this post was submitted on 21 Jun 2025
8 points (100.0% liked)

Bunker da Esquerda

334 readers
12 users here now

BEM VINDOS(AS) AO BUNKER

👥COMUNIDADE voltada para os progressistas de diversas vertentes para discutirem temas sensíveis do cenário político e social do nosso país e do mundo.

PALAVRAS-CHAVE: Brasil, Esquerda, Marxismo, Brics, América do Sul, Sul Global.

REGRAS E NORMAS DA COMUNIDADE :


Priorize o jornalismo independente:


Mundo e Conflitos:


Chat em Sala XMPP 💬

Optamos por uma sala xmpp para socializar e conversar sobre temas do cenário político e social do nosso país de forma mais descontraída e com leveza

founded 2 years ago
MODERATORS
 

Argumentos a favor da esquerda revolucionária manter as próprias plataformas sociais na internet, em vez de usar somente as plataformas sociais das big techs.

A ideia é que esses espaços sejam pensados como o fundo do "funil de conteúdo" que muitos camaradas da agitação e propaganda fazem, reservando para as redes corporativas apenas o papel de topo do funil.

top 3 comments
sorted by: hot top controversial new old
[–] r2castro 1 points 2 days ago* (last edited 2 days ago)

Entrei puto e saí concordando parcialmente, ótimo post :)

Me assusta muito que partidos como o PCR e o PCB/PCBR, que tem tamanha estrutura pra distribuir um jornal físico em todo território do país, ainda desleixem tanto em ter sua própria infraestrutura digital que possibilitaria fóruns e espaços de comunistas na internet. O problema não é falta de dinheiro. Ou é falta de boa vontade ou é de gente capacitada pra iniciar esse processo.

Outro absurdo é a Soberana fazer tanta coisa no Discord.

Ultimamente não tenho tido muito tempo pra acompanhar a política nacional, então ironicamente tenho passado mais tempo no Instagram que aqui no lemmy porque, mesmo que a qualidade do debate seja muito pior, pelo menos lá essas organizações existem. O esforço de organizar meu próprio feed de RSS com os diversos jornais espalhados pra lá e pra cá já não é trivial pra mim, imagine pra pessoas que nem sabem o que é RSS! Temos que parar de agir como anarquistas na internet.

E vou nem entrar no assunto de quão fácil é pra esse povo cair nas mesmas soluções corporativas com roupagem de "segurança" tipo o Signal...

Lenin talvez não fosse um tiktoker, mas o jornal Iskra certamente teria um grupo editorial pra agitação lá.

[–] obbeel 1 points 3 weeks ago* (last edited 3 weeks ago) (1 children)

Se o Brasil tentar criar seus meios de divulgação próprios, na realidade vai acabar sendo uma empresa com fachada brasileira mas com tecnologia americana por detrás. Como acontece com algumas das empresas de IA que o Brasil tem. Seria uma fachada de nacionalidade brasileira.

Se as empresas da Rússia já tem diversos acordos com empresas americanas e europeias, imagina como seriam as brasileiras. Acho que no fim seria mais uma enganação do Brasil com fachada de soberania, um verdadeiro pesadelo.

Acho, por exemplo, que precisamos aproximar os setores brasileiros que já tem uma identidade mais forte com o estado brasileiro, como as Universidades Públicas, e torná-las ainda mais nacionais e defensoras dos interesses brasileiros - aproximando o conhecimento brasileiro do Sul Global e o afastando da Europa.

[–] Cochise 4 points 3 weeks ago* (last edited 3 weeks ago)

Isso é algo muito além das possibilidades atuais. Com certeza, seria interessante uma política de estado de enfrentamento às big techs, mas veja... não é disso que estou falando. Estou falando de dedicar tempo e energia para criar nichos autônomos para os militantes para fortalecer o movimento. A diferença maior é que você está pensando no enfrentamento das big techs como objetivo, como fim, e eu como um meio para melhorar a organização comunista. O seu objetivo se satisfaz quando houver alternativas adotadas maciçamente. O meu quando o nicho formar uma comunidade autossuficiente.

E cuidado com uma visão nacionalista demais das universidades brasileiras na área de TI. É um setor em disputa, onde eu diria que o nacionalismo está perdendo.