Lembre-se que prova é maratona, ela começa assim que sai o edital. Portanto, todo dia que você estuda é um passo a mais na corrida, se você não correr em um bom ritmo não chegará bem qualificado no final. No caso do ENEM é mais particular ainda, pois sabemos que todo ano a prova é realizada. Então o ENEM começa assim que acaba!
Bate-Papo
Uma comunidade para discussões gerais que não se encaixam nas previstas em outras.
Gosto de estudar nas primeiras horas do dia. Hoje em dia acordo 4am pq trabalho as 7:30. Então estudo logo de manhã. Considere acordar bem cedo, e cumprir suas horas de estudos nas primeiras horas do dia, antes de mexer em celular, axessar rede social, etc.
Uso o pomodoro também. Antigamente usava todo santo dia. Hoje uso apenas nos dias menos concentrados.
Tome um chá verde. Para mim, ajuda mais que café.
Se a concentração estiver ruim, tire um ou mais doas com uso zero do celular e computadores. Nada luminoso. Um sábado inteiro longe dos luminosos ajuda na concentração semanal.
Sinto que meu trabalho me atrapalha nesse sentido: sou mais ativo de manhã, mas passo a manhã toda trabalhando. Um jeito de contornar isso é fazendo o que você faz, mas não sei se tenho essa disposição para acordar tão cedo.
É mais fácil do que parece. Minha namorada está na terceira semana seguida acordando esse horário também. Minha única dificuldade foi acostumar a encerrar o dia mais cedo, enquanto meus amigos estão começando a noite. Vou para a cama às 20h.
Não sei se você vai ter tempo de ler coisas fora do assunto do Enem, mas quatro livros que me ajudaram muito a organizar meus estudos para o doutorado: O poder do hábito (Charles Duigg), Trabalho focado (Cal Newport), Nação dopamina (Anna Lembke) e Bullet Journal (Ryder Carrol). Se você arrumar tempo, nem que seja pra ler só os dois primeiros que eu citei, acho que vai ajudar bastante.
Parceiro, o que mais tenho é livro que coloquei na lista de leitura kkkkk 😅
Já ouvi falar de O poder do hábito e de Nação dopamina, mas não sei de muita coisa sobre eles. De que forma esses livros trouxeram conhecimentos que você pôde aplicar na sua vida e que te ajudaram? Acho que sabendo isso eu já vou ter uma direção e uma motivação maior para lê-los.
Sem esses livros eu acredito que não conseguiria me organizar da forma como estou organizado hoje, ou pelo menos demoraria muito mais
Tenho passado pelas mesmas angústias estudando pra concurso e realmente, pegar o ritmo e se manter nele é muito difícil no começo, o que me ajuda muito é ter um mínimo de horas diárias pra estudar tipo 2h ou 1h e ai pomodoro pra conseguir fazer pelo menos alguns minutos no começo até pegar o ritmo.
É importante ter em mente que você não é uma máquina e pegar leve com o "autojulgamento", é mais importante você estudar pelo menos um pouco todo dia do que estudar muito uma vez e ficar com burnout ou de saco cheio do assunto.
Tente criar uma relação com o assunto que vocẽ estuda, como aquilo aparece no mundo e onde posso ver esse assunto no dia-a-dia? e tentar enchergar como aquilo vai lhe favorecer mesmo se não passar na prova, claro que tem assuntos que você não vai conseguir usar no dia-a-dia ou de forma "útil" mas acho que é você tentar enchergar o que você estuda como algo que "vale a pena saber" / interessante.
Torne a atividade de estudar prazerosa pra você, tome um café enquanto estuda (ou qualquer bebida de preferencia), ouve uma musica, bota um barulhinho de chuva, senta direito na cadeira, bota uma almofadinha/traveseiro pra apoiar sua lombar, se recompense com alguma coisa no final do estudo.
Espero que ajude 🙃✨
Agradeço pelas dicas. 😍🥰
Essa parte do autojulgamento realmente é algo que me desencoraja bastante. No tempo de escola, eu conseguia passar de 3 a 6 horas estudando por conta própria em casa (sem contar o tempo em aula) e, quando acabo comparando com minha situação de agora, minha motivação se esvai. É como se meu eu sabotador estivesse falando "esse é o seu melhor? antes você fazia quase o triplo disso com muito mais facilidade!". Sei que é tudo questão de contexto e tento sempre me lembrar disso - afinal, naquele tempo eu não trabalhava, não tinha vida social e quase não tinha a fazeres em casa.