Sobre o medo da velocidade, a real é que quanto mais baixa a velocidade, menos letais são as colisões (claro, isso inclui a velocidade dos dois veículos). Então ir a 32km/h nessa perspectiva não é mais perigoso, é menos perigoso.
Inclusive é mais fácil de você conseguir parar a tempo de evitar colisões.
Sobre calçadas, que o @guilhermegnzaga@lemmy.eco.com.br comentou, o ideal também é que bicicletas não andem na calçada, mas que tenham uma ciclovia/ciclofaixa própria e contígua à calçada. Para proteção do ciclista mesmo. Já que, por conta da velocidade, colisões entre carros x bicicletas são mais graves que bicicletas x pedestres.
Mas sim, o problema ainda está na calçada que precisa crescer hahaha pra dar espaço a essa faixa própria da bicicleta.
Voltando pro @BaalInvoker@lemmy.eco.com.br o esquema é você seguir as regras do CTB para deslocamentos em bicicleta: em perímetro urbano ande sempre no sentido da rua — nunca na contramão — e na faixa da direita. Isso vai minimizar os riscos de colisão.
Eu verificaria o estado do asfalto da cidade e o relevo dela, se os dois forem ok (nem mt esburacado, nem mts ladeiras) eu pegaria uma bicicleta mesmo, com um número de marchas proporcional a quantidade de ladeiras hahaha se for uma cidade com pouco relevo, uma bicicleta de marcha única já valeria mt a pena.