this post was submitted on 05 Feb 2025
8 points (100.0% liked)

Bunker da Esquerda

218 readers
19 users here now

BEM VINDOS(AS) AO BUNKER

👥COMUNIDADE voltada para os progressistas de diversas vertentes para discutirem temas sensíveis do cenário político e social do nosso país e do mundo.

PALAVRAS-CHAVE: Brasil, Esquerda, Marxismo, Brics, América do Sul, Sul Global.

REGRAS E NORMAS DA COMUNIDADE :


Priorize o jornalismo independente:


Mundo e Conflitos:


Chat em Sala XMPP 💬

Optamos por uma sala xmpp para socializar e conversar sobre temas do cenário político e social do nosso país de forma mais descontraída e com leveza

founded 1 year ago
MODERATORS
 

Algumas ações do governo Trump parecem loucura pura. Congelar os fundos da USAID é basicamente abdicar de poder, e, que político abdica de poder? Ameaçar aliados de OTAN, como Canadá e Dinamarca, ameaçar colocar tarifas em aliados... tudo isso enfraquece o país em um contexto que a gente esperava que o governo fosse tentar criar um bloco para se contrapor à China, nos moldes da guerra fria.

Qual argumento pode explicar essa política externa? Custo a crer que seja puro capricho ou burrice. O mais provável é que essas ações estejam alinhadas com algum objetivo político, mas qual objetivo seria esse? Qual possível endgame pode estar sendo perseguido?

you are viewing a single comment's thread
view the rest of the comments
[–] DomRodrigues@lemmygrad.ml 3 points 6 hours ago

Parece que o mundo está mudando, e muita gente não está percebendo. Os BRICS estão crescendo rápido, principalmente um deles, que já virou uma potência em tecnologia e economia. Enquanto isso, os EUA continuam agindo como se fossem os donos do mundo, mas dá para ver que eles estão fazendo de tudo para não perder o posto de líder global – tipo um all in de um jogador quando está perdendo.

Não sei se estou certo, mas acho que estamos vivendo uma daquelas viradas que marcam a história: de um lado, países novos ganhando força; de outro, os EUA perdendo aos poucos aquele controle que tinham sobre tudo. Se isso continuar, o mundo pode ficar bem diferente, sem um país mandando sozinho, como vem acontecendo nas últimas décadas.