this post was submitted on 27 Jun 2023
10 points (91.7% liked)

Bate-Papo

599 readers
1 users here now

Uma comunidade para discussões gerais que não se encaixam nas previstas em outras.

founded 2 years ago
MODERATORS
10
submitted 2 years ago* (last edited 2 years ago) by Riccardo to c/batepapo
 

Me interesso bastante pelo tema de comunitarismo, e acho que ele pode ser um antidoto para a solidão e falta de conexão que assolam a nossa sociedade.

Li o livro da Colônia Cecília e fiquei interessado em pesquisar por outras comunas e experimentos feitos no Brasil. Alguém conhece outros exemplos? O que vocês entendem por comunidade? Morariam em uma?

you are viewing a single comment's thread
view the rest of the comments
[–] Riccardo 2 points 2 years ago (1 children)

Claro que dinheiro evita a marginalização, e a falta de dinheiro é o maior motivo para marginalizar pessoas. Mas não é a única causa. Uma idosa cadeirante de classe média é mais marginalizada que um jovem branco saudável de classe média.

Fazer uma comunidade para se juntar com outras pessoas, e a identidade da comunidade é dada pela ideade, é um sinal de que eles não se encaixa na sociedade atualmente e precisaram criar um espaço à margem. Não?

[–] fuckyou_m8@lemmy.fmhy.ml 1 points 2 years ago (1 children)

Não é um sinal, já vi documentário sobre o Alphaville em SP(tem no yt inclusive) onde os moradores diziam isso que você está falando, se sentem melhor e mais seguros porque estão no meio de pessoas parecidas e veem o mundo exterior como ameaçador. Eles são os marginalizados?

[–] Riccardo 1 points 2 years ago

Não, claro a galera do Alphaville não são marginalizados.

Eu não falei que morar em comunidade é marginalizado. Eu falei que geralmente as comunidades são de alguma forma marginalizadas (não necessariamente no sentido financeiro)

E Alphaville e afins não são um exemplo de comunidade. Você imagina essa galera de juntando para cozinhar? Para fazer horta comunitária? Para se revezar para cuidar dos filhos dos vizinhos? Os moradores seguem suas vidas voltadas aos seus núcleos-familiares, e compartilham os gastos com os vizinhos para botar um muro, segurança e academia. Não existe em absoluto um compartilhamento da vida.