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A Internet é anarquista porque o descrito acima descreve não apenas a operação real dos protocolos básicos de rede da Internet, como Ethernet e TCP/IP, mas também as intenções originais de seus projetistas. Quando Bob Metcalfe inventou a Ethernet na década de 1970, ele projetou intencionalmente seu sistema de forma que funcionasse anarquicamente. Ao contrário das tecnologias concorrentes da época, como Token Ring, em que os participantes individuais adiavam uns aos outros com base em quem detinha todo o poder para falar naquele momento (o detentor do “token” da rede), a Ethernet de Metcalfe permitia propositalmente que qualquer dispositivo participante dizer qualquer coisa na rede na hora que quisesse. As colisões e os conflitos eram tratados de forma independente, pelos dispositivos individuais que criavam o conflito por meio de um conjunto simples de regras (acesso múltiplo por detecção de operadora com detecção de colisão, ou CSMA/CD), um processo não mediado por controladores externos.
Muitos engenheiros acreditavam que essa abordagem era caótica demais para dar certo. Como poderia um sistema de coordenação funcionar sem um centro de comando? Seria pura anarquia!
Hoje, cada conexão de Internet, rede local, uplink telefônico, backhaul de datacenter e sinal Wi-Fi para seu computador usa Ethernet. A abordagem anarquista provou ser mais simples, mais eficiente e, finalmente, mais bem-sucedida. Isso não é surpresa para nenhum anarquista praticante, embora muitos anarquistas praticantes ainda não reconheçam o anarquismo em ação quando postarem seu próximo Tweet.
A maioria das pessoas, incluindo e provavelmente especialmente a maioria dos tecnólogos digitais, pode compreender intuitivamente os princípios da coordenação anárquica. Há uma miríade de exemplos de tecnologias modernas com nomes como algoritmos de consenso, orquestração de cluster e registros distribuídos (como “blockchains”) que são, quando você realmente para para examiná-los, abordagens fundamentalmente anárquicas para resolver problemas complexos em ambientes com vários graus de confiança entre os participantes.
As ferramentas de orquestração de cluster em grande escala, como o Kubernetes, uma invenção do Google, funcionam principalmente graças a um conjunto de componentes coordenados, cada um com responsabilidades muito específicas e organizadas horizontalmente que agem de forma autônoma umas das outras, apenas respondendo às mudanças em seu ambiente à medida que ocorrem. O Certificate Transparency Log (CTL) da própria Internet, que audita a emissão de certificados de segurança de sites, como os oferecidos gratuitamente aos proprietários de sites pela Let's Encrypt, é um banco de dados de consenso massivamente distribuído, executado por muitas organizações independentes que usam a mesma tecnologia subjacente do Bitcoin . Os backbones da própria Internet, como o Domain Name System (DNS) e o Border Gateway Protocol (BGP), são sistemas delegáveis nos quais qualquer pessoa, a qualquer momento, pode participar simplesmente conectando um computador com software livre e de código aberto para na Internet e reivindicando a responsabilidade sobre uma nova região autônoma, chamada de “domínio” na linguagem do DNS ou “número de sistema autônomo” (ASN) na linguagem do BGP.
Para o recém-iniciado, tudo isso parece notavelmente frágil. E, no entanto, de alguma forma, a Internet provou ser surpreendentemente resiliente. Mas a maioria dos tecnólogos não consegue ver os paralelos entre sua amada tecnologia e o ponto de vista anarquista em grande parte porque eles simplesmente não passam muito tempo pensando sobre organização social ou política. Pelo menos, não além do próximo ciclo eleitoral de quatro anos.
Isso deve mudar. E nós vamos mudar isso.
Como? [...]. Os tecnólogos, como a maioria das pessoas em uma posição social confortável e financeiramente privilegiada e com estratificação de classe, geralmente não estão dispostos a examinar seus preconceitos ou mudar sua visão de mundo. [...].
Simplificando, o custo da radicalização dos tecnólogos é enorme. Mudar a visão de mundo de um indivíduo é uma tarefa muito pesada. Como uma estratégia ampliada, é uma falha. A “batalha dos corações e das mentes” não é uma batalha que valha a pena travar, pelo menos não diretamente, porque o que muda os corações e as mentes não é a razão, mas a experiência. Não recitar fatos sobre o presente, mas realizar ações que inspirem a imaginação sobre o futuro. Não se envolver em debates, mas realmente fazer mudanças concretas nas circunstâncias materiais de alguém.
Enquanto isso, o custo de treinar radicais em tecnologia da informação moderna, por outro lado, é insignificante. É claro que também é difícil, mas não é nem de longe tão difícil aprender um novo conjunto de habilidades quanto aprender uma visão de mundo totalmente nova e paradigmaticamente diferente. Como uma estratégia ampliada, “radicalizar os radicais” é uma estratégia com potencial ilimitado, enquanto “radicalizar os técnicos” provou ser uma desastrosa perda de tempo.
A paisagem ativista de hoje parece muito diferente dos dias das marchas pelos direitos civis, do movimento anti-guerra ou mesmo do movimento anti-globalização antes do 11 de setembro. Se quisermos atravessar este terreno diferente, precisamos de um tipo diferente de veículo.
Esta não é uma ideia particularmente nova. Alguns se lembrarão das Guerras Criptográficas nas décadas de 1980 e 1990, nas quais os governos reservaram a tecnologia de criptografia apenas para uso militar. Cypherpunk e a cultura “Hacker” inicial surgiram a partir desta época. Mas nem as comunidades cypherpunk nem “Hacker” eram particularmente anarquistas, tanto na ideologia quanto na prática. Em vez disso, eles importaram e espelharam amplamente as ideias dominantes, como gênero, economia e estereótipos raciais, passando a maior parte do tempo imaginando-se ingenuamente em uma utopia distante na qual a mera existência de tecnologias baseadas em métodos anárquicos levaria inevitavelmente a uma reforma da sociedade com igualdade e justiça para todos, mesmo quando a realidade se voltou cada vez mais para distopias de pesadelo.
Em geral, hackers tecnicamente habilidosos se envolviam no brilho de seus terminais da mesma forma que os políticos se envolviam nas bandeiras de seus países. Eles ignoraram principalmente as forças da industrialização, recentralizando a Internet e transformando-a em enormes shoppings digitais como o Facebook. No momento em que acordaram de seus devaneios movidos a Matte várias décadas depois, seu mundo havia sido colonizado e seus camaradas seriam considerados criminosos sob leis como a Lei de Fraude e Abuso de Computador promulgada uma década ou mais antes. Apesar de exceções famosas, como o fundador do Pirate Bay, Peter Sunde, a geração anterior de hackers se atrapalhou porque falhou em reconhecer e centralizar a importância dos princípios anarquistas subjacentes às próprias tecnologias que eles trataram erroneamente como inerentemente libertadoras.
Se tivessem trazido uma lente anarquista mais explícita com eles, teriam reconhecido que nem a anarquia nem a libertação são estados que podem ser descritos por suas máquinas estatais, mas sim processos constantes nos quais os indivíduos devem agir repetidamente para reafirmar sua resistência contra a formação de um Archos.
Hoje isso significa que anarquistas politicamente conscientes devem assumir a responsabilidade pela operação e administração de redes interconectadas de comunicação, se não também pela própria Internet com I maiúsculo, a fim de garantir que o fascismo seja constantemente derrotado. Isso vai além de fascistas meramente “sem plataforma” e codificar o próximo aplicativo da Web muito badalado, plataforma de rede social ou mensageiro criptografado. Isto não é suficiente. Não por um tiro longo.
Em vez disso, os anarquistas devem se tornar capazes de passar cabos de rede fisicamente de um bairro para outro. Devemos aprender a administrar funções críticas da Internet, como o Domain Name System, nós mesmos, independentemente de provedores comerciais. Devemos trabalhar para escalar, em vez de escalar, operações maciças de datacenter e colocá-las fisicamente nas comunidades que dependem delas, em vez de no meio do mundo, exatamente pela mesma razão, devemos abolir os departamentos de polícia cujas patrulhas são frequentemente conduzidas por pessoal que não moram no bairro, eles são responsáveis pelo policiamento.
Isso dá muito trabalho, mas não tanto quanto se pode pensar à primeira vista. O melhor de tudo é que os recursos que ele realmente requer em termos de dinheiro e equipamentos são mínimos e estão se tornando cada vez mais onipresentes. Também não há necessidade de escrever um novo código ou criar novos aplicativos para que isso aconteça. Já temos todas as matérias-primas necessárias para fazer o trabalho. A única coisa que nos falta é um compromisso mais amplo dos próprios anarquistas.
Na cidade de Nova York, vários coletivos anarquistas e anarco-autonomistas têm convergido lentamente para fornecer serviços de suporte de infraestrutura tecnológica e digital para organizações antifascistas, antirracistas e anticapitalistas de maneira repetível e reproduzível. Esses serviços variam de treinamento em informática para ativistas e grupos de defesa a assistência direta com componentes digitais de esforços de defesa e até mesmo auditorias privadas da postura de segurança de um aliado quando solicitado.
Alguns grupos, como o Anarcho-Tech NYC, são organizações totalmente administradas por voluntários, operando sem qualquer licenciamento ou reconhecimento legal e com um orçamento financeiro intencionalmente o mais próximo possível de zero.
Outros, como o Tech Learning Collective, fornecem treinamento técnico frequente gratuito, por doação e de baixo custo para comunidades e organizações carentes que promovem causas de justiça social em um esforço para ajudar a financiar projetos para o bem social radical, ao mesmo tempo em que “requalificam” politicamente motivados e estudantes tecnologicamente curiosos. Uma escola de tecnologia baseada em aprendizado e segurança em primeiro lugar, fundada e operada exclusivamente por tecnólogos radicais queer e femme, o Tech Learning Collective oferece aulas de informática virtuais (remotos/online) sobre tópicos que vão desde a alfabetização fundamental em informática até as mesmas técnicas ofensivas de hacking de computador usadas por agências de inteligência e poderes militares.
Juntamente com grupos comunitários centrados em tecnologia, como o Shift-CTRL Space, que conectam organizadores locais e de base com recursos gratuitos em tecnologia, essa crescente “coalizão de arco-íris digital” com foco em uma variedade de iniciativas de educação e infraestrutura de TI e telecomunicações está demonstrando como ter um grande impacto na organização antifascista no século XXI.
Como anarquistas, gostamos de dizer que outro mundo é possível. A verdade é que outro mundo esteve aqui o tempo todo. Está na palma da nossa mão toda vez que lemos um texto dos nossos amigos. Tudo o que temos a fazer é aprender como isso realmente funciona.
Direto do ChatGPT
Anarquismo é uma filosofia política e social que advoga pela abolição de todas as formas de autoridade hierárquica e pelo estabelecimento de uma sociedade baseada na cooperação voluntária, ajuda mútua e liberdade individual. Os anarquistas imaginam uma sociedade sem governantes ou governos centrais, onde indivíduos e comunidades são autogovernados e tomam decisões coletivamente por meio da democracia direta.
O anarquismo rejeita a ideia de um Estado centralizado e promove formas descentralizadas de organização. Ele se opõe a todas as formas de opressão, incluindo distinções de classe, desigualdade de gênero e discriminação racial. Os anarquistas acreditam que a concentração de poder nas mãos de alguns, leva à exploração, desigualdade e à supressão das liberdades individuais.
O anarquismo não é caos ou falta de leis, pois enfatiza a importância da autoregulação e da cooperação voluntária. Os anarquistas frequentemente defendem meios não violentos e não hierárquicos para alcançar a mudança social, como ação direta, desobediência civil e organização popular.
É importante observar que existem várias correntes de pensamento dentro do anarquismo, cada uma com abordagens e estratégias diferentes para alcançar uma sociedade sem Estado. Algumas correntes conhecidas do anarquismo incluem o anarco-comunismo, o anarco-sindicalismo, o mutualismo e o anarquismo individualista. Embora essas correntes possam ter ênfases e crenças diferentes, elas compartilham a rejeição comum à autoridade hierárquica e o desejo por uma sociedade mais justa e livre.
O anarquismo e o comunismo são duas ideologias políticas diferentes, embora compartilhem alguns objetivos em comum, como a busca por uma sociedade igualitária e sem exploração. No entanto, eles têm diferenças fundamentais em relação à estrutura de governo e à abordagem para alcançar seus ideais.
Estrutura de governo:
Anarquismo: Os anarquistas são contra qualquer forma de governo centralizado ou Estado. Eles acreditam que o Estado é intrinsecamente opressivo e que a autoridade hierárquica deve ser abolida. Em uma sociedade anarquista, não haveria um governo central, e as decisões seriam tomadas de forma descentralizada, por meio de assembleias populares e sistemas de autogestão.
Comunismo: O comunismo tradicionalmente defende a criação de um Estado proletário (também conhecido como ditadura do proletariado) como uma etapa transitória em direção a uma sociedade sem classes. No comunismo, o Estado é visto como uma ferramenta para suprimir a classe dominante e garantir a transição para uma sociedade sem classes e sem Estado, onde os meios de produção são coletivamente de propriedade da sociedade. Transição para a sociedade ideal:
Anarquismo: Os anarquistas tendem a acreditar que a mudança social deve ocorrer diretamente, sem a necessidade de uma fase transitória envolvendo a tomada do poder do Estado. Eles buscam promover a transformação da sociedade por meio de ações diretas, como greves, protestos, ocupações e boicotes, buscando estabelecer relações sociais baseadas na igualdade e na cooperação.
Comunismo: O comunismo clássico, como proposto por Karl Marx, defende a necessidade de uma revolução proletária para derrubar a burguesia e estabelecer o poder do Estado proletário, que controlaria os meios de produção e a economia. A fase de ditadura do proletariado é considerada necessária para superar o sistema capitalista e pavimentar o caminho para o comunismo, uma sociedade sem classes. Propriedade dos meios de produção:
Anarquismo: Os anarquistas defendem a socialização dos meios de produção e sua coletiva propriedade por parte dos trabalhadores ou comunidades, buscando eliminar a exploração e a desigualdade.
Comunismo: O comunismo também busca a socialização dos meios de produção, mas durante a fase de ditadura do proletariado, esses meios seriam controlados pelo Estado proletário em nome da classe trabalhadora.
Em resumo, a principal diferença entre anarquismo e comunismo reside na visão sobre o papel do Estado e como alcançar uma sociedade sem classes. Enquanto os anarquistas rejeitam qualquer forma de Estado e buscam mudanças diretas e imediatas, os comunistas tradicionais propõem a necessidade de uma fase transitória de governo proletário para alcançar seus objetivos finais. É importante mencionar que existem diversas correntes de pensamento dentro do anarquismo e do comunismo, e as ideias podem variar dentro de cada uma dessas tradições.