tomado a decisão de usar uma representação falsa do candidato devido à negativa do mesmo aos seus pedidos.

Outro fator que levou ao caso polêmico deste domingo é o fato de que o ultraliberal Andrés Ojeda, terceiro colocado nas pesquisas, vinha desafiando Orsi para um debate somente entre os dois, já que o representante da Frente Ampla, principal coalizão de esquerda do Uruguai, lidera as pesquisas.

Apesar de não atender essa solicitação, Orsi tem participado de todos os debates com os três candidatos melhor posicionados nas pesquisas: além de Orsi e Ojeda, também disputa o pleito o candidato governista Álvaro Delgado, do Partido Nacional, de direita.

Pesquisa mais recente

A pesquisa mais recente realizada no Uruguai foi publicada exatamente há uma semana, no dia 7 de outubro, pelo jornal local La Diaria. O estudo foi elaborado pela consultora Opción e mostrou Orsi com 42% das intenções de voto, Delgado em segundo com 24% e Ojeda em terceiro, com 12%.

Vale lembrar que o primeiro turno da eleição presidencial no Uruguai acontece no dia 27 de outubro – mesmo dia em que se disputa o segundo turno das municipais no Brasil. Caso os uruguaios tenham que realizar um segundo turno, ele acontecerá no dia 24 de novembro.

Uma possível vitória de Orsi marcaria o retorno da Frente Ampla ao poder. A coalizão de esquerda governou o país durante toda a década passada, graças ao governo de Pepe Mujica (2010-2015) e ao segundo período de Tabaré Vázquez (2015-2020, seu primeiro mandato presidencial foi entre 2005-2010).

A hegemonia frenteamplista foi cortada pela vitória do liberal Luis Lacalle Pou em 2019, que tenta eleger seu sucessor, Álvaro Delgado, no pleito deste ano, para manter a direita no poder no Uruguai.

Com informações de La Red 21 e La Diaria.

Isso é sério?

you are viewing a single comment's thread
view the rest of the comments
[–] vietcauang 5 points 2 months ago

meu Deus kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk